terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Abra a porta do seu coração! Salmos 24:7-9

“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória”. Salmos 24:7-9

Desde a antiguidade as portas eram utilizadas para separar cômodos, guardar cidades, estabelecer limites e até mesmo aprisionar pessoas!

Interessante notar que as cidades antigas possuíam portas em sua volta. Eram portais gigantes que eram colocados em pontos estratégicos nos muros que rodeavam a cidade. Essas portas ficavam sempre abertas em tempos de paz e eram utilizadas em casos de guerra, para que, quando fechadas, protegessem a cidade e seus habitantes. Para haver agilidade no fechamento destas portas, elas não eram abertas para os lados, como fazemos hoje em nossas casas; estas portas eram suspensas, presas por cordas e correntes. Elas eram pesadíssimas! Quando o inimigo se aproximava, cortava-se a corda, soltava-se a corrente e o próprio peso da porta fazia com que ela despencasse e se fechasse rapidamente. Era realmente muito eficaz e, por isso, muito utilizado. Às vezes, um Reino decidia, por diversos motivos, tomar uma cidade e governar aquele local. Desta forma, era enviado um Arauto para anunciar a chegada do Rei vencedor. Este arauto se aproximava dos portais e dizia em alta voz: MARAN’ATHA! Expressão em aramaico que significa O NOSSO REI VEM! E ordenava que se abrissem as portas. Ao ouvir estas palavras, a cidade tinha duas opções:

1. Fechar as suas portas e guerrear contra o Rei que ali chegava; ou

2. Levantar as portas, abrindo-as para o Rei e sujeitar-se ao seu governo.

Pois bem, no Salmo 24, Davi faz menção a duas portas (uma no versículo 7 e outra no versículo 9). Ambas estavam fechadas. Então o salmista anunciou em alta voz: “Levantai, ó portas! Levantai-vos, ó entradas eternas!”.

A primeira porta que estava fechada era a porta do Ades. Este, por sua vez, era divido em duas partes: de um lado, estavam aqueles que foram infiéis ao Senhor; do outro, também chamado de Seio de Abraão, os que morreram fiéis ao Senhor (Lucas 16.23). Ambos estavam fechados, com suas chaves guardadas. Jesus, no dia em que foi crucificado, desceu ao Ades, e as portas que lá estavam não foram suficientes para detê-lo! O Rei tomou as chaves, abriu aquela porta que antes estava trancada e de lá saiu vitorioso! (Apocalipse 1.18) E todos aqueles que aguardavam no Seio de Abraão contemplaram a sua vitória!

A segunda porta que também estava fechada era a porta do Éden. Ela estava fechada desde quando o homem pecou e de lá foi expulso (Gênesis 3.24). Ninguém mais tinha acesso àquele local. Jesus, porém, após sair do Ades com a vitória nas mãos, abriu novamente os portais eternos que levam ao Éden! Ele abriu novamente o Caminho que nos leva ao Paraíso Eterno! Glória a Deus! Ele mesmo prometeu ao ladrão da cruz, que foi fiel, dizendo-lhe: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23.43). Aquele homem ali alcançou salvação, e não ficaria mais no Ades, mas seria levado com o Rei ao Paraíso, assim como todos os salvos que lá aguardavam!

Há ainda uma terceira porta, que não foi mencionada por Davi. Esta porta está em Apocalipse 3.20: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”Esta é a porta do seu coração. Notem a diferença: nas duas primeiras, uma ordem foi dada. Não importava a resposta. O Rei simplesmente estabeleceu o domínio. Na terceira, ele diz que só entrará se a porta for aberta, temos aqui uma opção, que é o Livre Arbítrio. Note também o momento que é tratado no texto: “cearei com ele”. A ceia é a última refeição. É como a refeição da páscoa no Egito. Foi à última antes de o povo deixar aquele local e partir para a Terra Prometida. Este é o último momento da Igreja na Terra. Já é noite. O mundo está em trevas, caminhando para o profundo do Ades. Só há um Rei que pode nos livrar de lá e nos conduzir ao Paraíso: Esse Rei é Jesus!

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”. (Apocalipse 2:7)

Abra a porta do seu coração! Receba a vida que o Rei tem para você!



Pedro

Um comentário:

heloisa disse...

Que reflexão preciosa! Quanta revelação! Meu coração está dobrado diante de tanta graça do Pai em Cristo Jesus! Obrigada pelo compartilhar!