sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Escolhas

A BOA ESCOLHA


Gn 1:26 e 27 – Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Isto mostra que Deus queria muito ter comunhão com o homem, por isto deu-lhe capacidade de escolher o que quisesse e Deus o orientou do perigo que há quando fazemos uma escolha má.

Deus colocou Adão e Eva num lindo jardim, deu-lhes ordem de não comerem de uma árvore chamada “do conhecimento do bem e do mal”; mostrou-lhes outras árvores e delas poderiam comer o quanto quisessem e uma, em especial, seria muito boa e bonita de tal forma que Deus a colocou no meio do jardim.

Gn 2:9 - “E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim e a árvore da ciência do bem e do mal.”

A MÁ ESCOLHA

Não creram na palavra de Deus

Gn 3:1-13 - O inimigo disse a Eva: “Deus disse para vocês não comerem de toda a árvore do jardim?”

- “Não”, disse Eva. “Nós podemos comer sim. Só uma árvore Deus nos disse que nos traria a morte se comêssemos.”


Estes dois, Adão e Eva, por não crerem na palavra de Deus, escolheram desobedecer, não ouviram o conselho de Deus que os criou, que os amava tanto e o resultado não foi bom. Comeram da árvore que Deus disse: “Não comereis”. O inimigo disse: “Comam, seus olhos vão ser aclarados!” Descobriram que estavam sem vestes e fizeram aventais, roupas de folhas. Que trabalho! Porque as folhas secavam e eles precisavam fazer de novo muitas e muitas vezes.

Sabe o que significa isto? Nossos atos para encobrir nossa falta de amor, obediência a Deus, são nossas desculpas.

Depois de fazer as suas roupas de folhas o que aconteceu? Esconderam-se de Deus. Como? Não querendo ouvir a voz de Deus: “Não quero ouvir a Palavra na classe de domingo, não quero ouvir nos cultos, não quero conselho do pai e nem da mãe, nem do pastor. Quero distância.” Às vezes vêm à igreja, mas não prestam atenção ao que se ensina, brincam com as mãos, relógio, coletânea, ficam distraídos.

Também começou o jogo de empurra: Adão disse que a culpada era a mulher que Deus lhe dera; com isto culpava a Deus.

Eva disse que a culpa foi da serpente. Ela estava tão distraída que nem percebeu que estava conversando com um animal, uma víbora. E assim, muitas vezes estamos com alguém que quer nos tirar do caminho de Deus e é igual à serpente e nós nem desconfiamos.

Um dia, um profeta chamado Balaão estava no caminho da desobediência e nem percebeu que a jumenta em que ele estava montado o desviava do caminho do mal. Espancou a jumenta com raiva e continuou espancando até que ela começou a conversar com ele para dizer que o caminho dele era errado e ele nem achou estranho uma jumenta falar, de tão desacertado que estava. Então ele viu um anjo, que lhe disse que a jumenta estava protegendo-o do perigo de morte. Deus usou uma jumenta para falar ao profeta insensato que estava ouvindo as vozes más do rei de Moabe, Balaque, inimigo do povo de Deus.

É preciso largar de ser tolo e não prestar atenção nas vozes más que são do mundo querendo nos desviar do caminho do Senhor.

Voltando a Adão e Eva, fizeram uma escolha e foram expulsos do Éden, o jardim de bênçãos que Deus lhes fez.

Deus, que é amor, lhes ensinou o caminho do acerto com Ele. Tomando um cordeiro, matou-o e o seu sangue derramado cobriu o seu pecado e assim eles aprenderam e Deus tornou a cuidar deles. Deus deu o exemplo e eles aprenderam e tinham que ensinar aos filhos.

Deus também amaldiçoou o adversário.



Caim e Abel

Eram dois filhos de Adão e Eva. Foram ensinados pelos pais a adorar a Deus através do sacrifício.

A palavra diz que Caim era lavrador, cuidava da terra, plantava suas árvores frutíferas, cuidava das frutas. Isto era bom? Claro que era. Como nós viveríamos se alguém não plantasse arroz, feijão, trigo, frutas, legumes?

Bem, Abel era pastor de ovelhas. Vocês ouviram muito sobre ovelhas e o cuidado que o pastor tinha com elas. Elas davam leite, lã, carne, tudo para alimento.

Caim via o sacrifício que seus pais ofereciam em obediência a Deus. Abel também.

Um dia eles se tornaram adultos e chegou o momento de mostrar o ensino que Adão lhes deu.

Caim fez um altar muito bonito. Trouxe o fruto da terra, colocou no altar e ofereceu a Deus. Foi uma prova do seu orgulho. Vou oferecer o meu trabalho. Era uma oferta sem vida, sem sangue. Deus não aceitou. Caim ficou zangado, aborrecido.

Abel pegou um cordeiro muito especial e fez como viu e ouviu o ensino de Adão. Aquele cordeiro apontava para Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Deus aceitou a oferta de Abel.

E Caim ficou abandonado? Não. Deus foi a ele e disse: “Por que, Caim, você está zangado? Seu coração está vazio da minha presença. A oferta de Abel foi aceita porque ele obedeceu, ele escolheu o caminho certo. Se você fizer a escolha certa, sacrificar o cordeiro, eu vou aceitar e você vai ser feliz, Caim. Faça isto.”


Deus quer nos guiar como guiou Abel, como quis guiar Caim, que saiu pisando duro e com ódio de Abel, que simplesmente obedeceu ao ensino que Deus dera através do Pai Adão.

Um dia os irmãos se encontraram no campo e Caim matou Abel. Deus viu e perguntou: “Caim, onde está Abel?” Ele disse a Deus que não sabia onde estava o seu irmão. “... sou eu guardador do meu irmão?” (Gn 4:9).

Deus disse: “Mas eu sei, a voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.” Nossos atos escondidos, Deus sabe.

O Senhor Jesus é o nosso irmão mais velho. Morreu por causa dos nossos pecados e o seu sangue derramado clama perante Deus, o Pai.

Eu, você, somos responsáveis pela morte do cordeiro de Deus. Deus está nos vendo e perguntando: “E você, onde está o sangue do teu irmão, Jesus? Ele clama desde a terra. Você aceita? Qual é a sua escolha?”

Abel aceitou o sacrifício.

Caim rejeitou, ofereceu o fruto do seu trabalho, seu orgulho.

Deus hoje nos fala do seu Filho que, como cordeiro, derramou no altar o seu sangue.

Hoje é dia de aceitar este sacrifício, obedecer ao Deus que sabe o fim dos Cains, dos desobedientes.

Hoje é dia de aceitarmos, com arrependimento, o sangue do altar da cruz que o Senhor Jesus, nosso irmão mais velho, derramou por nós (Hb 2:11-12).

Nós nos identificamos com quem? Duas escolhas:

l Abel escolheu certo;

l Caim escolheu errado.

Jesus vai voltar um dia para buscar os que aceitam o sacrifício vivo dele. Quem você vai escolher? Este mundo guiado pela voz do inimigo escolhe o caminho de Caim – rejeitou obedecer a Deus; Os que aceitam o sacrifício de Jesus escolhem a Ele para salvação.

A Palavra de Deus aconselha: “... te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente.” (Dt 30:19).


Nenhum comentário: