sexta-feira, 8 de julho de 2011

O rei desobediente (Saul)2

Enfatize aos pequenos que as primeiras impressões podem ser enganosas, principalmente quando a imagem criada pela pessoa é contraditada por suas qualidade e habilidades. Saul possuía a imagem ideal de um rei, mas seu caráter possui tendências más. Não era integro, era desobediente.

Saul poderia ter realizado grandes feitos para Deus e em prol de seu povo, porém seu reinado foi pautado de fracassos resultantes de sua desobediência ao mandado de Deus. Ele possuía aparência, coragem e atitude, se ele colocasse seu coração a obedecer a Palavra de Deus, até mesmo seus defeitos e fraquezas poderiam ser suplantados pelo poder do amor divino. Mas suas más escolhas, teimosia e desobediência o afastaram do Deus Todo-Poderoso

Enfatize aos pequenos que a teimosia e a desobediência aos pais e a Deus só resultam em fracassos e tristeza. Deus quer sempre o nosso bem, devemos ouvir Sua Palavra.

Deus abençoe grandemente seu ministério.

Texto Bíblico:1 Sm 14.47-52; 15.1-35.

Objetivo

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que a desobediência a Deus conduz ao fracasso.

Exercitando a memória

“Feliz aquele que teme a Deus, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos” (Sl 112.1 – NTLH).

Temer é: Dedicar profundo respeito e obediência a (Dic. Houaiss)

O contrário de temer é: afrontar, destemer

Muitas bênçãos estão disponíveis aqueles que temem e com prazer obedecem aos mandamentos de Deus: a honra, a prosperidade a segurança, estar livre do medo. Todos os que desejam viver seguros e alegres deve reverenciar e alegremente obedecer a Deus.

Crescendo no conhecimento

Quem mesmo foi escolhido como rei na lição passada? Isso mesmo: Saul.

Saul logo que se foi ungido rei de Israel, reuniu um exército derrotou muitos inimigos de seu povo; os amonitas, moabitas, edomitas, etc.

O povo estava contente com o rei, era bonito, era alto, corajoso. Tinha uma linda esposa chamada Ainoã, e tinha três filhos homens: Jônatas, Isvi e Malquisua. A sua filha mais velha chamava-se Merabe, e a mais nova, Mical. E nas guerras contava com seu primo Abner e com soldados corajosos. Saul tinha tudo para ser um grande rei, mas seu coração era teimoso. Não gostava de obedecer.

Certa vez, após uma guerra, o povo fez um grande ajuntamento para festejar. Samuel então falou a todo o povo e a Saul:

__ O SENHOR Deus vos ouviu e lhes deu um rei segundo a vossa petição. Temam o SENHOR e sirvam a ELE fielmente, com todo o coração. Lembrem das grandes coisas que ELE fez por vocês. Mas, se vocês continuarem a fazer o mal, certamente tanto vocês como o seu rei serão destruídos.

Mas Saul pareceu que não ouviu as palavras de Samuel. Alguns dias depois, em um outro ajuntamento do povo, Samuel se atrasou devido a sua muita idade e Saul resolveu ele mesmo oferecer sacrifícios a Deus em lugar de Samuel que era o sacerdote.

Quando Samuel chegou e viu o que Saul havia feito disse:

— O que você fez foi uma loucura! Você não obedeceu à ordem do SENHOR, nosso Deus. Se tivesse obedecido, ELE teria deixado que você e os seus descendentes governassem o povo de Israel para sempre. Mas agora você não continuará a governar. Você desobedeceu ao SENHOR, e por isso ele vai encontrar um homem do tipo que ELE quer e o fará chefe deste povo.

Aí Samuel saiu de Gilgal e foi embora.

Passando alguns meses, Samuel foi novamente a Gilgal e disse a Saul:

— O SENHOR Deus me mandou ungir você para ser rei de Israel, o povo dele. Agora escute isto que o SENHOR Todo-Poderoso diz. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos.

Talvez vocês estejam se perguntando: por que Deus ordenou essa destruição?

Os amalequitas era uma nação composta de guerrilheiros, como os terroristas. Atacavam as nações vizinhas e se apossavam de seus pertences e ainda escravizavam as pessoas. Deus sabia que nenhum povo viveria em paz na terra enquanto os amalequitas existissem, pois já haviam matado muitas pessoas e destruídos muitos povos.

Então Saul convocou o seu exército e em Telaim fez uma contagem dos seus soldados. Havia duzentos mil soldados do povo de Israel e dez mil de Judá. Aí Saul e todos os seus soldados foram para a cidade de Amaleque e ficaram esperando escondidos no leito seco de um rio.

Saul preveniu os queneus:

— Saiam do meio dos amalequitas para que eu não os mate junto com eles, pois vocês foram bondosos com os israelitas quando eles vieram do Egito.

Então os queneus saíram. E Saul derrotou os amalequitas, desde Havilá até Sur, a leste do Egito. Prendeu Agague, o rei dos amalequitas, porém matou todo o povo. Saul e os seus soldados não mataram Agague; também não mataram as melhores ovelhas, os melhores touros, bezerros e carneiros e tudo o mais que era bom. Mas destruíram tudo o que era imprestável e sem valor.

O SENHOR Deus falou com Samuel:

— Eu estou arrependido de ter feito Saul rei, pois ele me abandonou e desobedeceu às minhas ordens.

Samuel ficou triste com isso e a noite inteira orou em voz bem alta a Deus, o SENHOR, em favor de Saul. Na manhã seguinte, bem cedo, ele saiu para procurar Saul. Soube que ele tinha ido para a cidade de Carmelo, onde havia construído um monumento em honra de si mesmo, e que depois tinha seguido para Gilgal. Samuel encontrou Saul, e este o cumprimentou, dizendo:

— Que o SENHOR Deus o abençoe, Samuel! Eu obedeci às ordens do SENHOR.

E Samuel perguntou:

— Então por que é que estou ouvindo o mugido de gado e o berro de ovelhas?

Saul respondeu:

— Os meus soldados os tomaram dos amalequitas. Pegaram as melhores ovelhas e o melhor gado para oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você. E destruímos completamente o resto.

Que vergonha crianças, Saul além de desobedecer a Deus ainda mentia para Samuel. Saul enganava a si próprio. As pessoas que mentem afastam-se de Deus e perde a credibilidade com as pessoas, pois ninguém acredita mais nelas.

— Espere! —interrompeu Samuel. - Eu vou lhe contar o que o SENHOR Deus me disse na noite passada. — Fale! - disse Saul.

E Samuel continuou:

— Você pode pensar que é uma pessoa sem importância, mas é o líder das tribos de Israel. O SENHOR Deus o ungiu como rei do povo de Israel e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas, essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles. Então por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada?

— Mas eu obedeci a Deus, o SENHOR! - respondeu Saul. — Saí como ELE me ordenou, trouxe o rei Agague e matei todos os amalequitas. Porém os meus soldados não mataram o melhor gado e as melhores ovelhas, que estavam condenados à destruição. Em vez disso, eles os trouxeram aqui para Gilgal a fim de os oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você.

Samuel respondeu:

— O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. A revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

— Eu pequei! - respondeu Saul. —Desobedeci às ordens de Deus, o SENHOR, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam. Mas agora, Samuel, eu peço que perdoe o meu pecado e volte comigo para que eu possa adorar o SENHOR.

— Eu não voltarei com você! - respondeu Samuel. — Você rejeitou as ordens de Deus, o SENHOR, e por isso ele também o rejeitou como rei de Israel.

Então Samuel virou-se para sair. Mas Saul o segurou pela barra da capa, e ela se rasgou.

E Samuel disse:

— Hoje Deus rasgou das suas mãos o Reino de Israel e o deu a alguém que é melhor do que você.

Com grande tristeza Samuel foi embora, não voltando mais a ver Saul, que prosseguiu em sua teimosia e desobediência a Deus.

Aplicação da Lição

Professor (a) enfatize aos pequenos que aquele foi um dia muito triste para Samuel e para todo o povo. O rei havia deliberadamente desobedecido a Deus mais de uma vez. Todos os que são filhos de deus, precisa ser obediente. Quando somos tentados a desobedecer a Deus, seja em qual for a circunstancia, lembremos de Saul – tenhamos cuidado. Oremos para que o SENHOR nos dê força e vontade de obedecer-lhe sempre

Nenhum comentário: