terça-feira, 5 de junho de 2012

“O SENHOR É O MEU PASTOR”


SALMO 23


1.    INTRODUÇÃO
·       Davi
·       Era rei, a maior autoridade em Israel
·       Já tinha sido pastor de ovelhas, agora “pastoreava” todo o seu povo
·       Mas ele sente a necessidade de ter uma pastor para cuidar dele, ele se põe na condição de ovelha
·       No Espírito, ele alcança um diálogo do Senhor Jesus com o Pai na Eternidade, quando o Senhor Jesus se sentia na mesma condição que Davi se encontrava

2.    DESENVOLVIMENTO
·       O Senhor Jesus
·       Rei dos Reis
·       Pastor de todo o seu povo
·       Mas se colocou na condição de ovelha “...o Cordeiro de Deus...” “...como ovelha muda foi levado ao matadouro...”
·       Em vários momentos, em seu ministério, Ele sentiu a necessidade de ter um pastor para apascentá-lo, neste instante Ele busca o amor do Pai.
·       O Salmo23 é a oração de Jesus ao Pai, que conta a sua história
·       “O Senhor é o meu pastor...´
·       Como Ele era O Cordeiro, sentiu a necessidade de ter um Pastor. O Senhor Jesus recorre, então, ao Pai
·       Nada me faltará...”
·       Nada faltou no ministério do Senhor Jesus. O Pai cuidou dEle, assim como cuida de todos os seus servos. Muitas vezes o Senhor Jesus se dirigiu ao Pai em oração, Ele estava em comunhão constante com o seu “Pastor”
·       “Pastos verdejantes”
·       Em nenhum momento faltou o alimento espiritual ao Senhor Jesus em todo o seu ministério. Quando foi tentado pelo adversário, os anjos vieram serví-lo
·       “Águas tranqüilas”
·       O Espírito Santo estava sobre Ele em todas as suas ações e maravilhas que realizava. Desde que veio em forma de pomba, no batismo, até a sua morte
·       “Refrigera a minha alma”
·       O corpo de Jesus foi “moído”, “enfermou”, mas a sua alma constantemente estava em comunhão com o Pai, logo estava “refrigerada”. Quando Jesus suou sangue no Getsêmani, o seu corpo, a sua carne, estavam muito desgastados, pois, acima de tudo, Ele sabia o que o aguardava (...se possível, passa de mim este cálice...), mas a sua alma era consolada pelo Pai (...seja feita toda a tua vontade...)
·       Guia-me nas veredas da justiça
·       O Cordeiro de Deus pagou o preço na cruz para justificar as nossas vidas. Ele levou sobre si todo o juízo que deveria estar sobre nós
·       Por amor do seu nome
·       Todas as ações de Jesus foram realizadas EM NOME DO PAI. Por amor à sua Obra, ao seu Projeto de Salvação para o homem.
·       Ele honrou o nome do Pai em tudo o que fez
·       Ele amou ao Pai sobre todas as coisas


·       O vale da sombra da morte
·       A morte de Jesus
·       Jesus vai ao “Seio de Abraão”, e ali completa a sua obra
·       A solidão e a frieza do túmulo
·       Não temerei mal algum, porque tu estás comigo
·       O Pai, o Pastor, esteve com Jesus todos os instantes da sua passagem por este mundo
·       Jesus estava na condição de homem, como nós, mas durante todo o tempo o Pai estava com ele, por isso foi vencedor
·       A tua vara e o teu cajado me consolam
·       Vara - instrumento de defesa contra os animais do campo. O Pai foi a sua defesa em todos os instantes. DEle vinha toda a sabedoria para o Senhor Jesus enfrentar os momentos difíceis pelos quais passou.
·       Cajado - Instrumento usado para apascentar. Era com o cajado que o pastor conduzia as ovelhas e impedia que elas se desviassem do caminho. O Senhor Jesus teve a direção do Espírito Santo em todos os momentos
·       Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos
·       Jesus foi levado direto de encontro aos seus inimigos. Sempre estavam por perto, muitas vezes até conversavam com Ele, faziam-lhe perguntas, sentavam-se a mesa (Judas) com Ele
·       Unges a minha cabeça com óleo
·       A unção do Espírito Santo que confirmava o seu ministério
·       O pastor ungia as cabeças das ovelhas para aliviar as dores das feridas, curar as sarnas e impedir a ação das moscas que traziam enfermidades
·       A comunhão com o Pai e com o Espírito eram o conforto que Jesus tinha para enfrentar o seu destino e suportar as agruras do seu ministério (as raposas têm covis; as aves do céu, os seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça)
·       O meu cálice transborda
·       Muitas vezes Jesus experimentou o transbordar do Espírito em seu ministério (...de mim saiu virtude...)
·       Mas também havia outro cálice, muito difícil de beber, pois o vinho contido nêle era o seu próprio sangue (...passa de mim este cálice...). Este cálice transbordou pelo seu imenso amor por nós, para nos dar vida, para que o Espírito Santo chegasse até nós
·       Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida
·       A bondade e a misericórdia do Pai estiveram presentes em todo o ministério do Senhor Jesus. (a viuva de Naim, a samaritana no poço de Jacó, a mulher adúltera, etc.)
·       Estas foram características de Jesus que não se encerraram na sua morte, mas estão patentes até hoje para com seus servos (todos os dias da sua vida - ETERNAMENTE)
·       E habitarei na casa do Senhor por longos dias
·       Jesus está a direita do Pai por toda a eternidade

3.    CONCLUSÃO
            Davi é tipo do Senhor Jesus, como pastor e rei, mas mesmo assim, sentia a necessidade de ter um pastor que o conduzisse e o amasse, Neste salmo, devido a sua grande intimidade com Deus, ele alcançou tão grande revelação.

Nenhum comentário: