sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Deixai as Cidades e Habitai no Rochedo

Jeremias 48:28

Introdução

As grandes cidades de hoje em dia são sinônimo de organização e oferta de oportunidades para as mais diversas atividades do homem. Por isso elas têm atraído pessoas de várias procedências, na busca de uma condição de vida melhor. Mas o que se vê na realidade, é o crescimento dos problemas de toda sorte, trazendo, ao invés de descanso, angústias e insatisfações.
Na busca da satisfação das necessidades espirituais, muitos têm buscado as religiões, com sua organização e estrutura, na esperança de alcançar a paz interior. No entanto as religiões terminam acrescentando mais cargas sobre as pessoas, contribuindo para sua infelicidade.

Diante da situação, o Senhor faz um convite a todos:

• Deixai as cidades – O Senhor fala ao coração do homem, procurando conduzí-lo para fora do sistema religioso em que vive, o qual o prende tornando difícil a operação do Espírito Santo em sua vida.

• Habitai no Rochedo – Em seguida o Senhor o orienta a habitar no “Rochedo”, um lugar aparentemente inóspito, sem conforto, mas que oferece verdadeira segurança. O Rochedo é um lugar forte, onde o homem encontra tudo aquilo que sua alma anseia. O Rochedo é Jesus.

• Ó moradores de Moabe – Os moabitas eram um povo orgulhoso que costumava seguir seus próprios pensamentos e instintos. O homem dos dias de hoje tem esta mesma natureza, no entanto a Palavra de Deus lhe é dirigida, com o propósito de manifestar a sua graça e conduzí-lo a uma experiência que transforme sua vida totalmente.

• Sede como a pomba – A tendência natural da vida é conduzir o homem à agitação, mas Deus o convida a uma vida simples, de identificação com o seu Espírito, de mansidão e confiança, pois assim ele não errará o caminho que conduz à eternidade.

• Que se aninha na boca da caverna – A boca da caverna era formada por uma ferida (cavidade) no rochedo, ela aponta para o sacrifício e para a Obra de Jesus, o nosso Rochedo Forte. Quando nos aninhamos (escondemos) nele, encontramos um lugar seguro para nossas almas, onde desfrutamos da sua graça, do seu amor e da esperança de vida eterna.

Conclusão

O projeto de Deus se desenvolve a partir da libertação do jugo da religião e do mundo de pecados, e segue conduzindo o homem a viver em intimidade com o Senhor, na segurança da sua presença.

Nenhum comentário: