domingo, 1 de julho de 2012

ParĂ¡bola das dez virgens.



Mateus 25:1-13
“ENTĂƒO o reino dos cĂ©us serĂ¡ semelhante a dez virgens que, tomando as suas lĂ¢mpadas, saĂ­ram ao encontro do esposo. 2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 As loucas, tomando as suas lĂ¢mpadas, nĂ£o levaram azeite consigo. 4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lĂ¢mpadas. 5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6 Mas Ă  meia-noite ouviu-se um clamor: AĂ­ vem o esposo, saĂ­-lhe ao encontro. 7 EntĂ£o todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lĂ¢mpadas. 8 E as loucas disseram Ă s prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lĂ¢mpadas se apagam. 9 Mas as prudentes responderam, dizendo: NĂ£o seja caso que nos falte a nĂ³s e a vĂ³s, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vĂ³s. 10 E, tendo elas ido comprĂ¡-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram tambĂ©m as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos nĂ£o conheço. 13 Vigiai, pois, porque nĂ£o sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem hĂ¡ de vir.”
Mateus neste texto nos relata a ParĂ¡bola das 10 virgens. As virgens representam todos os crentes. O que significa que, na igreja, hĂ¡ dois tipos de crentes: O Prudente e o NĂ©scio; o vencedor e o derrotado. E o que diferencia o Prudente e Vencedor, nesta parĂ¡bola? É que, alĂ©m da lĂ¢mpada, ele tem azeite sobrando. O NĂ©scio e derrotado, nĂ£o Ă© cheio do EspĂ­rito Santo O outro aspecto que precisa ficar claro Ă© que a Ăªnfase da parĂ¡bola Ă  luz da hermenĂªutica, nĂ£o Ă© a salvaĂ§Ă£o do indivĂ­duo do inferno, mas o Reino do Senhor Jesus Cristo. Tanto esta parĂ¡bola como a dos talentos (tambĂ©m o capĂ­tulo de Mateus 25) falam acerca do Reino de Deus. Atente bem para o que diz Mateus no primeiro verso “ENTĂƒO o reino dos cĂ©us serĂ¡ semelhante a dez virgens que, tomando as suas lĂ¢mpadas, saĂ­ram ao encontro do esposo.”
Isto posto, a partir de agora, vamos explicar o significado de alguns termos desta parĂ¡bola:
  • As Noivas - representam os crentes;
  • O Noivo, representa o Senhor Jesus Cristo.
  • As Virgens - o termo nĂ£o deve ser visto literalmente. Todos os crentes sĂ£o vistos como Virgens diante de Deus – separados para o deleite de Deus;
  • O nĂºmero 10 - significa a completude da responsabilidade humana. Por isso nĂ³s, os homens, temos 10 dedos nĂ³s pĂ©s e nas mĂ£os. Por isso os mandamentos que Deus deu a MoisĂ©s sĂ£o 10. Isso significa que essas 10 virgens englobam todos os crentes de todas as Ă©pocas;
  • LĂ¢mpada - O que significa na BĂ­blia? ProvĂ©rbios 20:27 diz que o espĂ­rito do homem Ă© a lĂ¢mpada do Senhor. Essas lĂ¢mpadas que estavam com as virgens representam nosso espĂ­rito recriado. O nosso espĂ­rito Ă© como uma lĂ¢mpada que foi acesa diante de Deus.
O texto diz que cinco das virgens eram néscias. Podemos dizer que elas eram crentes, por alguns motivos:
A BĂ­blia fala que elas eram todas virgens – isto nunca Ă© colocado em dĂºvida, esta nĂ£o Ă© a questĂ£o principal desta ParĂ¡bola. A grande questĂ£o nĂ£o Ă© se as virgens eram falsas ou verdadeiras, mas se eram nĂ©scias ou prudentes. Se fossem falsas, o Senhor teria dito. Elas tinham luz em suas lĂ¢mpadas; isto significa que elas nasceram de novo, tiveram seu espĂ­rito recriado na conversĂ£o. Por outro lado, se essa lĂ¢mpada tambĂ©m significa obras, quer
dizer que elas tinham obras, testemunho diante de Deus; se a lĂ¢mpada significa a Palavra, quer dizer que elas tinham a Palavra consigo. (Salmo 119:105 “LĂ¢mpada para os meus pĂ©s Ă© a Tua palavra e luz para os meus
caminhos”).

Todas elas foram encontrar-se com o noivo. Se elas nĂ£o fossem crentes, elas nunca iriam se encontrar com o noivo, assim como bandido nĂ£o vai se encontrar com a polĂ­cia, lembre-se do que diz o adĂ¡gio popular: “no lugar
que tem polĂ­cia o malandro nĂ£o encosta, lagoa que tem piranha jacarĂ© nada de costa”. O incrĂ©dulo nĂ£o vai atrĂ¡s de Cristo. É o Senhor Jesus Cristo que toma a iniciativa de amor indo de encontro com o homem perdido sem Deus.

No verso 6 “Mas Ă  meia-noite ouviu-se um clamor: AĂ­ vem o esposo, saĂ­-lhe ao encontro.” se diz que ouviu-se um grito, que Ă© a voz do arcanjo; Ă© a voz da sĂ©tima trombeta do Apocalipse. E quando este arcanjo tocar, entĂ£o todos vĂ£o ressuscitar. E todas elas ouviram a voz do arcanjo, o que significa que elas eram crentes. As ovelhas reconhecem a Voz do Sublime Pastor!
Por fim nos Ă© dito que todas elas tinham Ă³leo nas lĂ¢mpadas. O problema Ă© que elas nĂ£o tinham azeite sobrando. O Azeite nas Sagradas Escrituras simboliza O EspĂ­rito Santo.
Outra diferença: se o Senhor nĂ£o tivesse demorado, as virgens nĂ©scias teriam entrado pela porta. O grande teste entĂ£o foi o tempo. HĂ¡ muitos crentes que vĂ£o bem na sua jornada cristĂ£, mas logo desistem, vĂ£o perecendo pelo caminho vĂ£o se desviando.
Ainda hĂ¡ outro aspecto que precisamos considerar com muita seriedade diante do Senhor: quando o noivo chegou, as virgens nĂ©scias pediram azeite Ă s prudentes que disseram nĂ£o, o que isto significa? Significa que cada um de nĂ³s deve ter a medida da UnĂ§Ă£o individualmente. Se as nĂ©scias nĂ£o fossem crentes, as prudentes nunca poderiam ter negado do EspĂ­rito para elas. Elas disseram: vĂ£o comprar! Ora, se a parĂ¡bola estivesse falando de salvaĂ§Ă£o, a salvaĂ§Ă£o poderia entĂ£o ser comprada com obras por exemplo, ou estĂ¡ Ă  venda?
NĂ£o; a SalvaĂ§Ă£o Ă© de Graça (“pela Graça sois salvos mediante a fĂ©, e isto nĂ£o vem de vĂ³s Ă© dom de Deus”). Se as virgens nĂ©scias eram descrentes, entĂ£o as prudentes pecaram, porque nĂ£o quiseram dar do que tinham Ă s outras. E A BĂ­blia nĂ£o as repreende por isso. E no verso 13 o Senhor nos manda vigiar, pois nĂ£o sabemos o tempo e a hora. Descrente nĂ£o vigia, ele anda gozando a vida e seus prazeres regaladamente sem nenhuma preocupaĂ§Ă£o com o seu destino na era vindoura – agora aqueles que vigiam sĂ£o os crentes.

Agora entendemos que todas 10 virgens sĂ£o crentes e que hĂ¡ na Igreja os crentes nĂ©scios e os crentes prudentes. O Prudente Ă© aquele que edifica a sua vida em segurança, sobre a Rocha – que pratica a Palavra, tem realidade
e conteĂºdo espiritual. Aquele que estĂ¡ em linha com a Palavra de Deus nĂ£o pode ser abalado.

E qual foi a insensatez que estas virgens cometeram?
Reino Ă© tomado por esforço, e a SalvaĂ§Ă£o Ă© pela Graça!
Elas tinham apenas a lĂ¢mpada acesa – eram salvas da perdiĂ§Ă£o do inferno -, mas nĂ£o tinham azeite sobrando – nĂ£o eram cheias do EspĂ­rito Santo. O azeite sobrando Ă© a qualificaĂ§Ă£o para reinar com o Senhor Jesus. O azeite Ă© algo de que temos que nos encher a cada dia, pois vai se acabando, logo precisa ser cheio e renovado constantemente. Quem Ă© cheio do EspĂ­rito quer fazer algo na direĂ§Ă£o do EspĂ­rito Santo, Ă© gente comprometida, Ă© sĂ©ria e quer ver algo acontecendo, pois elas sabem que o Reino Ă© tomado por esforço, e a SalvaĂ§Ă£o Ă© pela Graça. (Mateus 11:12 “Desde os dias de JoĂ£o Batista atĂ© agora o Reino dos CĂ©us Ă© tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”)
Porque as virgens prudentes nĂ£o atenderam ao pedido das virgens nĂ©scias e nĂ£o lhes deram azeite?
É porque hĂ¡ coisas que ministramos e outras que damos. O verso 7 fala que as virgens nĂ©scias, quando acordaram, queriam que as prudentes dessem a elas azeite. Mas estas mandaram comprĂ¡-lo. Comprar na BĂ­blia, Ă© algo cheio de significado. Na BĂ­blia hĂ¡ muitas coisas gratuitas – como a salvaĂ§Ă£o -, mas hĂ¡ outras coisas que temos que pagar um preço para tĂª-las.
Eu posso ministrar o batismo no EspĂ­rito Santo, mas nĂ£o posso encher ninguĂ©m do EspĂ­rito Santo; cada um Ă© responsĂ¡vel por encher-se e para isto o apĂ³stolo Paulo dĂ¡ a receita em EfĂ©sios 5:18-20 “E nĂ£o vos embriagueis com vinho, em que hĂ¡ contenda, mas enchei-vos do EspĂ­rito; 19 Falando entre vĂ³s em salmos, e hinos, e cĂ¢nticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coraĂ§Ă£o; 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” Como vocĂª vĂª amado leitor, este enchimento do EspĂ­rito Santo nĂ£o Ă© uma mera transferĂªncia de poder ou capacitaĂ§Ă£o para obras de Deus, com uma oraĂ§Ă£o impondo as mĂ£os sobre a cabeça do indivĂ­duo, empurrando, derrubando,
soprando, lançando o “paletĂ³ santo” sobre o indivĂ­duo, com palavras mĂ¡gicas, tal como temos visto no evangelicalismo moderno; nas ocorrĂªncias dos “Encontros Tremendos” onde o indivĂ­duo entra pecador, e em trĂªs dias jĂ¡ sai prontinho batizado com EspĂ­rito Santo! Isto Ă© vulgarizar a Palavra de Deus!

Sabemos que hĂ¡ no nosso meio irmĂ£os que nĂ£o gostam do termo “pagar o preço”, porque dizem que tudo Ă© de graça. Mas, a BĂ­blia nĂ£o nos ensina que tudo Ă© de graça. Ela nos diz que hĂ¡ coisas que tĂªm um preço. ProvĂ©rbios 23:23 “Compra a verdade, e nĂ£o a vendas; e tambĂ©m a sabedoria, a instruĂ§Ă£o e o entendimento.” nos fala de coisas que devemos comprar.
Por exemplo ser um Mestre na Palavra requer tempo, oraĂ§Ă£o, contemplaĂ§Ă£o, estudo, pesquisa, esforço e disposiĂ§Ă£o. Fala que a operaĂ§Ă£o da vida e da unĂ§Ă£o tem um preço: entrar na morte. Morte Ă© qualquer coisa que implica na suspensĂ£o dos nossos direitos legĂ­timos e vitais. Ora, se temos direito de comer, mas abrimos mĂ£o dele para jejuar e ter unĂ§Ă£o, isso Ă© morte. Se temos direito de dormir, de passear, e abrimos mĂ£o deles para orar, isso Ă© morte. E quando pagamos o preço, a Vida de Deus vĂª.
Em Apocalipse 3:18 “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e nĂ£o apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colĂ­rio, para que vejas.”, na carta Ă  igreja em LaodicĂ©ia, o Senhor nos aconselha a comprar ouro, que nos fala da natureza do carĂ¡ter santo de Cristo; vestiduras brancas, que nos falam dos atos de justiça dos santos e da Santidade de Deus
e colĂ­rio, para vermos, para enxergarmos as coisas de Deus, para termos discernimento e percepĂ§Ă£o espirituais. HĂ¡ muitos que sĂ£o naturais e sĂ³ vĂªem o que Ă© palpĂ¡vel. Ter unĂ§Ă£o e um constante jorrar de vida implica, muitas
vezes, em muito choro, lĂ¡grimas, jejum, oraĂ§Ă£o e perseverança. HĂ¡ um preço a ser pago.

Verso 5. Todos nĂ³s iremos morrer a vida fĂ­sica um dia, ou seremos arrebatados (embora jĂ¡ tenhamos morrido com Jesus Cristo incluĂ­dos na sua morte, na cruz do calvĂ¡rio), assim como as virgens simbolicamente morreram
quando estavam dormindo. Dormir na BĂ­blia pode significar duas coisas:

Apostatar-se da fĂ©: (Romanos 13:11-14 “E isto digo, conhecendo o tempo, que jĂ¡ Ă© hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvaĂ§Ă£o estĂ¡ agora mais perto de nĂ³s do que quando aceitamos a fĂ©. 12 A noite Ă© passada, e o dia Ă© chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como de dia; nĂ£o em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nĂ£o tenhais cuidado da
carne em suas concupiscĂªncias.” e I Tessalonicenses 5:4-10 “Mas vĂ³s, irmĂ£os, jĂ¡ nĂ£o estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrĂ£o; 5 Porque todos vĂ³s sois filhos da luz e filhos do dia; nĂ³s nĂ£o somos da noite nem das trevas. 6 NĂ£o durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sĂ³brios; 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. 8 Mas nĂ³s, que somos do dia, sejamos sĂ³brios, vestindo-nos da couraça da fĂ© e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvaĂ§Ă£o; 9 Porque Deus nĂ£o nos destinou para a ira, mas para a aquisiĂ§Ă£o da salvaĂ§Ă£o, por nosso Senhor Jesus Cristo, 10 Que morreu por nĂ³s, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.”);

Morrer (I Tessalonicenses 4:13 “NĂ£o quero, porĂ©m, irmĂ£os, que sejais ignorantes acerca dos que jĂ¡ dormem, para que nĂ£o vos entristeçais, como os demais, que nĂ£o tĂªm esperança.” e JoĂ£o 11:11 “Assim falou; e depois
disse-lhes: LĂ¡zaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertĂ¡-lo do sono.”).

Neste texto, objeto do nosso estudo, cremos que o significado aqui Ă© morte. Porque todas, tanto as nĂ©scias como as prudentes dormiram. Se se tratasse de apostasia, terĂ­amos que admitir que as prudentes, tambĂ©m se apostataram da fĂ©. Em segundo lugar, as prudentes dormiram e nĂ£o foram de forma nenhuma afetadas pelo sono. E, em terceiro lugar, o Senhor nĂ£o as repreende por haverem dormido. Por tudo isso, podemos ver que o sono, aqui, nĂ£o Ă© algo negativo. Mesmo porque o centro da parĂ¡bola Ă© o verso 13, que nos manda vigiar e orar. “Ouviu-se um grito: Eis o noivo, saĂ­ ao seu encontro!” .
Quando a SĂ©tima Trombeta tocar, aqueles que morreram em Cristo vĂ£o ressuscitar; todos, tanto os vencedores quanto os derrotados, vĂ£o ressuscitar. Todas as virgens se levantaram, lembra-se? Isto significa que essa parĂ¡bola fala da volta do Senhor Jesus.
O Verso 10 nos diz que, enquanto elas foram comprar azeite, o noivo chegou e as virgens que estavam apercebidas, que tinham azeite sobrando em suas lĂ¢mpadas, entraram para as bodas e as portas foram fechadas. Fechar a porta nĂ£o significa que a pessoa perdeu a salvaĂ§Ă£o; significa, sim, que o tempo para qualificaĂ§Ă£o, enchendo-se do EspĂ­rito Santo, Ă© hoje. É agora e nĂ£o depois que o Senhor Jesus voltar. Em II CorĂ­ntios 5:10 “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” nos Ă© dito que todos os crentes comparecerĂ£o perante o Tribunal de Cristo. Este julgamento nĂ£o Ă© para salvaĂ§Ă£o ou perdiĂ§Ă£o eterna, mas para recebermos ou nĂ£o o galardĂ£o de
Reinar com Cristo no Reino Milenar.

Qual a diferença entre as Virgens Néscias das Virgens Prudentes?
A grande diferença entre as virgens nĂ©scias e as virgens prudentes, alĂ©m da quantidade de Azeite que elas possuem em suas lĂ¢mpadas Ă© a seguinte: Enquanto as virgens nĂ©scias vĂ£o dormir em berço esplĂªndido; As Virgens Prudentes estĂ£o alertas, vigilantes, como o CoraĂ§Ă£o velando no Noivo, Cantares 5:2 “Eu dormia, mas o meu coraĂ§Ă£o velava; e eis a voz do meu amado que estĂ¡ batendo: abre-me, minha irmĂ£, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça estĂ¡ cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.” Por isto, registramos aqui um alerta do apĂ³stolo Paulo na Carta aos EfĂ©sios, 5:14-17 “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerĂ¡. 15 Portanto, vede prudentemente como andais, nĂ£o como nĂ©scios, mas como sĂ¡bios, 16 Remindo o tempo; porquanto os dias sĂ£o maus. 17 Por isso nĂ£o sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”
Verso 11. Mais tarde, chegaram as virgens nĂ©scias, clamando: “Senhor, Senhor abre-nos a porta!” Mas Ele respondeu: “Na verdade vos digo que nĂ£o vos conheço”. O conhecer deste contexto Ă© diferente de um simples conhecer; Ă© algo mais intenso, mais profundo, mais Ă­ntimo. A BĂ­blia usa dois termos gregos para a palavra conhecer: gnosko (conhecimento objetivo, mental, da alma) e oido (conhecimento subjetivo, espiritual, mais intenso). A BĂ­blia muitas vezes, chama o ato sexual de conhecer. JoĂ£o 1:26,31, diz que JoĂ£o nĂ£o conhecia a Jesus, mas Ă© claro que ele o conhecia. Eles eram primos. JoĂ£o sabia quem era Jesus, o filho de Maria, mas nĂ£o sabia quem era Jesus o Filho de Deus, para o que seria preciso especial revelaĂ§Ă£o – mais que gnosko, seria preciso oido.
Quando o Senhor Jesus disse que nĂ£o conhecia aquelas virgens nĂ©scias, serĂ¡ que Ele estava dizendo que nĂ£o sabia quem eram elas? Claro que nĂ£o, porque Deus conhece todo mundo. Ele Ă© Onisciente, conhecedor de todas as coisas. Um clĂ¡ssico exemplo disto estĂ¡ no livro de I Samuel no capĂ­tulo 3. Samuel servia ao Senhor perante o Sacerdote ElĂ­, num tempo de grande apostasia e falta de atividade profĂ©tica, esta era a caracterĂ­stica dos dias de Eli.
Vemos neste texto que o jovem Samuel servia o Senhor, porĂ©m Samuel nĂ£o conhecia o Senhor. Ora, se Samuel servia ao Senhor, ele sabia quem era o Senhor. É como muitos crentes, que servem ao Senhor, porĂ©m nĂ£o o conhecem na intimidade, em realidade e em espĂ­rito. O conhecimento do Senhor nos transforma, nos muda e nos conquista. A salvaĂ§Ă£o Ă© uma questĂ£o de conhecermos a Deus, Ă© uma Porta dimensional que se nos abre para percorrermos O Caminho, mas o Reino Ă© uma questĂ£o de Deus nos conhecer.
Para encerrarmos esta parĂ¡bola, precisamos ter clareza de que, para sermos vencedores, nĂ£o termos apenas que a LĂ¢mpada acesa. É preciso ter azeite sobrando na vasilha. As virgens nĂ£o foram julgadas por algo que fizeram ou deixaram de fazer. A grande questĂ£o nĂ£o eram as obras, muitos espĂ­ritas na sua ignorĂ¢ncia fazem muito mais obras do que o povo evangĂ©lico, pensando que com isto ganharĂ£o a salvaĂ§Ă£o. Apesar das obras serem importantes, frutos de um coraĂ§Ă£o convertido em fĂ©. A grande questĂ£o era se estavam ou nĂ£o cheias do EspĂ­rito Santo, com Azeite derramando em suas candeias. Eis aĂ­ porque nĂ³s somos tĂ£o radicais quanto Ă  necessidade de estar cheio do EspĂ­rito Santo. É que nĂ£o hĂ¡ como ser vencedor sem ser cheio do EspĂ­rito Santo. Sem estar cheio do azeite do EspĂ­rito Santo ninguĂ©m vai ser arrebatado.
No arrebatamento vai ser apenas para o crente vencedor. Nem todos os crentes vĂ£o ser arrebatados. NĂ£o basta estar com a vida correta e irrepreensĂ­vel – atĂ© porque hĂ¡ muitos nĂ£o-crentes que tĂªm uma vida mais correta do que muitos de nĂ³s. É preciso ter algo mais – Ă© preciso ter algo que o mundo nĂ£o tem. Em nossa igreja somos tĂ£o radicais quanto a este aspecto que ninguĂ©m assume nenhuma funĂ§Ă£o de liderança sem estar cheio do EspĂ­rito Santo.

Nenhum comentĂ¡rio: