domingo, 31 de janeiro de 2010

As pedras e o vaso

Numa aula de Filosofia, o professor queria demonstrar um conceito a seus alunos.

Para tanto, pegou um vaso de boca larga e colocou dentro, primeiramente, algumas pedras grandes. Então perguntou à classe:

- Está cheio?

Pelo que viam, o vaso estava completo, por isso, os alunos unanimemente responderam:

- Sim!

O professor, em seguida, pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os mais pequenos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes.

Então, perguntou aos alunos:

- E agora, está cheio?

Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:

- Sim!

Continuando o professor levantou uma lata de areia e começou a derramá-la dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. Pela terceira vez, o professor perguntou:

- E então, está cheio?

Agora a maior parte deles estava receosa. Mesmo assim, muitos novamente responderam:

- Sim!

Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia.

Neste ponto, o professor perguntou a classe:

- Qual o objetivo dessa demonstração?

Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu:

- Não importa quanto a agenda da gente esteja cheia, sempre é possível espremer mais coisas!

- Não exatamente, respondeu o professor. O ponto é o seguinte: a menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las de volta.

Vamos! Experimente!, disse o professor ao aluno, entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, com a mesma qualidade de pedras grandes, pedregulhos, areia e água.

O aluno começou a experiência, colocando a água, depois a areia, os pedregulhos e, por último, tentou colocar as pedras grandes. Verificou, surpreso, que não couberam no vaso. Ele já estava repleto com as coisas menores.

Então, o professor explicou para o rapaz:

- As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida: seu crescimento pessoal e espiritual. Quando você dá prioridade a isso e mantém-se aberto para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus relacionamentos, família, amigos, obrigações, profissão, afazeres, seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam sua vida.

Portanto, recomece. É uma boa sugestão. Esvazie seus vasos – mental e emocionalmente – e comece a preenchê-los com as pedras grandes. Ainda há tempo. Ainda é tempo. Sempre é.

Nenhum comentário: