quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os 10 leprosos



Lucas 17 - os 10 leprosos

11 - E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pelo meio da Samaria e da Galiléia.
12 - E entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais
       pararam de longe,
13 - e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!
14 - Ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes.
      E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
15 - Um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
16 - e caiu ao seus com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças;
      e este era samaritano.
17 - Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão?
18 - Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
19 - E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.

A lepra é símbolo do pecado
A LEPRA
O PECADO
tira a sensibilidade do corpo
- tira a sensibilidade da alma


o leproso vive separado da sociedade
- o pecado coloca o homem à margem da sociedade,
  às vezes num hospital enfermo, ou num IML

a lepra corrói o corpo
- o pecado corrói a alma.

Pararam de longe: o pecado põe o homem distante do Senhor, impedindo-o de chegar-se ao Senhor, mas a voz do pecador, ainda que de longe, é ouvida pelo Senhor.

Mostrar-se ao sacerdotes: só Jesus pôde dar cumprimento à orientação da palavra de Moisés, quando à purificação de leprosos, pois somente Ele curou leprosos. Esta expressão equivale a dizer que eles já estavam curados.

“...tem compaixão de nós!”  -  Era um estado de profunda necessidade de compaixão:
A compaixão do médico desengana, a dos amigos decepciona e despede vazio.
A palavra compaixão, que usavam diante de todos os que encontravam, só encontrou resposta em Jesus. Compaixão é o mesmo que misericórdia.

E indo eles, ficaram limpos: até chegarem a Jesus, eles andavam em função da condição em que se encontravam, ou seja: leprosos.
A partir de agora, passaram a andar impulsionados pela palavra de Jesus. Porisso ficaram limpos da lepra. Esta é a dinâmica da salvação em Jesus: vindo como leprosos e indo como limpos da lepra. O homem vem doente, mas vai curado. Vem triste, mas vai alegre.
A limpeza do pecado ocorre quando o homem passa a andar conforme a palavra de Jesus. “O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado”.

“A tua fé te salvou” - Que fé é esta? - A fé salvadora
A fé salvadora é para aquele que volta a Jesus.
Os demais, que eram a maioria, ficaram com a bênção da cura de Jesus, para utilizarem-na para viver somente esta vida aqui. Porém aquele que era estrangeiro, além da bênção para esta vida, ficou ainda com a bênção para a vida eterna, ou seja: a salvação. “Aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora” (vem e continua vindo)

A fé salvadora é para aquele que comparece diante de Jesus, com um gesto de gratidão a Deus por aquilo que lhe foi concedido pelo Senhor. A igreja procede assim todos os dias.
A verdadeira compaixão de Deus consiste numa grande salvação para a alma do homem. Uma salvação completa, para esta vida e para a vida e eterna.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Por que o vaso se quebrou na mão do oleiro

(Jr 18.1-6)


INTRODUÇÃO: O texto bíblico em pauta fala do relacionamento entre Deus aqui representado pelo (OLEIRO) e o povo de Israel representado pelo (VASO) que pode ser aplicado nos nossos dias, onde Deus continua sendo o OLEIRO e cada um de nós o VASO.

ALGUMAS CONSIDERAÇÃOES IMPORTANTES:

  • Deus sempre está interessado em falar com o homem (Jr 18.1,2).
       Parece que nesse relacionamento o interesse maior de comunicação é sempre da parte de Deus. Isto se observa claramente no nosso dia-dia, no tempo que dispomos para ele, seja na oração, na leitura da sua Palavra, ou no serviço do reino.
        1-3- Deus fala onde e quando ele quer! Não somos nós quem determina onde e quando Deus vai falar. Aqui ele mandou descer à casa do oleiro; para Ezequiel ele disse: "Levanta-te e sai ao vale e ali falarei contigo" (Ez 3.22).

  • Deus sempre está fazendo a sua obra: (Jr 18.3)
        Tem gente que entra e sai na casa do Oleiro e nunca percebe o trabalhar do Oleiro.

  • Por que o vaso se quebrou?  (Jr 18.4)
        Foi imperícia do Oleiro? Foi falta de cuidado do Oleiro? Faltou habilidade do Oleiro no manusear o barro? Não! Esse Oleiro não falha, ele é perfeito! Então por que o vaso se quebrou?
        3-1- A MÁ QUALIDADE DO BARRO: A qualidade final do vaso depende da qualidade do barro que se usa na fabricação.

  • Considerações sobre o barro!
        Ele representa as nossas atitudes e procedimentos, é aquilo que oferecemos para Deus afim de que ele nos transforme em vaso, a qualidade do vaso vai depender do tipo de barro que somos.
        4-1- ATITUDES QUE CARACTERIZAM O BARRO RUIM: Dureza de coração, incredulidade, insensibilidade, soberba, impurezas, desobediência, indisposição, pessimismo, covardia, etc.
        Obs. Que tipo de vaso o Oleiro pode fazer com isso? Por maior que seja a capacidade do oleiro, não dá pra fazer vaso bom com esse tipo de barro!
 
        4-2- ATITUDES QUE CARACTERIZAM O BARRO BOM: Coração quebrantado, fé, sensibilidade, humildade, pureza, obediência, coragem, disposição, otimismo, etc.
         Obs. Coloque tudo isso nas mãos do Oleiro e veja que tipo de vaso ele fará de você.
 
        4-3- ISRAEL ÉRA UM BARRO DE PÉSSIMA QUALIDADE: São inúmeras as referências bíblicas onde Deus questiona a situação de Israel.
        4-3-1-A vinha que deu uvas bravas!...(Is 5.1,2; Sl 80. 8-18).
        4-3-2-Casa rebelde!...(Is 1.2,3).
        4-3-3-Povo sem conhecimento!...(Os 4.6).
        4-3-4-A figueira infrutífera!...(Lc 13.6-8).
 
        4-4- SE QUEBROU NA MÃO DO OLEIRO: (Jr 18.4) Não resistiu o processo de moldagem, para que o vaso seja moldado o barro precisa ser amassado.
        Obs. Nas lutas e provações que passamos Deus está amassando o barro para fazer um vaso segundo a sua vontade, se nesse processo o barro não oferece qualidade, o oleiro precisa alterar o seu projeto original. "Queremos ser um vaso de bênção mais não queremos ser amassados pelo oleiro"
 
         4-5- TORNOU A FAZER DELE OUTRO VASO: (Jr 18.4) O projeto original teve que ser alterado, as nossas atitudes e comportamentos podem alterar o projeto de Deus na nossa vida.
 
        4-6- ASSIM SOIS VÓS NA MINHA MÃO: (Jr 18.6) Deus está dizendo que só fará de nós aquilo que permitimos que ele faça.
         Obs. Isso não interfere na ONIPOTÊNCIA de Deus, isso tem a ver com o livre arbítrio que ele deu ao homem, por isso as nossas atitudes, vontades e comportamentos que representam a qualidade do barro, podem limitar o trabalhar de Deus na formação do vaso.

CONCLUSÃO: Deus deseja fazer de cada um de nós um vaso de bênção para que através de nós o seu nome seja glorificado, porém, Deus só fará em nossa vida aquilo que nós permitimos que ele faça.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Sunamita II Reis 4:8-37





Essa história sempre me chamou muito àtenção: "Uma mulher que em meio a mais terrível dor (morte do filho) demonstra tranquilidade e fé". A Bíblia sequer menciona o seu nome, apenas chama-a de "sunamita", uma referência a cidade de Suném, onde morava. Suném quer dizer: "lugar de repouso". Localizada a sudeste do mar da Galiléia, entre os montes Gilboa e Tabor, na planície de Jezreel é herança da tribo de Isaacar.

O profeta Eliseu exercia seu ministério por lá quando foi notado pela sunamita: "Eis que este é um santo homem de Deus". Uma mulher, de discernimento. Eliseu torna-se hóspede dela. Como forma de retribuição, o profeta quis falar com o rei, a fim de lhe conceder favores. A sunamita, repondeu: "Eu habito no meio de meu povo"(II Reis 4:13), ou seja, "sou feliz neste lugar, não necessito de mais riquezas, me agrada o convívio com o povo". Eliseu, então, pede a Deus que lhe dê um filho.

Deus, em resposta a oração de Eliseu, realiza o desejo do coração da bondosa mulher. Seu filho já crescido, morre de uma dor de cabeça muito forte. Alguns teólogos, dizem que foi acometido de insolação já que passara muito tempo no campo, segando com o seu pai ( II Rs 4: 18-20)

O que fez a sunamita?

Chorou desesperadamente, lamentou, se revoltou contra Deus. Não!! Ela deitou o menino no quarto de Eliseu, reuniu os empregados, preparou jumentas e foi até o Monte Carmelo ao encontro do profeta. Seu marido estranhou:"Por que vais a ele hoje"? Ele nem imaginou onde chegaria a fé da sunamita. Sua resposta beira os limites do incompreensivel:"Tudo vai bem" Como?com o filho morto? "Tudo vai bem" Suas atitudes demonstram auto controle possível apenas em estado de total equilíbrio emocional, ou seja, ela não ficou desesperada.

Tribulações em Suném:

Você, já passou por algo parecido? Recebeu uma promessa de Deus, e viu essa promessa morrer? A sunamita, nos aponta um caminho: "Tudo vai bem", quando cremos em um Deus, que do pó, cria e recria a vida. Por mais difícil que pareça, é preciso repousarmos em "Suném". Acreditarmos que Deus quer o melhor para aqueles que obedecem e acreditam. Nos momentos mais tenebrosos, de escuridão, que não conseguimos enxergar o futuro. Como se diante de nós houvesse, um grande abismo, sem ligação, com o a esperança, com a felicidade, é preciso, repousar. Agir, de forma surpreendente. Não com a nossa frágil e pequena força. Mas, com a força, vinda do alto, disponível para os buscam com todo o coração:

"Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor, e firme-se sobre O seu Deus" Is 50:10

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais, então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" Jr 29:11-14.

Encontrar o Senhor, eis a maior dádiva: Ouvir do céu, uma resposta. Nem sempre, recebemos o que pedimos, porém, Deus é sábio, para nos conduzir ao melhor lugar. Aos que conhecem a Deus, o conforto de saber que Ele sempre, sempre quer o melhor para seus filhos. O justo Jó, sofreu os mais terríveis males. Perdeu todos os filhos. No final, a restituição. Deus, zela, ama, e restitui. O diabo, rouba, mina. Deus vem e vivifica, faz transbordar, esta é a herança preparada para os filhos do Reino.

Que possamos nos espelhar neste grande exemplo de fé da sunamita. Deus nos abençoe.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Lagarta, o Gafanhoto, a Locusta e o Pulgão



Joel 1.1-4
01. PALAVRA do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. 02. Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Porventura isto aconteceu em vossos dias, ou nos dias de vossos pais? 03. Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração. 04. O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.

INTRODUÇÃO

Esta mensagem irá abalar seu coração, pois seu transmissor foi um profeta de nome Joel. Fortes palavras irão inundar sua vida, pois a boa e agradável palavra de Deus tem que causar um efeito em nossas vidas. Não podemos ouvir, ou ler uma mensagem vinda da parte de Deus e ficarmos da mesma maneira que estávamos. Precisamos nos deixar sermos impactados com o poder desta palavra milagrosa.

A mensagem que irei compartilhar com os amados amigos e irmãos é algo que falou forte em minha vida e com toda certeza da origem dessa palavra, também foi levada às ovelhas da igreja que pela misericórdia de Deus, eu pastoreio.

É uma mensagem que começará com uma palavra que trará um impacto forte, mas como nosso Deus é um verdadeiro Pai amoroso, Ele nos ensinará a saída para ficarmos livres de males que poderão dizimar nossas vidas, famílias, igrejas, e muito mais. Por isso abra seu coração e receba da parte de Deus uma palavra que irá mudar toda a sua vida, em nome de Jesus.

Como sempre faço e gosto muito disso, de trazer um pouco de conhecimento para muitos que se alimentam dessa palavra veremos quem foi este profeta, chamado Joel. A bíblia nos ensina que devemos ver qual é a fonte da qual estamos bebendo.

QUEM ERA O PROFETA JOEL?

O nome Joel significa literalmente, “Jeová é Deus”, Este é um nome muito comum na terra de Israel. Ele é especificado como sendo filho de Petuel, que significa “Visão de Deus”. Muito pouco se sabe sobre a vida do profeta Joel, mas é muito provável que tenha vivido em Judá e seu ministério de profecia ocorrido em Jerusalém.

Muitos estudiosos sustentam a opinião que o profeta Joel profetizou durante os primeiros trinta anos do reinado do rei Joás (835-796 a.C), Quando Joioada era conselheiro do rei, e assim colocando o ministério de Joel por volta de 835-805 a.C.

O profeta Joel profetizou em uma época de grande devastação da terra de Judá, pois uma enorme praga de uma espécie de gafanhoto havia devastado toda vegetação, destruindo as pastagens, deixando todos os rebanhos morrendo de fome. Tal praga tirou até as cascas das árvores de figo (vr. 7). Em apenas algumas poucas horas tudo o que era verdejante, havia se tornado em destruição e desolação. Tanto o povo como os animais estavam morrendo, pois a destruição trazida pelos insetos foi tão desastrosa que o profeta Joel viu apenas uma explicação, “Era o julgamento de Deus”.

Israel havia se afastado da presença de Deus, e agora o próprio Deus precisava chamá-los ao arrependimento e a restauração. Pois pela boca do profeta Moisés, o próprio Senhor já havia dito: “Todo o teu arvoredo e o fruto de tua terra consumirá a lagarta (Dt-28:38-46)”.

Então Joel chama toda Judá a chorar por causa do julgamento desencadeado. Hoje precisamos retornar a Deus todos os dias, pois se assim não fizermos, estaremos sujeitos ao ataques dos inimigos de nossas vidas: A LAGARTA, O GAFANHOTO, A LOCUSTA E O PULGÃO.

QUEM SÃO ESTES DEMÔNIOS

Os demônios, ou anjos do inferno, que com certeza existem quer você acredite ou não, só agem em nossas vidas através de legalidades que nós mesmos damos através da falta de duas coisas que através da ignorância ou intencionalmente cometemos; A DESOBEDIÊNCIA E A INFIDELIDADE para com Deus. Assim vidas e famílias inteiras são dizimadas por demônios.

Veja uma pesquisa que fiz a respeito desses insetos:

“Algumas espécies de gafanhotos são solitárias e não gostam de ajuntamentos. Mas há também as espécies gregárias, que vivem em grandes bandos, as nuvens. Apresentam-se em amarelo, verde, vermelho, cinza ou marrom. A formação das nuvens é vista como um acontecimento imprevisível. Mas há quem ligue esse fato às variações do clima. Uma nuvem pode apresentar cerca de 15 mil gafanhotos por metro quadrado e conter 10 bilhões de insetos. Isso é suficiente para fechar o tempo e encobrir o Sol numa área de 1.800 km2. As nuvens duram entre quatro e cinco semanas e percorrem distâncias enormes. Uma nuvem chegou a voar dois mil quilômetros sobre o oceano, onde caiu e morreu. Para combater um exército desses, seriam necessários cerca de quatro milhões de litros de inseticida, ou seja, quatro piscinas olímpicas cheias. O estrago que os glutões voadores provocam não é pequeno. Um gafanhoto come, por dia, o equivalente ao seu peso; e uma nuvem com 10 bilhões de gulosos como esses consome 20 mil toneladas de grãos e vegetais por dia. Onde eles passam não sobra nada. O apetite é tão grande que os gafanhotos perdem o senso da própria sobrevivência. Eles não param de comer mesmo quando um predador aparece.”

Deus usa a figura de um inseto terrível para nos mostrar o que a desobediência e a infidelidade causam em nossas vidas. Alguns entendidos, e estudiosos acreditam que estas quatro espécies, são quatro estágios da vida desse tipo de gafanhoto.

1- A LAGARTA ou CORTADOR

Este seria o primeiro estágio larval da vida de insetos conhecidos também por serem da ordem dos lepidópteros. Elas têm aspectos de vermes e se alimentam vorazmente, atingindo até o tamanho de cerca de 10 cm. Na sua maioria, elas se alimentam de folhas.

À medida que cresce a lagarta muda de pele por varias vezes, depois de fixando em algum lugar, para então atingir um outro estágio de sua vida.

REVELAÇÃO:
Esta é a primeira causa da desobediência e da infidelidade. Não um, mas uma legião de demônios que atingem as folhas, ou seja, a beleza da vida de alguém, da família de alguém, comendo vorazmente aquilo que seria agradável aos nossos olhos, deixando muitas pessoas sem brilho, aonde vão ficando ou se tornando pessoas mirradas e cabisbaixas.

Pastores que perdem o prazer de pregar a palavra, levitas que já não se alegram em louvar a Deus com a Igreja, obreiros que já não vão mais a igreja nos dias de cultos, pais que não amam mais seus filhos e vice-versa. Igrejas inteiras que perdem a beleza da comunhão com o Espírito Santo, e acaba por se tornarem uma geladeira.

2- O GAFANHOTO OU MIGRADOR

Este o segundo estágio, que após se alimentado das folhas, mutam para outro estágio de sua vida, tornado-se agora um terrível gafanhoto.

Os gafanhotos são caracterizados por terem fêmur das pernas posteriores grandes e fortes, lhes permitindo se deslocarem em grandes saltos. Voam em nuvens com cerca de dez bilhões de insetos (10.000.000.000) devastando plantações inteiras. Os gafanhotos são polígafos, ou seja, se alimentam de vários tipos de plantas.

Como as lagartas comeram as folhas, agora vem na mesma planta, ou seja, a vida do desobediente e infiel, outro demônio, e sendo já as folhas retiradas pelas lagartas, agora estes insetos chegam para comerem a ponta dos galhos.

REVELAÇÃO:
Isso nos mostra que estes demônios comem o crescimento de uma vida, tirando toda possibilidade de crescimento, minando sonhos e tirando a esperança que outrora havia

Por isso vejo que ainda em nossos dias, muitos morrerem física e espiritualmente, por que pastores deveriam pregar uma palavra que sustentem suas ovelhas, mas ao invés disso ficam se envolvendo com politicagem, usando os altares para atirarem pedras em outros ministérios, buscando se enriquecerem.

3- A LOCUSTA OU DEVORADOR

Chegamos ao terceiro estágio. Agora já se foram às folhas comidas pelas lagartas, e também não há mais a ponta dos galhos, onde estavam os brotos, assim se foi a beleza e o crescimento de uma vida. Agora vem a locusta, que devora os galhos inteiros, e com uma fome voraz.

Nesse estágio adulto da lagarta e com seus dentes (se assim podemos dizer) fortes e crescidos, eles comem todos os galhos da vida da pessoa desobediente e infiel ao Senhor.

REVELAÇÃO:
Aqui vejo eu o ataque dos demônios levando esta vida à falência. Os demônios querem fazer com todos, como fez com Jó, levando nossas vidas a uma falência em todas as áreas que sustentam nosso psicológico, sentimental, profissional, familiar, financeiro.

Muitas famílias rompem casamentos d e anos, levando todos, filhos e pais a se jogarem nas drogas, na prostituição, no adultério, na lama do pecado, pois já não há mais beleza, já não há mais possibilidade de crescimento nem sonhos, por isso a bola da vez é a falência de toda uma vida.

Dizem que a maior igreja da terra é a igreja dos desviados, ou seja, aqueles que se afastaram da presença de Deus. Creio que isso possa ser verdade, pois em meu trabalho tenho visto muitos que outrora foram servos do Rei Altíssimo, agora jogado na lama de um presídio, drogas, bebidas.

4- O PULGÃO OU DESTRUIDOR

Chegamos ao último estágio da vida desse inseto nocivo. Aqui no contexto de Joel chamado de pulgão. O que seria também o último estágio da vida do desobediente e infiel, que agora quase não se é mais nada.

Quando o pulgão chega à vida de uma pessoa, veja o que ela encontra.

REVELAÇÃO:

Vejo nesse estágio demoníaco do ataque do inimigo, o que na gíria popular diríamos: “O tiro da misericórdia”.

Agora já não há beleza, crescimento, tudo está falido, então chega a hora da morte. Sim uma morte física e espiritual, pois se o inimigo chegar a ter vitória nesse estágio tudo pode estar perdido para sempre.

Agora o que sobrou foram as cascas (vr 7), o pulgão começa a comê-la. Sim as cascas são a comida da vez. Era a possibilidade daquela vida se levantar, se reerguer, mas o pulgão quer matar a árvore.

Creio que todos já conhecemos alguém que depois de ter sido atacado pela lagarta, pelo gafanhoto, pela locusta, foi atacado pelo pulgão. É como se um cupim fosse colocado dentro de uma madeira, assim tirando toda e qualquer possibilidade de restauração de uma família, vida, igreja, ministério. Então vem a morte.

CONCLUSÃO

Eu não poderia encerrar esta mensagem sem lhe escrever o que vou escrever, por isso veja o poder da palavra revelada de Deus para as nossas vidas.

Eu quero ser um profeta para sua vida neste momento, meu caro amigo leitor. Joel significa “JEOVÁ É DEUS”, e sendo Ele Deus, como sei que é, Ele não deixará você sozinho neste momento. Talvez você esteja agora sendo atacado por estes insetos e sua vida é só choro e tristeza, mas este humilde profeta vai lhe dar ainda a última palavra, a palavra de Deus.

Talvez você não saiba, mas o gafanhoto não se reproduz no calor, e por isso me levanto para dizer para você que o fogo do Espírito Santo vai envolver sua vida.

Quando o profeta Joel está profetizando, ele chega ao que para nós é o capítulo dois, e no versículo dezoito o próprio Jeová começa a fazer promessas de fartura, para a vida daqueles que se voltarem para Ele, e se converterem e se tornarem fieis a sua palavra. Com esta promessa eu quero encerrar esta mensagem, com a promessa de Deus para a vida daqueles que após se alimentarem dessa mensagem, decidir se tornarem obedientes e fieis.

Joel 2.25-27
25. E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. 26. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. 27. E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

Esta é a promessa de Deus para nossas vidas receba, tome posse e viva esta palavra em sua vida. Ainda que tudo pareça perdido, em sua vida, família, ministério, igreja, empresa, seja o que for o Senhor Jeová não mudou, Ele ainda pode reverter esta situação, pois ele te ama. Seja obediente e fiel ao Senhor.

|  Autor: Pr. Alexandre Augusto

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mulher Virtuosa

Texto: Provérbios 31:10-31

Deus tem nos chamado para sermos mulheres virtuosas. Mulheres desprendidas, marcadas pelo poder de Deus, ou seja, mulheres que tem o perfil e o caráter de um Deus forte. Qual seria então o perfil de uma mulher virtuosa?

CONFIÁVEL, FIEL - Em primeiro lugar, podemos dizer que a mulher virtuosa é aquela em que se pode confiar “O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro” (Prov. 31:11). É uma mulher plenamente confiável. Não suporta traições e nem vive de trapaças, mentiras. Antes tem a sua vida firmada na verdade e por andar na verdade, é fiel em todo o tempo;

AGRADÁVEL, DO BEM – A mulher virtuosa é do bem. “Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Prov. 31:12) – Não é aquela mulher encrenqueira, que arranja briga por tudo. Ao contrário, é uma mulher serena, que sempre busca o bem de todos e por este motivo, todos sentem prazer em estar a seu lado. Ou seja, por desejar o bem se torna uma pessoa agradável.

NÃO SUPORTA A PREGUIÇA – A mulher virtuosa não é preguiçosa. “Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos” (Prov. 31:13). A mulher virtuosa é guerreira, não suporta a preguiça. Ao contrário, tem disposição para lutar por seus sonhos. Todas as tarefas que realiza faz de bom grado, sem murmurações e lamento. Por este motivo, nada lhe falta.

É EMPREENDEDORA – A mulher virtuosa é uma mulher empreendedora, de vanguarda, visionária. “Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas mãos” (Prov. 31:16). Ela é empreendedora, pois sabe adquirir bens com a inteligência que Deus lhe dá. Não fica parada, esperando as coisas caírem do céu e não se escora em ninguém. Antes, é visionária, está sempre buscando uma forma de progredir, avançar e conquistar. Se não consegue por um caminho, tenta outros caminhos, buscando sempre novas oportunidades.

É FORTE – A mulher virtuosa é uma fortaleza. “Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços” (Prov. 31:17) – É uma mulher forte, pois nada consegue destruir a sua fé e esperança. Pode até chorar mas logo enxuga as suas lágrimas, tendo a certeza que sempre existirá o amanhã. Passa por dificuldades, como todo ser humano, mas jamais perde a sua força de viver, de crer nas promessas de Deus. Nada e ninguém consegue abater a sua fé.

É MISERICORDIOSA – A mulher virtuosa tem um bom coração. “Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos” (Prov. 31:20). Não é egoísta. Ao contrário, sempre abençoa aqueles que a rodeiam. Sabe ajudar quando preciso e está sempre pronta para estender as suas mãos abençoadoras aqueles que necessitam.

É UMA MULHER UNGIDA. A mulher virtuosa nunca deixa faltar o óleo da unção de Deus em sua vida. “Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite” (Prov. 31:18). É uma mulher que nunca permite que a chama do Espírito Santo se apague em sua vida pois compreende que o óleo da unção de Deus é sua essência e lhe trás tudo de bom que necessita para ser feliz. Ainda que viva momentos difíceis não deixa de buscar a Deus, de manter firme a sua aliança com o Altíssimo.

domingo, 13 de maio de 2012

A Bíblia Responderá

Link do Canal e Fonte: Saiba mais verdades
http://www.youtube.com/channel/UCOIOKIyLbcLWrt55b8H3MFw

DAI-ME UM SINAL CERTO...


 


Josué 2: 12, 13


INTRODUÇÃO


Jericó era considerada uma cidade fortificada e segura, mas quando o povo de Israel estava para conquistá-la, os seus habitantes estavam angustiados e deprimidos diante da perspectiva de destruição. A vida de pecados não lhes trazia tranquilidade nem confiança ao coração, quando começaram a ver que todas as estruturas ao seu redor começaram a ruir.

DESENVOLVIMENTO


A situação de Jericó e seus habitantes naqueles dias, apontam profeticamente para a situação do mundo de hoje. As pessoas sentem que alguma coisa grave está para acontecer, por isso o coração de muitos se angustia quando vêem que as estruturas em que confiavam (bens, família, emprego, saúde, etc.) começam a ruir.

Quando Josué enviou os espias a Jericó, o rei mandou que eles fossem caçados em todos os lugares, achando que matando-os os seus problemas estariam resolvidos. Mas uma mulher chamada Raabe, que era desprezada por sua vida desregrada, acolheu os espias e na conversa que teve com eles, demonstrou temor e fé no Deus de Israel e naquele momento fez uma suplica pela sua vida e de seus familiares, para que fossem poupados da morte. Para que tivesse certeza de sua salvação, ela lhes pediu um SINAL CERTO, algo em que pudesse confiar na hora da destruição e da morte.

Este SINAL CERTO era algo que:
·         Ela não tinha em si, mas que receberia dos espias;
·         Eles é quem deveriam apontá-lo e providenciá-lo;
·         Não deveria deixar dúvidas nem confusão;
·         Deveria ser algo firme, inabalável e seguro, que não fosse destruído quando tudo viesse a ruir;
·         Deveria ser o sinal para a salvação de Raabe e sua família, quando o juízo chegasse a Jericó.

Os espias deram a Raabe, como sinal certo, um FIO DE ESCARLATE, e mandaram que ela o pendurasse na janela de sua casa, de modo que quando os israelitas vissem aquele fio, não fizessem mal às pessoas que estivessem dentro da casa, mas todos que saíssem dela seriam mortos.
O que significa este FIO DE ESCALARTE que foi dado como SINAL CERTO para a salvação de Raabe e sua família ? A resposta é:

O SANGUE DE JESUS, pois ele é algo que:
·         Não procede do homem, mas foi Dom de Deus;
·         Jesus o derramou e o Espírito Santo revelou o poder que nele há;
·         Não deixa nenhuma sombra de dúvida ou confusão;
·         Foi definido e firmado na eternidade, por isso é um concerto eterno e inabalável;
·         É o sinal certo da nossa salvação, como o foi no Egito para os israelitas, por ocasião da Páscoa.

CONCLUSÃO

Quando as estruturas deste mundo começarem a ruir sob o juízo de Deus, aqueles que tiverem o Sinal do Sangue de Jesus, e dentro do projeto de Deus, serão poupados de todos os males.
Muitos hoje em dia têm criado métodos e assumido posições, na tentativa de obter um sinal para sua salvação (religião, boas obras), mas estas coisas também ruirão, pois somente o Poder do Sangue de Jesus permanece inabalável e pode nos livrar da morte.