sábado, 26 de novembro de 2011

O bom samaritano



Muitas pessoas, até mesmo as que se dizem cristãs, ou religiosas, costumam rotular certas pessoas, raças, pela sua condição social, como escória da sociedade e renegá-las a um plano inferior ou rejeitá-las totalmente à margem da sua sociedade.

Com a invasão da Assíria no séc. VII a.C., muitas tribos de Israel foram levados para o cativeiro, dentre eles estavam os que habitavam a região chamada de Samaria. Então vários povos se misturaram aos que habitavam nessa região, introduzindo vários costumes abominados pelo povo judeu. Assim que, o judeu, considerava os samaritanos como povo de terceira categoria e até mesmo os chamava de cães, eram desprezados e marginalizados. O próprio Senhor Jesus, ao qual eles não tinham simpatia era chamado por eles de samaritano.

João 8:48 Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio?

Mas, Jesus vem para nos ensinar que Ele escolhe as coisas que não são para envergonhar as que são.

João 4:7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

João 4:9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

Dentre as lições que o Senhor ensinou aos seus discípulos e também aos escribas e fariseus está a parábola do bom samaritano. (Lucas 10:25-37)

Os escribas e fariseus procuravam um motivo para prender Jesus e colocavam-No à prova todo o tempo.

25 - E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? 27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Ele como Doutor da lei mostrou seu conhecimento religioso, mas Jesus veio nos ensinar que a religião, em si mesma, para nada serve.

28 - Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás. 29 - Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?

30 - Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.

Jesus, nos está dizendo que o homem aqui representado, era o Adão, e que ele caiu. Os salteadores, representam o inimigo de Deus, satanás, que veio para roubar, mentir e matar. Ele causou um grande ferimento no homem, o veneno mortal do pecado, o espírito do homem apagou-se, o homem foi separado de Deus por causa do pecado.
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, --pela graça sois salvos, (Efésios 2:4,5)

vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.(Gálatas 4:4,5)

31- Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. 32 - Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.

Jesus nos mostra através das figuras do sacerdote e do levita, que eram religiosos, que se não tivermos vida Nele, de nada servirá.

33-Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.

Deus, vendo a condição miserável em que o homem se encontrava, compadeceu-se dele. E descendo de Sua glória, enviou Seu Filho para nos salvar.

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:4-5)

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:5-11)

34 - E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.

O Senhor Jesus veio para nos salvar, ele trouxe Deus aos homens e pela Sua morte e ressurreição, levou o homem para Deus. Ele curou os nossos ferimentos, regenerou o nosso espírito, representados pelo vinho e azeite, tornando-os morada para o Espírito Santo de Deus.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor (Efésios 1:3-4)

35 - No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.

Ele pagou um alto preço por nós, derramando o seu precioso sangue (de cordeiro imaculado), por isso nós O amamos tanto, a nossa gratidão tem de ser infinita e o nosso louvor eterno. Ele morreu em nosso lugar.

E ele ainda nos promete muito mais quando voltar.

36 - Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?

37 - Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

Assim, ao invés de julgarmos alguém, vamos ajudá-lo a sair dessa condição miserável, não passando ao largo. Vamos ter o mesmo sentimento que o Senhor Jesus.

Nenhum comentário: