quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ladrões de Sonhos, Violentadores de Juventude

Meu Deus, como é difícil falar deste assunto, quando encontramos pais e obreiros despreparados, ou como dizemos verdadeiros assassinos de juventude, violentadores de adolescência e ladrões de sonhos, isso dentro das igrejas e se brincar com uma carteirinha de obreiro. (Deus me livre), como diz o Pr. Marco Feliciano, os obreiros hoje são feitos em grandes fornalhas e tudo sem unção.

A Igreja do Senhor é considerada hoje uma grande rede de socorro e atendimento espiritual, quando as pessoas sentem que não há mais nada que possam fazer para resolver seus problemas elas partem em busca de Deus e assim, encontramos a Igreja repleta de pessoas que precisam de socorro vindo da parte de Deus.

Por outro lado, vemos a Igreja também repleta de jovens que estão desenvolvendo seus talentos e estão em busca de algo que lhes seja aprazível, ou seja, não querem desperdiçar a sua inocência com o mundo e vão com fome e sede da Palavra de Deus. Porém o que eles têm encontrado nada mais é que comida estragada ou indigesta de sabor amargo e estranho.

A grande verdade é que as igrejas cada vez menos se preocupam com a saúde espiritual da juventude, e por isso não se qualificam ou se preparam adquirindo conhecimento espiritual e secular para tratar com esses seres abençoados e escolhidos por Deus para uma chamada tão especial. E o grande erro das pessoas em geral é pensar que o jovem e o adolescente não conseguem viver em Santidade.

Começaremos pelos pais que tem oprimido seus filhos, e tem uma grande parcela de culpa quando seus filhos perdem o interesse pela Igreja e saem dos caminhos do Senhor Jesus. Infelizmente os pais pensam que o mundo é o mesmo de 25 ou 30 anos atrás, não entendem que o mundo passou por constantes e profundas transformações, pois acham que devem criar seus filhos da maneira como foram criados, ou seja, com muito rigor e disciplina. Não quero discordar de vocês queridos pais, a Bíblia até diz que os filhos devem ser disciplinados sim, mas sem exageros. Outro dia uma mãe ao corrigir a filha disse se eu não tive adolescência porque é que ela vai ter? Isso são regalias e comigo a rédea é curta. Primeiro, a filha não é égua para usar rédeas, segundo que os pais não devem querer comparar o mundo de hoje com o que eles foram criados. Os valores morais continuam os mesmos, o que tem mudado é a forma de encará-los.

A Bíblia inclusive alerta os pais para um possível cansaço dos filhos ao serem tratados severos demais;

'Pais, não provoquem a ira em vossos filhos, para que não percam o ânimo.' Colossenses 3.21

Noutro dia ouvi uma mensagem em que o pregador dizia que nessa vida o que faz mal não é a comida que comemos e sim as palavras que proferimos. O próprio apostolo Tiago nos diz que o pequeno membro chamado língua pode causar grandes estragos, e olha que Tiago não conheceu certos pais e obreiros que existem hoje em dia. Os pais estão a cada dia empurrando seus filho para fora da igreja e as vezes não percebem que estão fazendo tal coisa, pois acham que devem ser duros e por muita disciplina.

Umas das maiores dificuldades que os jovens têm encontrado são os pais que não acreditam em seus sonhos, que não confiam em suas chamadas e não podem de maneira nenhuma amenizar o sofrimento de amadurecer com carinho, porque não receberam amor, carinho e dedicação acham que os filhos também não precisa. As vezes é muito melhor apanhar na cara do que ouvir certas coisas. Um sonoplasta de uma igreja um dia me confessou que se tornaria homossexual apenas para irritar seu pai, hoje 4 anos depois de feita a promessa ele cumpriu.

Outro adolescente me confidenciara outro dia que o pai sempre reclamava que ele não trabalhava e que a culpa da fase ruim que atravessavam era do filho que comia demais, um dia ao voltar da igreja o pai presbítero, mandou que ele fosse então buscar a Deus enquanto ele (o pai) se matava de trabalhar para um filho vagabundo. Qual o destino desse jovem? Tentou suicídio três vezes tomando veneno, mas como Deus tinha uma chamada para ele, nada aconteceu.

Os pais devem ter o máximo de cautela quando dirigir palavras de correção aos filhos, eu conheço pais hoje que simplesmente estão sufocando e fazendo com que seus filhos caiam na desgraça da vida.

Mudando um pouco as responsabilidades, também quero alertar os pastores e obreiros da igreja que tem desanimado os jovens, não tem deixado que eles se desenvolvam mais, nem que eles cresçam na graça e no conhecimento de Cristo por não acharem que jovem não consegue viver em santidade.

Têm obreiros que quando ganham a oportunidade no culto da mocidade desce um sermão grande e bem preparado parecendo um promotor de justiça acusando um bandido. É assim que nossa mocidade e nossos adolescentes têm sido tratados ultimamente.

Amigo jovem, adolescente... Se você tem uma chamada, um sonho e não tem alguém que lhe de confiança, ou se você na sua igreja não encontra oportunidades ou encontra muita gente dando sermões, saiba bem que um jovem na bíblia teve uma historia como a sua, mas ele provou que quando pagamos o preço por nossos sonhos, depois de realizados descobrimos que valeu a pena.

É o jovem Ezequiel, que na idade e 17 anos começou a desenvolver seu ministério e sonhos, ele cresceu ouvindo que era descente de um grande povo, de grandes homens, porem quando achou que tudo iria começar bem ele foi escravizado e levado para Babilônia as margens do rio Quebar para carregar água e argila. Porém no meio da luta ele se casou e quando começou a ter visões do fim do cativeiro e de sua chamada para trabalhar para o próprio Deus, ninguém, nem a sua mulher acreditou nele, deixando-o sozinho.

Porem Deus honrou aquele homem que em meio ao cativeiro conseguia ter visões de Deus e o retirou dali e realizou os seus mais secretos desejos.

Então se você como Ezequiel, estava calado e escravizado por uma situação que não pode controlar porque a força é maior que você, não se preocupe e vão aos pés de Jesus porque somente Ele pode ajudá-lo. Não se preocupe com seus pais, meu pai é pastor e se dependesse dele eu não seria ninguém porque ate hoje ele não acredita no meu ministério, mas mesmo assim sou um pastor abençoado porque Deus acreditou em mim e esta transformando meus sonhos em realidade.
Lutei contra toda uma geração de ladrões e violentadores de sonhos e juventude que não criam no meu potencial. Ouvi varias vezes de muitas pessoas que eu não era ninguém. Um dia ouvi meu pai dizer ao meu tio que eu não valia nem uma picada de fumo. Então querido se tem algo o sufocando e violentando, ou tentando roubar seus sonhos, entregue nas mãos de Deus e lute para tentar realiza-los, porque Deus é um Deus de coisas sobrenaturais. Se você começar a ouvir que não tem santidade ou palavras de maldição, repreenda e rejeite isso da sua vida. Uma vez que somente quem morreu por você tem o direito de te julgar.
Lute e vença. Confie no seu potencial e na força do Espírito Santo de Deus, caso você venha se sentir tentado, ou se você de repente começar a ceder ao pecado, ore a Deus e peça livramento e sabedoria. Ele pode ajudá-lo...

• O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer. (Isaías 28:26)
• Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmo 51:17)
• Disse Jesus: Orai, para que não entreis em tentação. (Lucas 22:40)
• Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-los-eis. (Marcos 11:24)

Encerro dizendo que se você esta cansado e sofrer, cansado de ver ninguém acreditando e você, triste, desanimado e com os sonhos enterrados, creia em Deus e peça ao Espírito Santo a Paz.

|  Autor: Pastor Thiago Cotrim

Nenhum comentário: