quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

JUNTO DO CAMINHO, SÓ MENDIGAMOS

JUNTO DO CAMINHO, SÓ MENDIGAMOS

MARCOS 10

46 Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.

47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.

49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.

50 E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.

51 E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

52 E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.


Nesta passagem que fala de um cego chamado Bartimeu, o Senhor nos ensina que se ficarmos junto do caminho, e não no caminho, ficaremos cegos e só nos resta a mendigar.

Incrível, mas é exatamente isso que acontece com pessoas que são de Jesus, mas que ainda não vêem as maravilhas da Palavra de Deus.

No versículo 46 o cego estava junto do caminho, mendigando, ou seja, por ser cego ele estava pedindo esmola para poder sobreviver. Hoje muitos cristãos por não conhecem verdadeiramente a Palavra de Deus, estão cegos e mendigando, pois se contentam com as esmolas para viver, não estou falando de material, pois esta passagem na Bíblia embora tenha havido realmente, hoje refere-se a nós em um mundo espiritual. Notamos que Bartimeu conhecia a Lei pois ele clamava: “...Filho de Davi!”

Após ser curado da cegueira ele fez aquilo que todo crente quando é curado da cegueira espiritual faz, ou seja, seguir a Jesus pelo caminho, e não ficar junto do caminho.

Bartimeu não conseguia ficar no caminho, pois era cego, e por ser cego, mendigava.

Meu irmão, talvez você esteja como o cego Bartimeu, não consegue ver o reino de Deus na sua vida, ou não consegue ver a Bíblia como Palavra viva de Deus, e esteja mendigando, se contentando com esmolas espirituais, ou seja com “bênçãos” pequeninas ou pela metade, achando que esta é a vontade de Deus para sua vida.

Ouço muito cristão dando testemunhos das esmolas recebidas, tipo: “Estava de carro quando apareceu ladrões e levaram meu carro que nem seguro tinha, mas graças a Deus estou vivo.”

Realmente, graças ao Senhor está vivo, mas com certeza não era isto que Deus queria para você, pois o Senhor é bom, e sua vontade é boa perfeita e agradável. (Romanos 12 : 2).

Se não estivermos cegos, junto do caminho e mendigando como Bartimeu, tudo muda, pois estaremos vendo Jesus, vendo a Palavra de Deus que é Jesus, então poderemos dizer: “Estava de carro quando apareceu ladrões e levaram meu carro que nem seguro tinha, porque? Onde estou errando? Onde eu pequei? Será que possuo um embaraço que está atrapalhando o Senhor de agir em minha vida? Senhor não quero isto, mostra-me onde estou errando para que possa me arrepender?”

O Senhor com certeza, irá mostrar onde se está errando, para que coisas desagradáveis não ocorra com agente, mas isto Bartimeu só começou a ver depois que teve um encontro com Jesus.

Interessante é que depois que o cego deixou de ser cego ele quis seguir Jesus pelo caminho.

Isto acontece conosco também, quando temos um encontro com a Palavra de Deus, queremos de todo jeito seguir Jesus pelo caminho da Palavra.

Capa na Bíblia significa poder, autoridade, no versículo 50 notamos que o cego tirou a capa de si, isto é, tirou o orgulho, o conceito que ele tinha, então levantou-se e foi ter com Jesus. Isto precisa acontecer conosco também, talvez, você esteja lendo este texto no blog e esteja dizendo: “Este irmão não sabe nada...”, porém no momento que você tira o conceito humano, os achismos, e volta-se para a Palavra orando ao Senhor e dizendo que se o que você está lendo provém de Deus você quer ter a revelação em seu coração, então você está dizendo a Jesus que quer ver, como fez Bartimeu no versículo 51, quando Jesus lhe perguntou o que quer que eu te faça? E ele respondeu: “...que eu tenha vista.”

Meus irmãos, só há uma maneira de sairmos de junto do caminho e parar de mendigar, é querer ver, dizer para o Senhor que você quer ver as maravilhas da Palavra de Deus. Então com certeza o Senhor Jesus lhe abrirá os olhos espirituais e você será um seguidor do Senhor Jesus como vez o ex-cego Bartimeu.


Flávio Franklin.

Nenhum comentário: