sexta-feira, 18 de março de 2011

Sugestão de mensagem Cego Bartimeu‏

Cego Bartimeu – Marcos 10:50-52

“E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.

E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu

tenha vista.

E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.”

Introdução

O chamado do Senhor coloca diante do homem uma grande responsabilidade, escolher servir ao Senhor ou rejeitar a Fé que ao homem foi revelada.

Observamos três ações necessárias para que o homem aceite o chamado de Deus na sua vida:

Conhecer o projeto do Pai, Entender o chamado do Filho, e Escolher a direção do Espírito Santo;

Desenvolvimento

Bartimeu estava no seu cotidiano, vivendo de sobras (esmola) oferecidas pela sociedade , quando percebeu que diante dele havia uma escolha a ser feita. Jesus estava passando, como oportunidade única de salvação para sua vida. A apresentação feita pela multidão mostrava um bom homem, que estava percorrendo Israel anunciando boas ações, um verdadeiro defensor dos direitos humanos, Jesus de Nazaré. Ao ouvir aquele anuncio Bartimeu não deixou que sua necessidade fisiológica fosse maior que a sede da sua alma, ele rejeitou a apresentação feita pela multidão e clamou pelo defensor da alma, pelo advogado que defenderia sua causa diante do tribunal eterno, Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim.

Bartimeu desejou sair do caminho do juízo e trilhar o caminho da misericórdia e seu desejo foi tão grande que mesmo com o impedimento das multidão que o cercava ele cada vez mais alto clamava pelo Jesus, profetizado por Isaías, como sendo o Messias.

Ao ouvir o chamado, Bartimeu descobriu sua eleição, feita na eternidade e assim conheceu o projeto estabelecido pelo Pai.

Depois de ser chamado e identificar (CONHECER) o projeto do Pai (Filho de Davi) o primeiro ato do cego foi “lançar de si sua capa”, abriu mão daquilo que o prendia a sua vida cotidiana, seus costumes, sua maneira própria de vida, ou seja o Cego Bartimeu renunciou o que o mundo oferecia.

O segundo ato, após ENTENDER o chamado do Filho ele “levantou-se”, mostrando claramente o desejo de encontrar o Senhor, se dispondo a deixar a velha vida para traz.

O terceiro ato foi ESCOLHER, “e seguiu a Jesus pelo caminho.”depois do encontro com Jesus, onde viu a LUZ (Espírito Santo) Bartimeu passou a ser direcionado no processo da salvação na sua vida.

Vemos que a experiência de Bartimeu foi com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, por isso ele recebeu a FÉ e passou a viver debaixo da GRAÇA.

Conclusão

É necessário CONHECER para ENTENDER e a partir daí ESCOLHER.

Nenhum comentário: