Mateus 25:1-13
“ENTĂƒO o reino dos cĂ©us serĂ¡ semelhante a dez virgens que, tomando as suas lĂ¢mpadas, saĂram ao encontro do esposo. 2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 As loucas, tomando as suas lĂ¢mpadas, nĂ£o levaram azeite consigo. 4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lĂ¢mpadas. 5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6 Mas Ă meia-noite ouviu-se um clamor: AĂ vem o esposo, saĂ-lhe ao encontro. 7 EntĂ£o todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lĂ¢mpadas. 8 E as loucas disseram Ă s prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lĂ¢mpadas se apagam. 9 Mas as prudentes responderam, dizendo: NĂ£o seja caso que nos falte a nĂ³s e a vĂ³s, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vĂ³s. 10 E, tendo elas ido comprĂ¡-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram tambĂ©m as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos nĂ£o conheço. 13 Vigiai, pois, porque nĂ£o sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem hĂ¡ de vir.” Mateus neste texto nos relata a ParĂ¡bola das 10 virgens. As virgens representam todos os crentes. O que significa que, na igreja, hĂ¡ dois tipos de crentes: O Prudente e o NĂ©scio; o vencedor e o derrotado. E o que diferencia o Prudente e Vencedor, nesta parĂ¡bola? É que, alĂ©m da lĂ¢mpada, ele tem azeite sobrando. O NĂ©scio e derrotado, nĂ£o Ă© cheio do EspĂrito Santo O outro aspecto que precisa ficar claro Ă© que a Ăªnfase da parĂ¡bola Ă luz da hermenĂªutica, nĂ£o Ă© a salvaĂ§Ă£o do indivĂduo do inferno, mas o Reino do Senhor Jesus Cristo. Tanto esta parĂ¡bola como a dos talentos (tambĂ©m o capĂtulo de Mateus 25) falam acerca do Reino de Deus. Atente bem para o que diz Mateus no primeiro verso “ENTĂƒO o reino dos cĂ©us serĂ¡ semelhante a dez virgens que, tomando as suas lĂ¢mpadas, saĂram ao encontro do esposo.” Isto posto, a partir de agora, vamos explicar o significado de alguns termos desta parĂ¡bola:
O texto diz que cinco das virgens eram néscias.
Podemos dizer que elas eram crentes, por alguns motivos:
A BĂblia fala que elas eram todas virgens – isto nunca Ă© colocado em dĂºvida, esta nĂ£o Ă© a questĂ£o principal desta ParĂ¡bola. A grande questĂ£o nĂ£o Ă© se as virgens eram falsas ou verdadeiras, mas se eram nĂ©scias ou prudentes. Se fossem falsas, o Senhor teria dito. Elas tinham luz em suas lĂ¢mpadas; isto significa que elas nasceram de novo, tiveram seu espĂrito recriado na conversĂ£o. Por outro lado, se essa lĂ¢mpada tambĂ©m significa obras, quer dizer que elas tinham obras, testemunho diante de Deus; se a lĂ¢mpada significa a Palavra, quer dizer que elas tinham a Palavra consigo. (Salmo 119:105 “LĂ¢mpada para os meus pĂ©s Ă© a Tua palavra e luz para os meus caminhos”). Todas elas foram encontrar-se com o noivo. Se elas nĂ£o fossem crentes, elas nunca iriam se encontrar com o noivo, assim como bandido nĂ£o vai se encontrar com a polĂcia, lembre-se do que diz o adĂ¡gio popular: “no lugar que tem polĂcia o malandro nĂ£o encosta, lagoa que tem piranha jacarĂ© nada de costa”. O incrĂ©dulo nĂ£o vai atrĂ¡s de Cristo. É o Senhor Jesus Cristo que toma a iniciativa de amor indo de encontro com o homem perdido sem Deus. No verso 6 “Mas Ă meia-noite ouviu-se um clamor: AĂ vem o esposo, saĂ-lhe ao encontro.” se diz que ouviu-se um grito, que Ă© a voz do arcanjo; Ă© a voz da sĂ©tima trombeta do Apocalipse. E quando este arcanjo tocar, entĂ£o todos vĂ£o ressuscitar. E todas elas ouviram a voz do arcanjo, o que significa que elas eram crentes. As ovelhas reconhecem a Voz do Sublime Pastor! Por fim nos Ă© dito que todas elas tinham Ă³leo nas lĂ¢mpadas. O problema Ă© que elas nĂ£o tinham azeite sobrando. O Azeite nas Sagradas Escrituras simboliza O EspĂrito Santo. Outra diferença: se o Senhor nĂ£o tivesse demorado, as virgens nĂ©scias teriam entrado pela porta. O grande teste entĂ£o foi o tempo. HĂ¡ muitos crentes que vĂ£o bem na sua jornada cristĂ£, mas logo desistem, vĂ£o perecendo pelo caminho vĂ£o se desviando. Ainda hĂ¡ outro aspecto que precisamos considerar com muita seriedade diante do Senhor: quando o noivo chegou, as virgens nĂ©scias pediram azeite Ă s prudentes que disseram nĂ£o, o que isto significa? Significa que cada um de nĂ³s deve ter a medida da UnĂ§Ă£o individualmente. Se as nĂ©scias nĂ£o fossem crentes, as prudentes nunca poderiam ter negado do EspĂrito para elas. Elas disseram: vĂ£o comprar! Ora, se a parĂ¡bola estivesse falando de salvaĂ§Ă£o, a salvaĂ§Ă£o poderia entĂ£o ser comprada com obras por exemplo, ou estĂ¡ Ă venda? NĂ£o; a SalvaĂ§Ă£o Ă© de Graça (“pela Graça sois salvos mediante a fĂ©, e isto nĂ£o vem de vĂ³s Ă© dom de Deus”). Se as virgens nĂ©scias eram descrentes, entĂ£o as prudentes pecaram, porque nĂ£o quiseram dar do que tinham Ă s outras. E A BĂblia nĂ£o as repreende por isso. E no verso 13 o Senhor nos manda vigiar, pois nĂ£o sabemos o tempo e a hora. Descrente nĂ£o vigia, ele anda gozando a vida e seus prazeres regaladamente sem nenhuma preocupaĂ§Ă£o com o seu destino na era vindoura – agora aqueles que vigiam sĂ£o os crentes. Agora entendemos que todas 10 virgens sĂ£o crentes e que hĂ¡ na Igreja os crentes nĂ©scios e os crentes prudentes. O Prudente Ă© aquele que edifica a sua vida em segurança, sobre a Rocha – que pratica a Palavra, tem realidade e conteĂºdo espiritual. Aquele que estĂ¡ em linha com a Palavra de Deus nĂ£o pode ser abalado. E qual foi a insensatez que estas virgens cometeram? Reino Ă© tomado por esforço, e a SalvaĂ§Ă£o Ă© pela Graça! Elas tinham apenas a lĂ¢mpada acesa – eram salvas da perdiĂ§Ă£o do inferno -, mas nĂ£o tinham azeite sobrando – nĂ£o eram cheias do EspĂrito Santo. O azeite sobrando Ă© a qualificaĂ§Ă£o para reinar com o Senhor Jesus. O azeite Ă© algo de que temos que nos encher a cada dia, pois vai se acabando, logo precisa ser cheio e renovado constantemente. Quem Ă© cheio do EspĂrito quer fazer algo na direĂ§Ă£o do EspĂrito Santo, Ă© gente comprometida, Ă© sĂ©ria e quer ver algo acontecendo, pois elas sabem que o Reino Ă© tomado por esforço, e a SalvaĂ§Ă£o Ă© pela Graça. (Mateus 11:12 “Desde os dias de JoĂ£o Batista atĂ© agora o Reino dos CĂ©us Ă© tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”) Porque as virgens prudentes nĂ£o atenderam ao pedido das virgens nĂ©scias e nĂ£o lhes deram azeite? É porque hĂ¡ coisas que ministramos e outras que damos. O verso 7 fala que as virgens nĂ©scias, quando acordaram, queriam que as prudentes dessem a elas azeite. Mas estas mandaram comprĂ¡-lo. Comprar na BĂblia, Ă© algo cheio de significado. Na BĂblia hĂ¡ muitas coisas gratuitas – como a salvaĂ§Ă£o -, mas hĂ¡ outras coisas que temos que pagar um preço para tĂª-las. Eu posso ministrar o batismo no EspĂrito Santo, mas nĂ£o posso encher ninguĂ©m do EspĂrito Santo; cada um Ă© responsĂ¡vel por encher-se e para isto o apĂ³stolo Paulo dĂ¡ a receita em EfĂ©sios 5:18-20 “E nĂ£o vos embriagueis com vinho, em que hĂ¡ contenda, mas enchei-vos do EspĂrito; 19 Falando entre vĂ³s em salmos, e hinos, e cĂ¢nticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coraĂ§Ă£o; 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” Como vocĂª vĂª amado leitor, este enchimento do EspĂrito Santo nĂ£o Ă© uma mera transferĂªncia de poder ou capacitaĂ§Ă£o para obras de Deus, com uma oraĂ§Ă£o impondo as mĂ£os sobre a cabeça do indivĂduo, empurrando, derrubando, soprando, lançando o “paletĂ³ santo” sobre o indivĂduo, com palavras mĂ¡gicas, tal como temos visto no evangelicalismo moderno; nas ocorrĂªncias dos “Encontros Tremendos” onde o indivĂduo entra pecador, e em trĂªs dias jĂ¡ sai prontinho batizado com EspĂrito Santo! Isto Ă© vulgarizar a Palavra de Deus! Sabemos que hĂ¡ no nosso meio irmĂ£os que nĂ£o gostam do termo “pagar o preço”, porque dizem que tudo Ă© de graça. Mas, a BĂblia nĂ£o nos ensina que tudo Ă© de graça. Ela nos diz que hĂ¡ coisas que tĂªm um preço. ProvĂ©rbios 23:23 “Compra a verdade, e nĂ£o a vendas; e tambĂ©m a sabedoria, a instruĂ§Ă£o e o entendimento.” nos fala de coisas que devemos comprar. Por exemplo ser um Mestre na Palavra requer tempo, oraĂ§Ă£o, contemplaĂ§Ă£o, estudo, pesquisa, esforço e disposiĂ§Ă£o. Fala que a operaĂ§Ă£o da vida e da unĂ§Ă£o tem um preço: entrar na morte. Morte Ă© qualquer coisa que implica na suspensĂ£o dos nossos direitos legĂtimos e vitais. Ora, se temos direito de comer, mas abrimos mĂ£o dele para jejuar e ter unĂ§Ă£o, isso Ă© morte. Se temos direito de dormir, de passear, e abrimos mĂ£o deles para orar, isso Ă© morte. E quando pagamos o preço, a Vida de Deus vĂª. Em Apocalipse 3:18 “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e nĂ£o apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colĂrio, para que vejas.”, na carta Ă igreja em LaodicĂ©ia, o Senhor nos aconselha a comprar ouro, que nos fala da natureza do carĂ¡ter santo de Cristo; vestiduras brancas, que nos falam dos atos de justiça dos santos e da Santidade de Deus e colĂrio, para vermos, para enxergarmos as coisas de Deus, para termos discernimento e percepĂ§Ă£o espirituais. HĂ¡ muitos que sĂ£o naturais e sĂ³ vĂªem o que Ă© palpĂ¡vel. Ter unĂ§Ă£o e um constante jorrar de vida implica, muitas vezes, em muito choro, lĂ¡grimas, jejum, oraĂ§Ă£o e perseverança. HĂ¡ um preço a ser pago. Verso 5. Todos nĂ³s iremos morrer a vida fĂsica um dia, ou seremos arrebatados (embora jĂ¡ tenhamos morrido com Jesus Cristo incluĂdos na sua morte, na cruz do calvĂ¡rio), assim como as virgens simbolicamente morreram quando estavam dormindo. Dormir na BĂblia pode significar duas coisas: Apostatar-se da fĂ©: (Romanos 13:11-14 “E isto digo, conhecendo o tempo, que jĂ¡ Ă© hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvaĂ§Ă£o estĂ¡ agora mais perto de nĂ³s do que quando aceitamos a fĂ©. 12 A noite Ă© passada, e o dia Ă© chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como de dia; nĂ£o em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nĂ£o tenhais cuidado da carne em suas concupiscĂªncias.” e I Tessalonicenses 5:4-10 “Mas vĂ³s, irmĂ£os, jĂ¡ nĂ£o estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrĂ£o; 5 Porque todos vĂ³s sois filhos da luz e filhos do dia; nĂ³s nĂ£o somos da noite nem das trevas. 6 NĂ£o durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sĂ³brios; 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. 8 Mas nĂ³s, que somos do dia, sejamos sĂ³brios, vestindo-nos da couraça da fĂ© e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvaĂ§Ă£o; 9 Porque Deus nĂ£o nos destinou para a ira, mas para a aquisiĂ§Ă£o da salvaĂ§Ă£o, por nosso Senhor Jesus Cristo, 10 Que morreu por nĂ³s, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.”); Morrer (I Tessalonicenses 4:13 “NĂ£o quero, porĂ©m, irmĂ£os, que sejais ignorantes acerca dos que jĂ¡ dormem, para que nĂ£o vos entristeçais, como os demais, que nĂ£o tĂªm esperança.” e JoĂ£o 11:11 “Assim falou; e depois disse-lhes: LĂ¡zaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertĂ¡-lo do sono.”). Neste texto, objeto do nosso estudo, cremos que o significado aqui Ă© morte. Porque todas, tanto as nĂ©scias como as prudentes dormiram. Se se tratasse de apostasia, terĂamos que admitir que as prudentes, tambĂ©m se apostataram da fĂ©. Em segundo lugar, as prudentes dormiram e nĂ£o foram de forma nenhuma afetadas pelo sono. E, em terceiro lugar, o Senhor nĂ£o as repreende por haverem dormido. Por tudo isso, podemos ver que o sono, aqui, nĂ£o Ă© algo negativo. Mesmo porque o centro da parĂ¡bola Ă© o verso 13, que nos manda vigiar e orar. “Ouviu-se um grito: Eis o noivo, saĂ ao seu encontro!” . Quando a SĂ©tima Trombeta tocar, aqueles que morreram em Cristo vĂ£o ressuscitar; todos, tanto os vencedores quanto os derrotados, vĂ£o ressuscitar. Todas as virgens se levantaram, lembra-se? Isto significa que essa parĂ¡bola fala da volta do Senhor Jesus. O Verso 10 nos diz que, enquanto elas foram comprar azeite, o noivo chegou e as virgens que estavam apercebidas, que tinham azeite sobrando em suas lĂ¢mpadas, entraram para as bodas e as portas foram fechadas. Fechar a porta nĂ£o significa que a pessoa perdeu a salvaĂ§Ă£o; significa, sim, que o tempo para qualificaĂ§Ă£o, enchendo-se do EspĂrito Santo, Ă© hoje. É agora e nĂ£o depois que o Senhor Jesus voltar. Em II CorĂntios 5:10 “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” nos Ă© dito que todos os crentes comparecerĂ£o perante o Tribunal de Cristo. Este julgamento nĂ£o Ă© para salvaĂ§Ă£o ou perdiĂ§Ă£o eterna, mas para recebermos ou nĂ£o o galardĂ£o de Reinar com Cristo no Reino Milenar. Qual a diferença entre as Virgens NĂ©scias das Virgens Prudentes? A grande diferença entre as virgens nĂ©scias e as virgens prudentes, alĂ©m da quantidade de Azeite que elas possuem em suas lĂ¢mpadas Ă© a seguinte: Enquanto as virgens nĂ©scias vĂ£o dormir em berço esplĂªndido; As Virgens Prudentes estĂ£o alertas, vigilantes, como o CoraĂ§Ă£o velando no Noivo, Cantares 5:2 “Eu dormia, mas o meu coraĂ§Ă£o velava; e eis a voz do meu amado que estĂ¡ batendo: abre-me, minha irmĂ£, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça estĂ¡ cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.” Por isto, registramos aqui um alerta do apĂ³stolo Paulo na Carta aos EfĂ©sios, 5:14-17 “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerĂ¡. 15 Portanto, vede prudentemente como andais, nĂ£o como nĂ©scios, mas como sĂ¡bios, 16 Remindo o tempo; porquanto os dias sĂ£o maus. 17 Por isso nĂ£o sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Verso 11. Mais tarde, chegaram as virgens nĂ©scias, clamando: “Senhor, Senhor abre-nos a porta!” Mas Ele respondeu: “Na verdade vos digo que nĂ£o vos conheço”. O conhecer deste contexto Ă© diferente de um simples conhecer; Ă© algo mais intenso, mais profundo, mais Ăntimo. A BĂblia usa dois termos gregos para a palavra conhecer: gnosko (conhecimento objetivo, mental, da alma) e oido (conhecimento subjetivo, espiritual, mais intenso). A BĂblia muitas vezes, chama o ato sexual de conhecer. JoĂ£o 1:26,31, diz que JoĂ£o nĂ£o conhecia a Jesus, mas Ă© claro que ele o conhecia. Eles eram primos. JoĂ£o sabia quem era Jesus, o filho de Maria, mas nĂ£o sabia quem era Jesus o Filho de Deus, para o que seria preciso especial revelaĂ§Ă£o – mais que gnosko, seria preciso oido. Quando o Senhor Jesus disse que nĂ£o conhecia aquelas virgens nĂ©scias, serĂ¡ que Ele estava dizendo que nĂ£o sabia quem eram elas? Claro que nĂ£o, porque Deus conhece todo mundo. Ele Ă© Onisciente, conhecedor de todas as coisas. Um clĂ¡ssico exemplo disto estĂ¡ no livro de I Samuel no capĂtulo 3. Samuel servia ao Senhor perante o Sacerdote ElĂ, num tempo de grande apostasia e falta de atividade profĂ©tica, esta era a caracterĂstica dos dias de Eli. Vemos neste texto que o jovem Samuel servia o Senhor, porĂ©m Samuel nĂ£o conhecia o Senhor. Ora, se Samuel servia ao Senhor, ele sabia quem era o Senhor. É como muitos crentes, que servem ao Senhor, porĂ©m nĂ£o o conhecem na intimidade, em realidade e em espĂrito. O conhecimento do Senhor nos transforma, nos muda e nos conquista. A salvaĂ§Ă£o Ă© uma questĂ£o de conhecermos a Deus, Ă© uma Porta dimensional que se nos abre para percorrermos O Caminho, mas o Reino Ă© uma questĂ£o de Deus nos conhecer. Para encerrarmos esta parĂ¡bola, precisamos ter clareza de que, para sermos vencedores, nĂ£o termos apenas que a LĂ¢mpada acesa. É preciso ter azeite sobrando na vasilha. As virgens nĂ£o foram julgadas por algo que fizeram ou deixaram de fazer. A grande questĂ£o nĂ£o eram as obras, muitos espĂritas na sua ignorĂ¢ncia fazem muito mais obras do que o povo evangĂ©lico, pensando que com isto ganharĂ£o a salvaĂ§Ă£o. Apesar das obras serem importantes, frutos de um coraĂ§Ă£o convertido em fĂ©. A grande questĂ£o era se estavam ou nĂ£o cheias do EspĂrito Santo, com Azeite derramando em suas candeias. Eis aĂ porque nĂ³s somos tĂ£o radicais quanto Ă necessidade de estar cheio do EspĂrito Santo. É que nĂ£o hĂ¡ como ser vencedor sem ser cheio do EspĂrito Santo. Sem estar cheio do azeite do EspĂrito Santo ninguĂ©m vai ser arrebatado. No arrebatamento vai ser apenas para o crente vencedor. Nem todos os crentes vĂ£o ser arrebatados. NĂ£o basta estar com a vida correta e irrepreensĂvel – atĂ© porque hĂ¡ muitos nĂ£o-crentes que tĂªm uma vida mais correta do que muitos de nĂ³s. É preciso ter algo mais – Ă© preciso ter algo que o mundo nĂ£o tem. Em nossa igreja somos tĂ£o radicais quanto a este aspecto que ninguĂ©m assume nenhuma funĂ§Ă£o de liderança sem estar cheio do EspĂrito Santo. |
domingo, 1 de julho de 2012
ParĂ¡bola das dez virgens.
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