sexta-feira, 8 de julho de 2011

O rei desobediente (Saul)

Leitura Bíblica: 1 Samuel 14.47-52; 15.1-35
Objetivo: Explicar porque Saul foi desobediente a Deus.

Enfatize que Deus valoriza muito a atitude da OBEDIÊNCIA.
O maior exemplo que temos é Jesus, que em obediência e amor, deu sua vida para nos salvar.
Os Juniores devem obedecer seus pais, com amor e respeito. Esse é um mandamento de Deus para todos nós.
Mandamento com uma promessa: para ter uma vida longa e próspera.
Os alunos devem abrir suas Bíblias e marcar o versículo de Efésios 6.1-3.

Saul foi o primeiro rei de Israel. Saul poderia ter sido um excelente rei, mas infelizmente a sua carreira foi marcada por atitudes rebeldes e ações desobedientes. Não que ele não pudesse fazer as coisas certas; ele não fazia as coisas certas. Saul é um exemplo que não pode ser seguido. A obediência é essencial para uma vida cristã bem-sucedida.

Deus também requer obediência de seus servinhos. Pode ser difícil ensinar sobre obediência em um mundo que tende a rejeitar a noção da verdade absoluta, há coisas certas e erradas em todos os lugares e para todas as pessoas. Mas felizmente o fato de que as ações certas e erradas têm consequências óbvias é algo que facilita sua tarefa. Por exemplo, a mentira com frequência, leva à traição e à quebra de relacionamentos. O vangloriar-se pode incitar a inveja. Por outro lado, viver no caminho de Deus leva à verdade, ao respeito, à generosidade, à benignidade, ao amor e a um ótimo relacionamento com Deus.

Converse com as crianças que Deus não nos diz para fazer as coisas de determinada maneira a fim de nos controlar, ou para nos deixar infelizes. Ele faz isso porque sabe como tornar a vida melhor: “Porque eu bem sei os pensamentos que pendo de vós, diz o Senhor: pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais”, (Jr 29.11). Professor ajude as crianças a perceberem a razão das regras e quem está por trás delas, Deus.

Sabemos que seguir o caminho de Deus nos leva ao melhor tipo de vida que há, esse tipo de vida não é necessariamente o mais fácil. Aqui na terra, podemos ter problemas ao agir de maneira correta. Afinal pessoas já foram assassinadas por obedecerem a Deus. Comente com as crianças que o verdadeiro sucesso nesta vida é agradar a Deus e obter a vida eterna.

Nenhum comentário: