terça-feira, 26 de abril de 2011
“Samuel” 2
2- Quebra-Gelo: Qual é o animal que você sabe imitar?
3- Versículo para Memorizar: “…quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna…”
Jo 5:24.
4- Referência Bíblica: 1 Samuel 3:1-20
5- Mensagem: Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o Senhor. Naqueles dias poucas mensagens vinham do Senhor, e as visões também eram muito raras. Certa noite Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto. Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa. Então o Senhor Deus chamou: — Samuel, Samuel! — Estou aqui! — respondeu ele. Então correu para onde Eli estava e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: Eu não chamei você. Volte para a cama. E Samuel voltou.Então o Senhor Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi aonde estava Eli e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli tornou a responder: — Eu não chamei você, filho. Volte para a cama. Samuel não conhecia o Senhor pois o Senhor ainda não havia falado com ele. Aí o Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli estava e disse: O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o Senhor quem estava chamando o menino e ordenou: — Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!” E Samuel voltou para a cama. Então o Senhor veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: Samuel, Samuel! — Fala, pois o teu servo está escutando! Respondeu Samuel. E o Senhor disse: Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados. Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado. Samuel ficou na cama até de manhã. Aí se levantou e abriu os portões da área da Tenda Sagrada. Ele estava com medo de falar com Eli sobre a visão que havia tido. Mas Eli o chamou: Samuel, meu filho! Estou aqui! respondeu ele. O que foi que Deus lhe disse? perguntou Eli. Não esconda nada de mim. Deus o castigará severamente se você não me contar tudo o que ele disse. Então Samuel contou tudo, sem esconder nada. E Eli disse: — Ele é Deus, o Senhor. Que ele faça tudo o que achar melhor! E Samuel cresceu. O Senhor estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. Assim todo o povo de Israel, do Norte ao Sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do Senhor.
6- Aplicação: Nas primeiras vezes que Deus chamou Samuel, ele não reconheceu a voz, e pensou que fosse Eli, chamando-o. Mas depois, passou a reconhecer a voz de Deus e ouvia- O atentamente, e como profeta entregava a mensagem de Deus ao povo. Deus deseja também falar com você a cada dia, e revelar a vontade dele pra sua vida e pra sua família. Quanto mais tempo você passar em oração com o Senhor, em momentos de silêncio, mais você terá facilidade para reconhecer a Sua voz. E você será abençoado, ao ouvir e obedecer a tudo quanto Ele te ordenar. Atividade: Brincadeira: “ Cabra-Cega” – Sugestões: 1º) Vendar os olhos de uma criança, ela terá que reconhecer a voz de uma criança, se acertar, a outra criança passa a ser a “cabra-cega”, se errar, continua com os olhos vendados. 2º ) A criança fica com os olhos vendados segurando um objeto, (pode ser uma bola), e as outras crianças tentam tocar no objeto, se a criança “cabra-cega”conseguir pegar a criança que tocou no objeto e adivinhar seu nome, a criança que foi pega se torna a “cabra-cega.”
7- Comunhão / Encerramento
ESTUDO RETIRADO DO BLOG DA PASTORA MIRIAN GALLI DA IGREJA ÁGUA VIVA.
Samuel
VERSO PARA DECORAR
“Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor.” 1 Samuel 1:28, NVI.
Resumo da Lição
Ana teve um bebê e lhe deu o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor.” No ano seguinte, quando chegou a época de ir a Siló, Ana e seu bebê ficaram em casa. Quando o menino já tinha idade sufi ciente para alimentar-se sozinho, ela o levou a Eli, o sacerdote em Siló, e lembrou a Eli que ela havia pedido aquela criança a Deus e prometera devolver o filho para ser servo de Deus durante a vida inteira. Samuelzinho ficou em Siló. Ana voltou para casa, e não se esqueceu do filho. Ela orou por ele e fez roupas para levar-lhe cada ano. Deus abençoou Ana e Elcana com mais filhos.
Esta lição fala sobre serviço. Ana e Elcana dedicaram Samuel ao serviço de Deus. Samuel cresceu e serviu a Deus durante toda a sua vida. Mesmo a criança mais nova pode servir a Deus ao colaborar com os ajudantes de Deus. (Muitas crianças da Escola Sabatina foram dedicadas a Deus em uma cerimônia religiosa especial. Falar sobre isso se as crianças mostrarem interesse.)
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Ana e seu marido Elcana foram ao tabernáculo [casa de Deus, igreja] em Siló para adorar o Senhor. Ali, Ana orou pedindo um bebê. O idoso sacerdote Eli pediu que Deus atendesse à oração dela e lhe desse um bebê. Quando Ana voltou para casa, observou as crianças correndo umas atrás das outras, enquanto brincavam. Seus pezinhos levantavam nuvens de poeira. Ana sorria. Mesmo quando o pó lhe entrava pelas narinas e a fazia espirrar, ela sorria. Ela ria das crianças barulhentas e ofegantes. Ela sorria para suas mães. Ana sorria porque tinha um segredo.
Finalmente, ela também seria mãe!
Ana estava muito feliz! Não demorou muito e todos souberam o motivo de tanta alegria. Todos puderam ver que Ana teria um bebê!
Um dia, o bebê de Ana nasceu. Ana olhava para os lindos cabelos castanhos cacheados do seu bebezinho, para seus belos olhos e orelhinhas. Ela acariciava a pele macia e contava os dedinhos de seu pé. Ana deu ao seu filhinho o nome de Samuel, porque esse nome significa “pedido ao Senhor”. Ela havia orado pedindo a Deus um filho, e Ele atendera seu pedido. E ela cumpriria sua promessa. Seu filho serviria a Deus durante toda a sua vida.
Quando Samuel tinha mais ou menos a idade de vocês, Ana o levou para morar com o Sacerdote Eli para ajudar no tabernáculo. Samuel se sentia muito especial. Ele sabia que tinha um trabalho importante a fazer.
O que vocês acham que Samuel fazia no tabernáculo? As seguintes coisas ajudarão vocês a pensarem sobre o que Samuel poderia ter feito para ajudar o Sacerdote Eli? [Permitir que as crianças, uma por uma, peguem um apetrecho do tabernáculo de uma caixa. Falar sobre a tarefa que cada coisa representa. Quando cada criança tiver um item, pedir-lhe que faça de conta que é uma ajudante de Eli, usando o item escolhido. Quando terminarem, as
crianças guardarão os utensílios na caixa.] Todos vocês são bons ajudantes, assim como Samuel foi.
Ana sentia muita falta do seu filhinho! Em casa, Ela sentia falta de Samuel. Por morar longe do tabernáculo, ela não podia ver o filho com frequência. Mas cada ano ela o visitava e lhe levava uma túnica especial. [Ajudar as crianças a colocarem as roupas dos tempos bíblicos.] Samuel estava crescendo justamente como vocês estão, assim ele precisava de uma túnica maior cada ano. Ele se sentia feliz de ver sua mãe cada vez que ela vinha visitá-lo.
O sacerdote Eli estava contente de ter a ajuda de Samuel. Cada vez que Ana e Elcana vinham ao tabernáculo, Eli pedia que Deus os abençoasse. E Deus os abençoou. Deus concedeu a Ana e a seu marido mais filhos. Ana se tornou mãe de mais três meninos e duas meninas. As outras crianças viviam no lar com sua mãe e seu pai. Embora Samuel morasse com Eli, sua mãe sempre o amaria.
Encerramento
Pedir a cada criança que faça uma oração curta pedindo ajuda para fazer a atividade que escolheu. Lembrar-lhes que Jesus nos dá habilidade para fazer coisas para servi-Lo e a Seus líderes.
Orar: Jesus, por favor, ajuda-nos a sermos bons auxiliares na igreja hoje.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
terça-feira, 19 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
O Lenhador
Essa é a história de Pedro, um ótimo lenhador que chegou a uma serraria procurando emprego. O capataz deu-lhe um dia para que ele mostrasse as suas habilidades.
Pedro surpreendeu o capataz, pois era capaz de derrubar dez árvores enquanto o normal era abater duas por dia. O melhor lenhador derrubava quatro.
Diante disso, Pedro foi alvo de comentários por parte de todos, pois era o melhor lenhador que se conhecia. Foi um verdadeiro sucesso. Porém, depois de algum tempo, sua produção baixou até que passou a ser o pior de todos os lenhadores. O que estaria acontecendo? O capataz preocupado, procurando saber o que estava havendo, chamou Pedro e disse:
- No dia em que você chegou aqui derrubou dez árvores, sem demonstrar cansaço e assim continuou por algum tempo. Mas ultimamente o vejo abatido e esgotado, sua produção foi caindo e você tem derrubado apenas uma árvore por dia. O que houve?
- Não sei, respondeu Pedro. Estou trabalhando como nunca trabalhei antes: tenho me esforçado três vezes mais, sou o primeiro a ir para a mata e o último a voltar!
O capataz pensou um pouco e perguntou a Pedro:
- Pedro, nesse tempo que está aqui, quantas vezes você amolou o machado?
E Pedro, um pouco atrapalhado, respondeu:
- Nenhuma, não tive tempo!
E o nosso machado, como anda?
Bem, já deu para perceber que nessa história o machado representa nossa experiência, vivência, potencialidade, esforço e conhecimento.
Podemos ser muito ricos dessas qualidades todas, porém, se elas não forem constantemente aprimoradas, o fio do machado começa a ficar obsoleto e inadequado.
E, como mantermos o fio do machado sempre afiado?
É claro, amolando-o constantemente! Ou seja, ficando sempre abertos para novos conhecimentos ou até para rever e formular o que já sabemos.
O verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de que quanto mais aprende , menos sabe.
Hoje, para que um profissional mantenha sucesso, é necessário uma boa dose de capacidade inovadora.
reflexão
Você corre, almoça, trabalha, canta, chora, ama.
Você sorri, mas nunca me chama.
Você se entristece mas depois se acalma, mas nunca me agradece.
Você caminha, sobe, desce escadas, e nunca se preocupa comigo.
Você tem tudo e não me dá nada.
Você sente amor, ódio, sente tudo, menos minha presença.
Você tem os sentidos perfeitos, mas nunca os usa por mim.
Você estuda e não me entende, ganha e não me ajuda, canta e não me alegra.
Você é tão inteligente e não sabe nada de mim.
Você reclama dos meus tratos, mas não valoriza o que eu faço por você.
Se você está triste, me culpa por isto, mas se está alegre, não me deixa participar de sua felicidade. Você conhece tanta gente importante, mas não conhece a mim, que o considera tão importante.
Você faz o que os outros ordenam, mas não faz o que eu lhe peço com humildade.
Se você não subiu na vida, descarrega sobre mim toda sua ira, mas se você é importante pisa nos menos favorecidos.
Você entende todas as transações do mundo mas não entende minha mensagem.
Você reclama tanto da vida, mas que me entristeço por sua causa.
Você baixa os olhos quando um superior lhe fala mas não levanta esses mesmos olhos quando lhe falo de meu amor.
Você fala às pessoas e não sabe que conheço toda sua vida.
Você enfrenta muitos obstáculos na vida, é forte, mas que pena, embora não admita sei que você tem medo de mim.
Você defende seu time, seu ator, mas não me defende no meio de seus amigos.
Você corre com seu carro, mas nunca corre para meus braços.
Você faz diversas coisas escondidas e nem se dá conta que estou te observando.
Você é um corpo no mundo, e eu sou um mundo em seu corpo. Eu sou alguém que todos os dias bate à sua porta e pergunta: Tem lugar para mim na sua casa, na sua vida, no seu coração ?
"Se com a tua boca confessardes a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." - Romanos 10:9 .Autor desconhecido.Texto reflexivo:1. Segundo o texto, quem afirma que voce é importante?2. O que significa esta afirmação para voce?3. Transcreva 3 versos que mais prendeu a sua atenção.4. Qual é a mensagem do texto?5. Que diz em Romanos 10:9 ?6. Explique como é seu relacionamento com Deus.7. Ilustre o texto usando a sua criatividade.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
terça-feira, 5 de abril de 2011
Páscoa - Carneirinho Porta Recados
Lembrancinhas para páscoa
O VERDADEIRO SIGINIFICADO DA PÁSCOA
Assim como no natal, quando papai Noel rouba a cena no verdadeiro significado da comemoração dessa importante data, que é o nascimento de Jesus, assim também na Páscoa há uma personagem que leva as atenções e faz desviar o olhar do verdadeiro motivo desta importante comemoração cristã. Muitas pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.
A celebração da páscoa não tem nada a ver com os símbolos que conhecemos hoje em dia como coelhinhos e ovos de chocolate.
O verdadeiro significado da Páscoa, encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito. Deus usou a vida de Moisés para tirar o povo do Egito. Deus mandou dez pragas para que faraó libertasse o seu povo que era duramente escravizado debaixo das suas mãos, e a cada praga o seu coração se endurecia, e na última praga, o primogênito de cada família seria morto, mas os filhos dos judeus seriam poupados sacrificando um cordeirinho e passando o seu sangue na entrada das portas das suas casas. Nessa noite o anjo da morte passou por todos os lares. Mas onde ele via o sangue do cordeiro ele passava por alto e naquele lar não haveria mortes, pois o cordeiro tinha sido sacrificado. Depois que o anjo da morte passou pelo Egito o faraó decidiu deixar livre a Israel. Aleluia!
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí surgiu a palavra Páscoa.
Hoje comemoramos a passagem da morte para a vida. A páscoa para nós, povo de Deus, representa a maior festa cristã. Também simboliza a passagem da escravidão do pecado para a liberdade da vida de Deus.
Em Romanos 6:23 disse “Pois o salário do pecado é a morte” Nós merecíamos morrer, mas Deus providenciou uma grande salvação porque nos amava demais!
“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” Joao 3:16 “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado” Romanos 5:8
Jesus, O Cordeiro derramou o seu sangue por nós, para que possamos ter vida! “e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” 1 João 1:7 Pela fé então devemos nos cobrir com o seu sangue, assim como o sangue que foi passado nas portas das casas dos israelitas! Mas como fazemos isto? Crendo que Jesus morreu em meu lugar, que pagou o nosso castigo na cruz. “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos 10:9” Mas Jesus não permaneceu morto, ele ressuscitou na Páscoa!!!
Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos dar a chance de viver uma vida abundante, juntamente com Ele. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado ! Não mais para relembrarmos a saída do pais do Egito, mas, para sempre nos lembrarmos da saída do egito do pecado, e que entramos pela fé na liberdade que há na sua morte e ressurreição.
Jesus é a nossa verdadeira Páscoa! Jesus é o nosso Libertador!! “Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” I Co 5:7b
Somente podemos dizer feliz páscoa se Jesus for o nosso cordeiro! Ele é seu cordeiro, que libertou você do pecado e das maldiçoes? Então sim, podemos dizer com alegria e em alta voz: FELIZ PÁSCOA!!!
Por Pra Gabriela Pache de Fiúza
SUGESTÕES PARA PÁSCOA
SUGESTÕES PARA PÁSCOA
1- Conte a história da antiga páscoa e da nova páscoa. Você poderá utilizar as lições e gravuras sugeridas nas revistas da Editora Cristã Evangélica – Pré-primário nº 3 (lições 11 e 12 revista do professor páginas 40 até 45) e 5 (lição 11, página 39 revista do professor).
As gravuras podem ser xerocadas em tamanho grande e coloridas com lápis de cor ou giz de cera. Você pode montá-las em cartazes ou em um grande caderno de gravuras.
Procure resumir a história mas deixando de forma clara o ensino sobre páscoa. É possível fazê-lo em uma, ou duas aulas.
2- Uma história partindo do olhar de qual é o animal que lembra páscoa e porque.
> O professor pode visualizar esta história com:
- Selecionar figuras das coleções da APEC “Vida de Cristo” vol. 1 e 2 e Vida de Moisés vol. 1.
- Usando objetos que lembrem cada aspecto ou personagem. Por exemplo: Pelo da ovelha, ou um novelo de lã, coroa para lembrar Faraó, chicote para lembrar os israelitas, esponja e bacia para lembrar o sangue nos umbrais, cruz ou espinhos para lembrar o sacrifício de Jesus etc.
- Selecionar gravuras das revistas da Editora Cristã Evangélica – Pré-primário nº 3 (lições 11 e 12 revista do professor páginas 40 até 45) e 5 (lição 11, página 39 revista do professor). Xerocar ampliada e colorir.
> Lembrancinha: Caso queira entregar algo para as crianças pode pensar em:
- ovelhinhas em miniaturas que são vendidas em casas comerciais como enfeite.
- Chocolate em pirulito com formato de ovelha
- Máscaras de ovelhinhas
- Artesanatos em forma de ovelhinhas: bolsinhas, bonequinhos, para enfeitar o lápis, marcadores de texto, etc.
- A própria criança pode fazer uma tarefinha onde cole lã no desenho da ovelha ou outra idéia.
> História:
O animal escolhido!
Já perceberam como se fala em coelhos nestes dias de páscoa? Muitas histórias tem sido contadas para dizer o porquê de coelhos lembrarem páscoa. Mas a verdade é que outro animal é que representa a páscoa. Vocês sabem dizer qual é esse animal? (deixe que falem). Muito bem o cordeiro. (ou... pois bem, é o cordeiro). O filhote da ovelha. Sabe como começou? Vamos nos lembrar desta história juntos:
Quando Deus fez o mundo Ele fez diferentes animais, toda a natureza e fez o homem e a mulher. Vocês devem se lembrar que Adão e Eva puderam escolher obedecer a Deus ou não. Eles escolheram fazer como queriam, sem a opinião de Deus. Ali mesmo Deus disse como o homem ou a mulher poderia se aproximar dEle. É que Deus sempre soube que todos nós precisamos dEle. Nenhuma pessoa consegue viver sem Deus.
Na verdade todos nós somos pecadores, quer dizer, passamos a desejar o mau, pensar em nós acima de tudo e até querer o pior para os outros para que eu tenha o melhor. Por causa dos pecados nós somos condenados. Sabe o que é isso? Já viram que o ladrão vai para a cadeia porque fez algo errado que é roubar? Ele foi condenado ao castigo pelo mau que fez. Nós todos somos culpados por falar mal de outros, desobedecer aos pais... Sabe qual nosso castigo? Não é a cadeia, é morte eterna. Isso é terrível! Muito pior que cadeia.
Deus nos ama tanto que preparou uma maneira de nossos pecados serem perdoados. Quando o ladrão é perdoado ele não precisa ficar na cadeia. Quando somos perdoados por Deus não morreremos eternamente.
Deus ensinou para Adão e Eva, e depois a outros homens, que deveriam escolher um animal bem limpo, sem nenhum defeito ou doença. Esse animal nos representaria. Era como se nossos pecados passassem ao animal e esse animal receberia o castigo que era nosso. O animal escolhido por Deus foi o cordeiro. E o castigo? A morte!
Talvez você pense: Coitadinho! É isso mesmo que precisamos perceber. É terrível para nós morrermos para sempre, longe de Deus. Pense só: era preciso que a pessoa fosse ao curral, escolhesse um pequeno cordeiro, levá-lo até o lugar escolhido e depois matá-lo. Não era fácil não. Mas quando a pessoa fazia isso ela pensava: “Nunca mais quero pecar. Não quero ver isso acontecer outra vez.”
O sangue do cordeiro era derramado para que o pecado da pessoa fosse perdoado. A pessoa podia ficar livre do castigo!
Alguns anos depois de Deus ensinar isso para Adão e Eva aconteceu uma história que muitos de vocês já conhece. O povo de Deus, os israelitas, estava morando no Egito e lá eles eram escravos. Faraó fazia muito mal ao povo de Deus obrigando-os a trabalharem muito mais do que eles podiam. Eles pediram o socorro de Deus e Deus ouviu. Foi quando veio Moisés para falar com o Faraó para pedir que o povo fosse embora, de volta para seu país. Faraó não deixou de jeito nenhum. Mas como Deus é tão poderoso, enviou 10 pragas, 10 coisas ruins para forçar Faraó deixar o povo ir embora.
Faraó era durão! Então Deus avisou o seu Povo que enviaria a ultima praga. Era algo terrível. Todos os primeiros filhos de cada casa morreria.
Para o Seu povo deus disse: “Vocês vão pegar um cordeiro sem nenhum defeito sacrificá-lo e passar o sangue dele em volta da porta da casa de cada um de vocês. O anjo da morte vai passar e quando ele vir o sangue do cordeiro em volta da porta não matará nenhuma pessoa desta casa.”
O que os salvaria? O sangue do cordeiro!
Assim aconteceu. E eles fizeram um jantar naquela noite para comemorar porque Deus disse que Faraó os deixaria ir . Foram salvos por Deus através do sangue do cordeiro.
Deus disse: “Essa é a festa que se chama páscoa! A libertação dos israelitas do Egito”.
O animal da páscoa não é o coelho, nem o cachorro, nem qualquer outro animal, mas o cordeiro.
Muitos anos depois Jesus, o Filho de Deus, veio morar aqui na Terra com as pessoas. Ele nasceu como um nenê, tomou a forma de gente, para que Ele mesmo pudesse ser castigado em nosso lugar. É por isso que não precisamos ficar matando cordeiros para pedir perdão por nossos pecados. Porque Deus enviou Jesus para ser “O Cordeiro que tira o pecado do mundo”.
É assim mesmo que está escrito na Bíblia. Jesus é “O Cordeiro”. Claro que não estava dizendo que Ele era um animalzinho. Mas o sangue de animais não é tão poderoso assim que possa nos salvar. Jesus morreu na crua, mesmo Ele sendo perfeito, nunca fez nada de errado, o único que nunca pecou. Ele já sabia disso antes de nascer aqui na Terra. Ele veio para ser o nosso Cordeiro. Jesus é tão poderoso que não é preciso que mais ninguém e nem nenhum animal seja castigado em nosso lugar para nos salvar.
E tem mais: Jesus esteve morto por três dias, mas nem a morte pode segurar a Jesus, Ele é mais poderoso e ressuscitou.
A morte e a ressurreição de Jesus nos libertou do castigo que nós merecíamos por causa dos nossos pecados. Foi o próprio Jesus que ensinou que já não era mais pra comemorarmos a páscoa por causa dos israelitas terem sido libertos do Egito, mas agora, uma vez por ano, devemos nos reunir e fazer uma linda festa porque Ele, Jesus, nos libertou. Por isso, se quisermos escolher um animal pra lembrar a páscoa este animal deve ser o cordeiro. Mas o verdadeiro homenageado nessa festa deve ser Jesus! O Cordeiro de Deus, que é Jesus, nos salvou!
.
.
.
.
.