sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Autoridade Espiritual

Romanos 13:1, 2

INTRODUÇÃO - Em todos os lugares por onde andamos, nos deparamos com a autoridade. Elas estão presentes em todos os lugares, nos bancos, nas escolas, nas repartições públicas, nas empresas, nos lares, na igreja, etc.
A Palavra de Deus diz que todas as autoridades existentes procedem de Deus, e por Ele foram ordenadas. Até mesmo as autoridades existentes na vida secular foram delegadas pelo Senhor. Ele é a autoridade máxima de todo o universo.


1 - Nós devemos reconhecer e respeitar as autoridades como ao próprio Senhor, pelo fato de toda autoridade emanar dele mesmo e ter sido estabelecida por Ele. A falha em não reconhecer a autoridade delegada por Deus, constitui-se em REBELIÃO contra o Senhor, afetando diretamente a sua Pessoa. Por isso este pecado é julgado imediatamente por Ele.
A rebeldia é um princípio do adversário, pois ele foi o primeiro a cometer este pecado, levantando-se contra a Autoridade de Deus ( Ezequiel 28:14-16 e Isaías 14:12-14 ). Por isso o Senhor o julgou imediatamente e o destituiu de sua posição de querubim ungido.


2 - O mundo está fundamentado na REBELIÃO, pois jaz no maligno. Muitos no mundo não respeitam as autoridades constituídas e falam coisas terríveis contra as mesmas. Isto acontece porque a tendência das pessoas é olhar para o “homem”, e não para a autoridade que está sobre ele. É comum no mundo as pessoas agredirem e desrespeitarem as autoridades, achando que têm este direito. O Presidente da República é alvo de toda sorte de agressões, os filhos não respeitam seus pais, os alunos não reconhecem a posição dos seus professores e assim por diante ( Judas 8 ).


3 - Deus não tolera a rebeldia e trata de julgá-la o mais rápido possível. Vejamos alguns exemplos na própria Bíblia:

a) Gênesis 9:20-25 - O desrespeito de Cão ao seu pai Noé.

b) Números 12: 1-14 - A sedição de Aarão e Miriã.

c) Números 16:28-33 - A rebelião de Coré, Datã e Abirão.

4 - Todo servo do Senhor deve temer a autoridade, quer seja dentro ou fora da igreja, pois a autoridade é ministro de Deus para punir as más obras ( Rom 13:3, 4 e I Pe 2:13,14 ). Não somente aos bons e humanos, mas também aos maus ( I Pe 2:18 ). A única situação em que há isenção é quando a ordem da autoridade vai de encontro à Palavra do Senhor ( Atos 4:18-20 ). A posição de temor e obediência, também é vista na Palavra, na vida daqueles que agradaram ao Senhor:

a) I Sam 24:4-6 - Davi respeitou e temeu a autoridade de Saul, mesmo quando este se encontrava em desobediência ao Senhor.

b) Mat 26:63, 64 - O Senhor Jesus obedeceu e respondeu ao sumo sacerdote Caifás quando este o conjurou que falasse em nome do Deus Vivo.

c) Atos 23:2-5 - O apóstolo Paulo pediu desculpas ao sumo sacerdote por haver respondido com dureza a uma agressão sofrida, sem saber que era o sumo sacerdote quem o agredira.

5 - Nós vemos hoje em dia a rebeldia invadindo até mesmo igrejas ditas evangélicas, pois são comuns os levantes de membros contra pastores, tendo como consequência a sua posterior expulsão da frente do rebanho.
Mas na Obra do Espírito não existem estas coisas, pois somente o Espírito Santo que colocou, pode afastar um ungido de diante do rebanho. A Obra se caracteriza pelo respeito aos ungidos, e se eles falharem, o Senhor mesmo tratará com cada um, sem que seja necessário um ato de rebeldia por parte de algum membro ou da igreja. Isto não significa que o pecado deva ser tolerado, mas outras situações que possam gerar a rebeldia devem ser entregues ao Senhor (citar o fato ocorrido com uma irmã que proferiu uma palavra contra um pastor, que feriu a autoridade do Senhor, e como ela caiu enferma numa cama dias depois, só ficando curada após reconhecer seu erro e haver pedido perdão ).


6 - Dentre tantas coisas que a Palavra ensina e orienta sobre as Autoridades, está a ordem para intercedermos por elas sempre, para que tenhamos dias sossegados e tranquilos ( I Timóteo 2:1,2 ).

Nenhum comentário: