quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SANSÃO - HERÓI DA FÉ


INTRODUÇÃO

O livro de Juízes registra um ciclo de pecado, idolatria, escravidão, sofrimento, arrependimento, clamor ao Senhor e, por fim, a misericórdia do Senhor, que enviava um libertador. Foi assim no tempo dos juízes. Todos eles foram levantados pelo Senhor para prover a Israel uma libertação, quando o arrependimento chegava aos corações pecaminosos.

No tempo de Sansão os inimigos eram os filisteus, que haviam dominado os israelistas em mais um ciclo de abandono do Senhor e providência do Senhor.  Os filisteus eram mais organizados como povo. Tinham príncipes, cidades-estado, exércitos e uma organização ainda incomum em Israel. Israel era organizado em tribos, que se socorriam quando havia um problema comum. Tal organização não poderia fazer frente aos filisteus. Mas mesmo em inferioridade quanto à organização para a guerra, a causa da servidão insraelita não era essa, Deus jamais permitiria que os filisteus subjugassem Israel. Isso  só aconteceu porque Israel se afastara do Senhor, e o jugo já durava quarenta anos.

Sansão era um um predestinado. Desde antes de nascer já havia uma missão da parte do Senhor para ele:

“Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus” (Jz 13.5).

Sansão cumpriu sua missão em vida. Ocorre que enganoso é o coração do homem.  O coração de Sansão desejava, desejou uma mulher chamada Dalila. Sansão era inconstante, o Espírito de Deus o dominava, o impelia, mas ele também tinha desejos mundanos.  Estava na presença do Senhor, sentia a presença do Senhor, sentia-se usado por Deus de tal forma que tornou-se arrogante, como se Deus fosse obrigado a ouvir sua oração. E Deus agia com misericórdia, Deus ouvia, Deus atendia:

“E como tivesse grande sede, clamou ao Senhor e disse: Pela mão do teu servo tu deste esta grande salvação; morrerei  eu, pois, agora de sede e cairei na mão desses incircuncisos   (Jz 15.18)¿”

Mas, apesar da ousadia, Sansão reconhecia que a vitória era do Senhor, e não dele.

Sansão tinha um segredo que somente seus pais conheciam. Era nazireu, sua força dependia de jamais cortar seus cabelos. Você também tem um segredo, coisas que o Senhor te deu. Não as confesse para que não te roubem seus dons.

Muitos evocam sempre o pecado de Sansão. Esquecem-se que Sansão amava Dalila. E ela valeu-se dessa vantagem para importuná-lo até obter o que queria. Por amor, entregou seu coração a uma mulher, que já havia dado a ele provas que não era digna de confiança. Mas, ainda assim, ele confiou.

OLHOS ABERTOS  - VISÃO PARA VER

A história é conhecida. Dalila descobriu seus segredos, cortou-lhe os cabelos e a força de Sansão afastou-se dele. A partir daí perdeu tudo:  sua força (Jz 19.7), perdeu sua honra (19.25, zombavam dele), perdeu a visão (19.21 – arrancaram-lhe os olhos), perdeu a  esposa (19.19), perdeu os amigos (19.16) e, o pior, perdeu a presença do Senhor (19.20).

Então, Sansão viu-se nas mãos de seus inimigos.

Quantos amigos tinha? Não sabemos, mas Sansão era um guerreiro solitário. De forma diferente dos outros juízes, os israelitas não deram apoio algum a Sansão (Jz 15.10). Porém, usufruíram das vitórias de Sansão.

Mas todos respeitavam Sansão. Todavia,  quando o inimigo prevaleceu todos o deixaram. Suas forças e sua sagacidade não mais podiam ajudá-lo. Era um joguete nas mãos do inimigo, Dagom, o deus dos filisteus havia prevalecido. E a culpa era exclusivamente de Sansão.

A história de Sansão, ao contrário do que muitos imaginam, é uma das mais importantes lições que alguém pode aprender.

Vamos a ela. Somos um personagem, ocupamos um espaço no jogo da vida, na sociedade. Mas quando esse personagem deixa de ocupar o espaço que a vida lhe reservou algo acontece. As pessoas o abandonam, é desprezado, ninguém demonstra amor, nem mesmo aquela pessoa em quem ele tanto confiara. Outra lição é que o inimigo atacará sempre no ponto fraco, e à traição. Outra lição é que nas lutas e provações conhecemos melhor ao Senhor nosso Deus, aprendemos que o mundo, e o que nele há, não passa de esterco.

Sansão era arrogante, senhor da situação, não conhecia derrota. De repente, olhos arrancados, correntes, jugo, escravidão, zombaria, desprezo, todas as áreas da vida de Sansão foram afetadas de um só golpe. Aquele que costumava destruir o inimigo com um só golpe, foi abatido também com um só golpe.

Ninguém sabe por que os filisteus não o mataram logo após sua captura. Por que não? Ouça! O inimigo também tem planos, primeiro ele vai querer desfrutar da vitória, zombar, desmoralizar, destruir. Quando só restar um espantalho, então ele mata. Era o que o inimigo pensou estar fazendo com Sansão. Era uma estratégia já anunciada, um jogo que o inimigo já jogara antes, e que vencera com facilidade.

Mas não deu certo com Sansão. Sabem por que¿  Porque ele reteve a fé.
Por mais paradoxal que possa ser, a melhor coisa que aconteceu com Sansão foi ter os olhos vazados. Foi aí que ele começou a enxergar. Uma dura lição.

Primeiro, ele aprendeu que o coração do homem é enganoso. Ele havia confiado nas pessoas erradas. Ninguém intentou socorre-lo em sua desgraça. Aqueles que foram privilegiados pela força de Sansão não se ajuntaram, não se uniram para socorre-lo. Ninguém acreditava mais em Sansão. Era, digamos assim, um caído.

HERÓI DA FÉ

Deus provou a todos. Provou a fé de todos. E, por incrível que pareça, somente Sansão demonstrou fé. Por isso foi contado entre os heróis da fé. Ninguém teve fé no Senhor, que o Senhor poderia restaurar Sansão. Ninguém ousou enfrentar os filisteus.

Vejam bem! Dentre os contemporâneos de Sansão não houve um herói da fé sequer. Aquele povo não era digno do Juiz que Deus lhe concedera.  Por que? Porque não tinham fé no Senhor.

Mas Sansão ainda acreditava em Deus, retivera sua sinceridade. Os olhos arrancados, a angústia, a zombaria, o desprezo e a rejeição dos seus irmãos, a escravidão e a prisão não conseguiram arrancar de Sansão sua fé. Fé é mais do que crer, fé é mais do que conhecer, fé é viver. E na sua terrível provação Sansão viveu com o Senhor, aprendeu a viver para o Senhor.

Do alto da liderança do povo de Deus à escravidão, rejeição e desprezo. São os piores sentimentos com os quais alguém pode lidar: rejeição e desprezo. Somente o Senhor pode ajudar nessas horas, senão o naufrágio é certo.

Para Sansão nada mais importava. Na verdade, os seus olhos estavam mais abertos do que jamais haviam estado antes.  Ele percebeu que a única realidade em sua vida era a presença do Senhor, o único que não o abandonara atendia pelo nome de Jeová, o Senhor. Em Juízes 16.22 está escrito que seus cabelos voltaram a crescer, o que indica que a restauração havia começado. Não seria mais o Sansão impetuoso, mas alguém diferente, alguém que aprendera a confiar totalmente no Senhor, inclusive pondo em risco a própria vida. A oração agora muda: “Senhor Jeová, lembra-te de mim” (Jz 16.28)! Não era mais o mesmo Sansão, que dizia ao Senhor: Vais me deixar morrer aqui? Mudou o homem, mudou a oração, mudaram os propósitos. Agora, Jeová era o Senhor da sua vida.

E o Deus de Sansão estava sendo humilhado. Sansão foi convocado para que o seu Deus fosse humilhado diante de Dagom. O palco havia sido montado. Todos os príncipes dos filisteus no templo de Dagom, milhares de filisteus cultuando Dagom. O adversário em êxtase. Vitória completa. Depois, quando Sansão estivesse completamente humilhado, certamente seria morto no templo de Dagom. Pelo menos Sansão não poderia esperar nada diferente.

A prisão e a escravidão destroem o caráter e a personalidade. Transforma o homem em um nada. Esse nada deseja desistir, deseja simplesmente apagar, deseja morrer. Mas o Espírito de Deus, quando está presente, não vai deixar isso acontecer jamais. Sansão poderia ter tirado a própria vida, oportunidades não faltaram. O Rei Saul, em situação muito mais privilegiada, cometeu suicídio. Saul, com lança e espada, poderia ter escolhido morrer com honra, guerreando, como o seu filho Jônatas. Sansão morreu com honra, lutando .

Mas então Sansão vai travar o derradeiro duelo. O adversário jamais poderia imaginar que ainda havia um servo de Deus debaixo daquele trapo humano. Sansão foi convocado para que Jeová fosse zombado no templo de Dagom. Depois, o cúmulo da zombaria, o nazireu do Senhor colocado entre as poderosas colunas que sustentavam o templo, demonstrando a completa incapacidade de Jeová de livrá-lo da zombaria e de ser morto no templo do deus que o destruíra. Quem sabe Sansão não imploraria pela própria vida, não se ajoelharia diante de Dagom por ela? Dagom iria vencer Jeová para sempre, era isso que estava em jogo. 

Então, para desespero dos que julgaram que Sansão estava perdido, que era um caído, que era um derrotado, ele realiza sua obra prima: Ora ao Senhor, o Senhor o atende para que ele executasse exatamente o que planejara. Sansão tem sua força restaurada e impõem a Dagom a pior de todas as humilhações: derrotado por um homem em seu próprio templo, não pode socorrer seus adoradores pagãos, foi destroçado fisicamente, moralmente, espiritualmente. Dagom estava perdido, totalmente destruído. Um só homem  derrotou o deus dos filisteus, o deus Dagom foi reduzido a pó misturado ao sangue dos seus adoradores pagãos, que ele não podia livrar. Na verdade, Jeová derrotou Dagom, Jeová derrotara satanás e todas as hostes satânicas mais uma vez. O Deus que nunca perde uma batalha havia vencido novamente, subjugando satanás em seu próprio território, usando a estratégia na qual satanás era mestre: o ataque de surpresa.

Somente então os israelitas se lembraram de Sansão. Na sua derradeira e eficaz vitória que o Senhor lhe concedera. Sansão morreu lutando, como um guerreiro de Jeová. Destruiu a fortaleza de satanás e pôs Dagom em seu devido lugar. Dagom não teve forças para salvar seus adoradores, foi derrotado, não era deus, era um monte de escombros. O sangue de seus adoradores misturou-se ao pó do templo e da estátua de um ídolo morto: Uma derrota definitiva.

E Sansão? Foi salvo? Vejamos: Ele foi contado entre os heróis da fé nas Escrituras, e não é pouca coisa. Em Hebreus 11.2 está escrito que Sansão, sim, Sansão alcançou testemunho.

Jesus sofreu todas as humilhações que Sansão sofreu. Também foi traído, seus amigos e familiares também o abandonaram. E Ele também morreu. A diferença é que não havia cometido pecado algum. Sansão foi contado entre os heróis, Jesus é o Salvador, pois morreu para justificar Sansão, você e eu. Ele é o Rei do reis e Senhor dos senhores, por Ele vale a pena morrer. Foi a escolha da igreja primitiva: As arenas e os leões, as cruzes e as fogueiras, mas jamais ceder ao inimigo.

Sansão, em sua morte, matou mais filisteus do que em toda a sua vida. Quando os seus olhos fecharam-se para o mundo, quando ele verdadeiramente conheceu ao Senhor, então ele pode realizar a obra como Deus queria. Antes, ele destruía os filisteus de forma não definitiva. Mas no final, quando reconheceu que a única coisa importante era a presença de Deus, quando ele renuncia ao mundo, renuncia à própria vida e morre para o mundo, então ele torna-se capaz de pisar definitivamente a cabeça da serpente. Dagom estava abatido definitivamente. Não era mais um deus; ele, seus sacerdotes, seus príncipes e seu povo foram derrotados por um homem só: O único Deus prevaleceu completamente,  transformando Dagom em  poeira.
No final, Sansão cumpriu sua missão, e está sendo contado entre os heróis da fé.

Que nós não precisemos passar o que ele passou para termos os olhos bem abertos para enxergar as maravilhas do Senhor.  “O Senhor é a porção da minha herança, não tenho outro bem além de Ti”.

Quando alguém disser  que Sansão perdeu a salvação, pergunte então se os outros heróis da fé, dentre os quais foi contado, perderam também. Quando alguém disser que Sansão perdeu a salvação, pergunte então se Pedro perdeu, pois negou Jesus depois de ter sido usado pelo Espírito de Deus, e também se Paulo perdeu,  porque, mesmo profundo conhecedor da Palavra, consentiu na morte de Estevão, ou se Tomé perdeu, incrédulo, mesmo vendo as maravilhas que o Senhor operou, mesmo tendo ouvido que Jesus disse que seria morto, mas ressuscitaria e enviaria o Consolador......

A salvação de Sansão está nas mãos de Deus. Pela Palavra de Deus, é plausível que Sansão, herói da fé, tenha alcançado a misericórdia divina. É o que penso. Além de vermos  a restauração na vida de Sansão,  vemos também como é enganoso o coração do homem, que procura tirar lições da queda de Sansão, mas esquece-se que seus cabelos tornaram a crescer, que a provação o tornou humilde e que o Senhor atendeu sua humilde petição. Ninguém busca tirar lições da vitória de Sansão, procura-se focar em Dalila, quando na verdade os filisteus e seu deus caíram pelas mãos de um único homem, usado pelo Senhor.  Na natureza pecaminosa, mesmo aqueles que conhecem o Senhor buscam julgar e condenar, esquecendo-se da advertência de Deus: “Não julgueis para não serdes julgados”. “Com a medida que medirdes, vos medirão a vós”.

Melhor é  amar ao próximo como a si mesmo, pois se olharmos para Sansão com misericórdia, buscando compreende-lo diante das circunstâncias em que viveu, vamos também entender porque ele foi considerado um dos heróis da fé.   

Cavaleiro Veloz Para Fazer o Bem - CVPFB