quarta-feira, 16 de junho de 2010

A ARMADURA DE DEUS

Efésios 6: 10 - 18

INTRODUÇÃO - A Palavra de Deus nos exorta a depois de aprendermos a obedecer, tomarmos posse da “Armadura de Deus”, para que através da mesma possamos fortalecer a nossa vida espiritual e nos preparar para enfrentarmos as batalhas e ciladas do inimigo. Nossa luta é espiritual, e não contra a carne e o sangue, que falam das coisas humanas e racionais. A luta que travamos neste mundo não é contra as pessoas em si, mas contra as potestades do mal e poderes das trevas que operam neste mundo e em todos os campos da vida do homem. Por isso precisamos antes de tudo, aprendermos a lição da obediência, sem a qual não teremos acesso à “Armadura de Deus” (Ef 6: 1, 5, 10).
Sozinhos não poderemos lutar, precisamos da presença do Senhor ao nosso lado, e só poderemos ter certeza disso quando andamos em obediência à Palavra de Deus. Se não vivermos em obediência estaremos dando motivos para o inimigo nos acusar (Ap 12: 10) e desta forma estaremos incapacitados de tomar posse da Armadura que o Senhor tem preparado para nós. Esta Armadura é constituída de “seis peças”, que veremos em seguida:


1 - LOMBOS CINGIDOS (VERDADE) - Precisamos estar revestidos com a verdade, falando e andando na verdade, pois ela nos guarda dos ataques de surpresa, das ciladas e acusações do inimigo, que é o pai da mentira (Jo 8: 44). A mentira nos expõe aos ataques inesperados que vêm de surpresa. O Senhor disse que a nossa palavra fosse sim, sim e não, não, pois o que passa disso tem procedência maligna.


2 - VESTIDA A COURAÇA (JUSTIÇA) - A couraça servia para proteger o coração do soldado contra as flechas do inimigo na hora da batalha. O coração do homem é enganoso e injusto por natureza (Pv 4: 23), mas Deus nos justifica pelo poder do Sangue de Jesus , e nos transforma pela sua Justiça, nos revestindo de uma couraça protetora contra os ataques do adversário. Assim nosso coração é guardado contra os sentimentos e intenções injustas e preservado de todo o mal.


3 - PÉS CALÇADOS (EVANGELHO) - O caminhar segundo o Evangelho nos livra de tropeçar, e também dos caminhos tortuosos e espinhosos deste mundo. O Evangelho é o revestimento que precisamos para a nossa caminhada através do deserto do mundo, a fim de que nossos pés não sejam feridos e machucados. Também é o Poder de Deus nas nossas vidas para que possamos vencer todo o perigo (Rom 1: 16 e 17), andar na luz e enxergar o que está adiante de nós (Sal 119: 105). Andar conforme o Evangelho significa ter uma vida de testemunho diante do mundo; é viver no espírito confirmando a salvação cada dia.


4 - TOMANDO O ESCUDO ( FÉ ) - A fé é a nossa proteção e a nossa vitória contra o mundo (I Jo 5: 4), que é um sistema contrário à vontade de Deus e a uma vida de fé.
O inimigo sempre usa as circunstâncias e as coisas visíveis deste mundo para tentar nos fazer cair, mas a Palavra nos ensina a não olhar para estas coisas e sim para o alto, onde Cristo está assentado à destra de Deus (Col 3: 1 e 2). Todos os servos que venceram e que são usados como testemunho em toda a Palavra, usaram o escudo da fé para vencer todas as barreiras (Heb 11: 6).



5 - TOMANDO O CAPACETE (SALVAÇÃO) - O propósito das Escrituras é nos conscientizar da nossa salvação (I Jo 5: 13), pois um dos ardis do inimigo consiste em querer nos convencer do contrário, semeando a dúvida e a desconfiança da nossa posição em Jesus (II Tess 2: 1 e 2). A cabeça é um dos pontos mais vulneráveis do nosso corpo, por isso numa batalha ela precisa estar bem protegida contra todo o perigo. A nossa consciência de que estamos salvos por Jesus, é algo essencial para que a nossa salvação esteja sendo operada cada dia. A salvação é um processo e não um estado nas nossas vidas. Precisamos saber bem disto para não permitirmos que a dúvida se instale e roube a nossa bênção. A base do nosso entendimento de salvação não está na nossa justiça própria, mas na morte de Jesus em nosso lugar, por isso nada nos atingirá (Col 2: 4 - 15 e Rom 12: 2).


6 - ESPADA DO ESPÍRITO (PALAVRA) - Todo soldado tem que saber usar bem a sua espada, e também precisa suportar o seu peso na luta, caso contrário sua vida corre risco (II Tim 2: 15). A espada é uma arma de ataque e defesa (Heb 4: 12 e 13) e nos dá segurança na batalha e na caminhada. Quando o Senhor Jesus foi atacado no deserto, usou a Palavra (Espada do Espírito) para desferir golpes no inimigo e derrotá-lo (Mt 4: 1 - 11).



CONCLUSÃO - Tudo que foi dito pode ser resumido numa Pessoa: JESUS. Pois Ele é a Verdade, a Justiça, o Caminho, o Autor da nossa Fé e da nossa Salvação, e também a Palavra de Deus. Em resumo, para estarmos revestidos da Armadura de Deus, basta estarmos em comunhão com o Senhor Jesus, pois Ele é tudo em todos.

Nenhum comentário: