terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Eliseu aumenta o azeite da viúva - II Reis 4:1

E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor; e veio o credor, a levar-me os meus dois filhos para serem servos. II Reis 4:1

Irmãos a Palavra nos fala a respeito de uma serva que perdeu o seu companheiro, que era o sustento da sua casa, o chefe da família. A partir desse momento na família, esta serva ela perdeu a referência que ela tinha, e veio o credor a levar os seus dois filhos como escravos. (II Reis 4:1). Vemos que aquela mulher quando perde seu marido, podemos comparar com o servo dos nossos dias quando perde o seu bem mais precioso, que é Jesus; ou seja, não tem mais uma direção e volta ser escravo deste mundo.

Então vendo aquela situação Eliseu (tipifica o Senhor) se prontificou a ajudá-la perguntando o que ela queria que fosse feito, e ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. (II Reis 4:2).

Quando estávamos cativos neste mundo, como escravos assim como esta mulher, também não tínhamos nada, somente o nosso coração. Vendo aquela situação, Eliseu pediu à mulher que pegasse vasos emprestados aos vizinhos, vasos vazios, não poucos. (II Reis 4:3). Assim esta serva fez, e começou a encher os vasos, e confiou sempre na Palavra do profeta Eliseu. Quando o homem se encontra em tal situação, sem poder fazer nada, sem uma direção, é difícil encontrarmos ajuda neste mundo, somente o Senhor pode nos ajudar, e aquela mulher recebeu ajuda do servo de Deus, e confiou, teve fé.Então ela fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia. (II Reis 4:5). E depois daquele momento, onde foram cheios os vasos, como ainda tinha azeite, e de uma forma milagrosa, que somente pela fé podemos explicar quanto azeite descia, e nunca acabava, chegou um momento em que se acabaram os vasos, e prontamente o azeite cessou. (II Reis 4:6). Amados irmãos, vemos neste versículo, que o Espírito Santo de Deus está sendo derramado no nosso meio, ou seja, enquanto houver vidas para serem salvas, vasos para serem cheios, o azeite será derramado em abundância, mas a partir do momento que o Senhor salvar todos os seus, a Igreja subirá e o Espírito se retirará deste mundo. E logo após enchidos os vasos, Eliseu o profeta mandou ela vender o azeite e pagar as dívidas e viver do resto com seus filhos. (II Reis 4:7). O Senhor pagou a nossa dívida quando entregou o seu filho à morte por nós, um alto preço foi pago preço de Sangue, para que hoje pudéssemos ter a Salvação e o direito maravilhoso de morar com o Senhor na Eternidade. Então amados irmãos como nos relata a Palavra de Deus Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2:10).


Alberto Salim

Nenhum comentário: