quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A HISTÓRIA DO BOM SAMARITANO ...Watchman Nee



Embora João 3 e outros lugares possam dizer o que dissemos, alguns podem perguntar: “E Lucas 10?” Vamos agora ler o que diz Lucas 10. Lucas 10:25 começa: “E eis que certo doutor da lei se levantou”. Esse homem tinha uma profissão errada. “Certo doutor da lei se levantou e O pôs à prova”. Seu motivo estava errado. Sua intenção não era correta. “Dizendo: Mestre”. Ele tinha um entendimento errado. Sua compreensão a respeito do Senhor estava errada. Ele não sabia quem o Senhor era. “Que farei para herdar a vida eterna?” Sua pergunta estava errada. Eis aqui um homem que estava errado em sua profissão, errado em seu motivo, errado em sua intenção, errado em seu conhecimento do Senhor, e errado na pergunta que fez.


Ele perguntou: “Que farei para herdar a vida eterna?” Que disse Jesus? “Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei?” Você é um intérprete da lei. Você deveria ter conhecimento do que a lei diz. “Como lês?” Alguma coisa deve estar escrita na lei. Mas o homem pode estar errado ao interpretá-la. O Senhor está fazendo uma pergunta dupla . Que está escrito na lei, e que você compreendeu dela? Algumas vezes, a lei é escrita de uma maneira, mas o homem a interpreta de outra. “Ele respondeu”. Ele respondeu que isso é o que a lei diz e é assim que ele a interpreta. “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua força e de toda a tua mente; e ao teu próximo como a ti mesmo”. Esse intérprete estava muito familiarizado com a lei. Ele sabia que o resumo da lei é amar a Deus de todo nosso coração, de toda nossa alma, de toda nossa força e de todo nosso entendimento, e amar ao próximo como a nós mesmos. Ele pôde resumir toda a lei nessa frase. Ele era um homem inteligente. Provavelmente todo aquele que vem pôr à prova é inteligente. Somente os inteligentes procuram pôr à prova. Que é pôr outros à prova? Os que querem ser ensinados fazem perguntas, e os que vêm pôr à prova também fazem perguntas. Os que querem aprender fazem perguntas porque não entendem. Os que querem pôr à prova fazem perguntas porque entendem. Alguns perguntam porque não entendem; eles vêm humildemente para ser ensinados. Alguns perguntam porque entendem; querem mostrar a você o quanto entendem. Essa é a razão de pôr à prova. Esse homem veio ao Senhor perguntando como ele poderia ser salvo. Ele disse que queria a vida eterna e a vida de Deus. Então, ele deveria fazer o quê? O Senhor disse: “Que está escrito na lei? Como lês?” O homem repetiu de cor. Ele sabia disso há muito tempo. É preciso amar a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de todo o seu entendimento e é preciso amar o próximo como a si mesmo. Ele sabia tudo isso. Eis por que ele repetiu essas palavras de maneira tão correta. Quando respondeu dessa maneira, o Senhor lhe disse para fazê-lo, e, então, ele teria condições de herdar a vida eterna.


Aqui está um problema. O que quer que o Senhor Jesus quisesse dizer quando falou ao intérprete, e quaisquer que fossem as circunstâncias, todos os que não estão familiarizados com a verdade e com o significado da palavra de Deus diriam: “Não está claro o bastante que para ter vida eterna um homem deve amar a Deus e amar seu próximo? Se um homem não ama a Deus e ao próximo, não é verdade que ele não poderá ter a vida eterna?” Apesar de o Evangelho de João mencionar oitenta e seis vezes que a vida eterna é obtida mediante a fé, alguns podem dizer que o Evangelho de Lucas diz ao menos uma vez que a vida eterna é obtida mediante o amor a Deus. Se um homem não amar a Deus ou a seu próximo, ele não tem possibilidade de ser salvo.


Se for assim, gostaria de perguntar se algum de nós já amou a Deus dessa forma, isto é, com todo o coração, com toda a alma, com toda a força e com todo o entendimento. Não, ninguém amou assim. Não há uma só pessoa que ame a Deus com todo o coração, toda a alma, toda a força e todo o entendimento. Ninguém pode dizer que ama seu próximo como a si mesmo. Não há tal pessoa. Uma vez que não existe tal pessoa, ninguém ganharia a vida eterna. Precisamos compreender por que o Senhor Jesus disse que devemos amar a Deus com todo o nosso coração, toda a nossa alma, toda a nossa força e todo o nosso entendimento. Agradecemos ao Senhor porque a Bíblia é, sem dúvida, a revelação de Deus. Não há absolutamente erro algum nela. Eis a razão por que eu amo ler a Bíblia. Se essa passagem que começa em Lucas 10:25 terminasse no versículo 28, as verdades da Bíblia se contradiriam. Se fosse esse o caso, o homem teria de amar a Deus de todo o coração, toda a alma, toda a força e todo o entendimento. Nenhum desses quatro “todo” poderia ser esquecido. Mas se esse fosse o caso, ninguém jamais poderia ser salvo. Graças ao Senhor que após o versículo 28, há muito mais versículos. Vamos continuar a lê-los.


Ainda bem que esse homem era muito importuno. Ele, porém, queria justificar-se. Ele fez essa pergunta por nenhuma outra razão senão justificar-se. “[Ele] perguntou a Jesus: quem é meu próximo?” O Senhor disse que ele tinha de amar ao Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de todo o seu entendimento e amar a seu próximo como a si mesmo. Seria grcosseiro para ele perguntar quem seu Deus era. Poderia ele, um intérprete da lei, não saber quem nosso Deus é? Seria também difícil para ele perguntar quem ele próprio era, pois de todos os homens na terra somente os filósofos não sabem quem eles mesmos são. Sem nada mais para perguntar, ele perguntou quem era seu próximo. “Agora você está dizendo que eu tenho de amar meu próximo como a mim mesmo. Mas quem é meu próximo?” Do versículo 30 em diante, o Senhor lhe disse quem era seu próximo. Ele começou a contar-lhe uma história.


Esta história é uma das mais comuns e familiares na igreja. Seria bom que a lêssemos juntos:


“Jesus prosseguindo, disse: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó, caiu em mãos de salteadores, os quais, depois de o terem despojado e espancado, retiraram-se, deixando-o semimorto.


Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho; e, vendo-o, passou de largo.


Semelhantemente, também um levita chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.


Mas certo samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, moveu-se de compaixão.


E, chegando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.


No dia seguinte tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e o que quer que gastares a mais, eu to restituirei quando voltar.


Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?”.


Estamos muito familiarizados com essa história. Vamos gastar algum tempo considerando-a. Esse homem ia do lugar de paz para o lugar de maldição. Jerusalém significa paz e Jericó significa maldição. Ele não ia de Jericó a Jerusalém, uma viagem ascendente. Era de Jerusalém a Jericó, uma viagem descendente. Ele ia de um lugar de paz para um lugar de maldição. Esse homem estava na condição descendente. Ele encontrou salteadores no caminho. Não era um salteador, mas uma quadrilha de salteadores, que lhe roubaram tudo o que tinha, despiram-no de suas vestes e o deixaram nu. Eles o agrediram até que ficasse semimorto; ele estava a ponto de perder a própria vida. A Bíblia nos mostra que as vestes de um homem são seus atos e o ser de um homem é sua vida. Aqui os atos brilhantes são roubados e levados embora. A vida que permanece somente tem um corpo que está vivo; o espírito está morto. Esse é um homem semimorto. Todos os leitores da Bíblia sabem que essa é a descrição da nossa pessoa. Desde o tempo em que o homem foi tentado pela serpente no jardim do Éden e desde que começou a pecar, ele nunca experimentou paz na jornada de sua vida. O homem é continuamente tentado por Satanás. O resultado é que todos os seus atos exteriores são levados embora. Até seu espírito está mortificado. Ele está vivo quanto ao corpo, mas morto quanto ao espírito. O homem nada pode fazer quanto a sua condição. Ele pode apenas esperar que os outros venham e o salvem.


Um sacerdote vinha por ali. Ao ver esse homem, ele passou de largo. Um levita também vinha. Após ver o homem, ele também passou de largo. Os sacerdotes e os levitas são os dois principais grupos de pessoas no Antigo Testamento. No Antigo Testamento toda a lei está nas mãos dos sacerdotes e dos levitas. Se você tirar os sacerdotes e os levitas, não haverá mais lei. Para um pecador semimorto, alguém subjugado por Satanás, à espera de ir para a destruição e não tendo virtudes exteriores, nada havia a fazer senão esperar pela morte. Que os sacerdotes lhe diriam ? Os sacerdotes lhe diriam: “Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de todo o seu entendimento e você se levantará e andará”. O levita também viria e dir-lhe-ia: “Está certo. Mas você também deve amar ao seu próximo como a si mesmo”. Essas são as mensagens deles. Eis o que um sacerdote e um levita diriam a um homem à beira da morte. “É verdade que você está semimorto e que suas vestes brilhantes foram roubadas. Mas se fizer o bem poderá ser salvo”. Esse é o significado de amar a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de todo o seu entendimento. Isso é o que significa amar a Deus. Se você vir alguém que não tenha sido agredido, este alguém ainda pode ter o coração, a alma, a força e o entendimento para fazer algo. Ainda será possível para ele amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de toda a força e de todo o entendimento. Seria possível dizer-lhe isso se ele ainda estivesse em Jerusalém. Mas o problema hoje é que ele já não mais está em Jerusalém. Ele está em viagem e está morrendo. Esses mandamentos não podem ajudá-lo. Além disso, por favor, lembre-se de que hoje não é uma questão de dar nosso “todo”, mas de receber alguma ajuda. Eis aqui um homem que está doente e moribundo. Ele está vivendo em pecado. Ele não pode fazer coisa alguma quanto a sua própria condição. Se você disser a tal pecador para amar a Deus de todo o coração, alma, força e entendimento, ele lhe dirá que nunca amou a Deus em sua vida. Se você disser que ele tem de amar a seu próximo, ele lhe dirá que tem roubado os outros por toda a vida. Que você deveria dizer a um homem que está a um passo da eternidade? Nessa situação, os sacerdotes e os levitas não são de nenhuma ajuda. Eles apenas podem passar de largo. Quando eles vêem esse tipo de homem, eles não podem ajudá-lo.


A palavra sobre amar a Deus de todo o coração, alma, força e entendimento e amar o próximo como a nós mesmos não é para nos ajudar a herdar a vida eterna. É apenas para mostrar-nos que tipo de pessoa somos. Se você nunca tiver ouvido uma palavra sobre amar a Deus, não saberá quão importante é amar a Deus. Se nunca tiver ouvido coisa alguma sobre amar seu próximo, você não saberá como é importante amar o próximo. Uma vez que tenha ouvido a palavra sobre amar seu próximo, você perceberá que nunca amou seu próximo. Realmente, as palavras na lei tais como amar a Deus, amar ao próximo, não cobiçar nem matar, existem apenas para expor nossa pecaminosidade. Elas nos mostram nossa condição. O propósito da lei, como Tiago disse, é simplesmente servir como espelho. Ela mostra quem você é. Você não sabe qual é a aparência do seu rosto. Mas se você olhar num espelho, verá o que você é. Antes você não sabia que não amava a Deus. Agora você sabe. Não somente não há o amor de todo o coração, toda a alma, toda a força e todo o entendimento, como também não há qualquer amor para com Deus. Não somente não há amor a Deus, não há nem mesmo amor pelo próximo. Os salteadores já roubaram você. Ainda assim você não sabe o que aconteceu. Agora, com a lei, você sabe. Você foi agredido pelos salteadores, deixado semimorto e despojado de suas vestes nem sabia disso. Agora você sabe. Que, então, fizeram os sacerdotes e os levitas? Eles vieram dizer a você: “Meu amigo, você sabe que foi agredido pelos salteadores? Sabe que suas vestes foram levadas? Sabe que você está semimorto?”


Pouco depois chegou outra pessoa. Essa pessoa era o bom samaritano. “Certo samaritano, que ia de viagem, chegou perto”. Diferentemente dos outros dois, este estava em seu caminho. O sacerdote descia por acaso. O levita também descia por acaso. Mas o samaritano estava em seu caminho. Ele veio com o propósito de salvá-lo. “E, vendo-o, moveu-se de compaixão”. Ele teve amor e compaixão. Além disso tinha consigo óleo e vinho. Assim, ele pôde cuidar dos ferimentos do que fora agredido pelos salteadores. Quem é esse samaritano? João 4:9 nos diz que os judeus não se davam com os samaritanos. Todos os mencionados nessa história eram judeus. O que foi assaltado pelos salteadores era judeu. O sacerdote era judeu. O levita era judeu. Que representam os judeus? E que representam os samaritanos? Os judeus representam a nós seres humanos. E o samaritano? Os samaritanos nada têm a ver com os judeus. Eles não se misturam com os judeus. Eles estão separados dos judeus e acima deles. Sabemos que esse samaritano é o Senhor Jesus. Um dia, quando o Senhor Jesus estava na terra, um grupo de judeus criticou-O e O injuriou com duas afirmações muito fortes, dizendo que Ele era samaritano e que tinha demônio (Jo 8:48). Por favor, observe que na resposta de Jesus Ele disse que não tinha demônio. Os judeus disseram que Ele era samaritano e tinha demônio. O Senhor negou que tivesse demônio, mas não negou que fosse samaritano. Assim, o samaritano aqui se refere ao Senhor Jesus. João nos mostra que em tal tipologia Ele é um samaritano.


Esse samaritano veio propositadamente a este homem semimorto. Quando viu o homem, foi movido de compaixão e o salvou com duas coisas. Uma foi vinho, e a outra, óleo. Ele derramou óleo e vinho, aplicou-os sobre as feridas e curou-as. Temos de ver que isso é após o Gólgota e após o Pentecoste. Não é em Belém. Se fosse em Belém, teria sido o vinho sobre o óleo. Mas desde Jerusalém e desde a casa de Cornélio, é o óleo sobre o vinho. O vinho representa a obra do Gólgota. O óleo representa a obra no dia da ressurreição e no dia de Pentecoste. O vinho é simbolizado pelo cálice na mesa do Senhor. Quando você fica doente, o que os irmãos responsáveis levam até sua casa é o óleo. O que está representado ali é o que é tratado aqui. Em outras palavras, o vinho é a obra de ressurreição, e o óleo é a obra de comunhão. O vinho simboliza o sangue do Senhor ao redimir-nos, e o óleo simboliza o Espírito Santo aplicando a obra do Senhor a nós. Isso é significativo. Se fosse derramado somente o óleo , sem o vinho, não haveria base para nossa salvação. Se não houvesse óleo, a salvação não teria qualquer efeito. Sem a cruz, seria injusto Deus perdoar nossos pecados. Significaria que Ele estava tratando com nossos pecados de maneira relaxada. Significaria que Ele estava mascarando nossos pecados. Mas sem o óleo, embora Deus pudesse ter cumprido a redenção em Seu Filho e resolvido o problema do nosso pecado, essa obra não poderia ser aplicada a nós; ainda estaríamos feridos.


Aqui vemos que há óleo e há vinho. Além do mais, o óleo é mencionado primeiro. É o Espírito Santo que tem aplicado a obra do Senhor sobre nós. Esse é o processo da salvação. É o óleo que é mesclado ao vinho. O Espírito Santo nada faz senão trazer até nós a obra do Senhor. Quão maravilhoso isso é! Muitas de nossas irmãs são enfermeiras. Também temos dois irmãos aqui que são médicos. Vocês sabem que a função do vinho é totalmente negativa? Ele é usado como desinfetante. Isso significa que a redenção do Senhor é para com os pecados imundos e passados. O óleo está ali para ajudar o vinho. Aqui, por um lado, há o remover do que estava no primeiro Adão. Por outro lado, há a nova vida proveniente do Espírito Santo. Somente por meio disso pode o homem moribundo ser curado. Mais tarde falarei mais sobre essa questão, se tiver oportunidade.


Depois que o bom samaritano curou as feridas do homem agredido pelos salteadores, que aconteceu em seguida? Ele o colocou sobre a sua própria montaria. A montaria denota viagem. Com uma montaria você pode viajar sem dispender muito esforço. Quando há uma montaria, não tenho de viajar por meu próprio esforço; o meu animal me carregará. Onde ia o meu animal? Ele ia para a estalagem. Essa estalagem é a casa de Deus. Quando esse homem é levado até Deus, Deus cuida dele.


Qual é o significado de dois denários? Todos os metais na Bíblia têm seu significado. Ouro, na Bíblia, significa a natureza, vida, glória e justiça de Deus. Bronze, na Bíblia, significa julgamento de Deus. Todas as passagens, na Bíblia, que exigem julgamento têm bronze. O altar era de bronze, a bacia era de bronze e a serpente erguida no deserto era de bronze. Os pés do Senhor eram como bronze reluzente; eles são para esmagar. Na Bíblia, ferro significa autoridade política. Mas prata em toda a Bíblia significa redenção. Todas as vezes que a redenção é mencionada, a prata está presente. No Antigo Testamento o dinheiro pago pela redenção foi prata. Os dois denários aqui significam o preço da redenção. Os dois denários foram entregues ao hospedeiro. Essa é nossa salvação. Por causa disso, Deus aceitou todos os que confiam Nele. Espiritualmente falando, a hospedaria significa a casa celestial de Deus. Fisicamente falando, ela significa a igreja. “O que quer que gastares a mais, eu to restituirei quando voltar”. Após sermos salvos, estamos na igreja esperando pela volta do Senhor. Esses pontos não são meu assunto principal, mas eu os menciono de passagem.


O intérprete perguntou ao Senhor: “Quem é meu próximo?” Depois que o Senhor contou-lhe essa história, Ele dirigiu-se ao intérprete da lei com uma pergunta: “Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?” Se ouvir cuidadosamente esta palavra, você perceberá que o Senhor estava dizendo ao intérprete que ele era aquele que caiu nas mãos dos salteadores.


Muitos hoje aplicam essa passagem incorretamente. Eles pensam que o Senhor Jesus quer que amemos nosso próximo como a nós mesmos. Nas escolas bíblicas, na escola dominical e nos cultos de domingo, todos dizem às pessoas que elas têm de ser um bom samaritano. Você tem de amar o próximo, mostrar misericórdia para com ele e ajudá-lo. Para eles, quem é o próximo? É aquele que foi agredido pelos salteadores. E quem somos nós? Somos o bom samaritano. Mas isso é exatamente o oposto do que o Senhor Jesus estava dizendo. O que o Senhor queria dizer era que nós somos os que foram agredidos pelos salteadores. Quem, então, é nosso próximo? Nosso próximo é o bom samaritano. Pensamos que somos o bom samaritano. Nós podemos mover-nos. Podemos andar. Quando vemos os subjugados pelo pecado, somos capazes de ajudá-los. Mas o Senhor Jesus disse que não somos o bom samaritano. Antes, precisamos do bom samaritano. Somos o homem ferido pelos salteadores na viagem. Somos os que estão à beira da morte. Não temos quaisquer boas obras. Quem é nosso próximo? Ele é o bom samaritano. Que é amar ao nosso próximo como a nós mesmos? Não é dito que devemos amar os outros como a nós mesmos. Significa que devemos amar o Salvador como a nós mesmos. Não significa que devemos primeiro amar os outros antes que possamos herdar a vida eterna. Antes, significa que se amarmos o Salvador, o Samaritano, certamente teremos vida eterna.


O problema hoje é que o homem continuamente pensa em obras. Quando lê Lucas 10, ele diz a si próprio: “Alguém está ferido. Alguém está morrendo. Se eu cuidar dele e amá-lo, serei um bom samaritano e terei vida eterna”. Pensamos que quando ajudamos os outros, herdaremos a vida eterna. Mas o Senhor Jesus disse que se você permitir que alguém ajude você, você terá vida eterna. Ninguém entre nós está qualificado a ser o bom samaritano. Graças ao Senhor, não temos de ser o bom samaritano. Já temos um bom samaritano. Este samaritano, que outrora nada tinha a ver conosco, agora veio. Ele morreu e resolveu o problema dos pecados. Agora ressuscitou e nos deu redenção. Ele está nos ajudando e nos introduzindo no céu, para que Deus possa nos aceitar e cuidar de nós.


Finalmente, temos o versículo 37: “Ele respondeu: O que usou de misericórdia para com ele”. Nesse momento, o intérprete respondeu corretamente. Ele respondeu que era o que usou de misericórdia para com ele. O que usa de misericórdia para comigo é meu próximo. Meu próximo é o samaritano que parou para derramar sobre meus ferimentos o óleo e o vinho, que me colocou sobre a montaria e me levou à hospedaria. Meu amigo, a questão toda não é ser o próximo de alguém. Antes, é aquele que usou de misericórdia para com você, tornar-se seu próximo.


O Senhor Jesus disse: “Vai, e faze tu de igual modo”. Essa palavra confunde muitas pessoas. Elas pensam que o Senhor estava nos dizendo para ajudar os outros. Mas o que esta palavra significa é que seu próximo é o bom samaritano. Portanto, você deve aceitá-Lo como seu Salvador. Uma vez que o seu próximo é o bom samaritano, você deve ser o que foi agredido pelos salteadores. Isso nos mostra que enquanto estávamos prostrados ali, Ele veio e nos salvou. Nunca diga que podemos fazer algo por nós mesmos. Nunca diga que temos o caminho. Ele está nos mostrando que devemos deixá-Lo fazer. Temos de deixá-Lo derramar óleo e vinho em nossas feridas. Temos de deixá-Lo curar nossos ferimentos. Temos de deixá-Lo colocar-nos sobre a montaria e levar-nos até a hospedaria. Temos de deixá-Lo fazer a obra de cuidar de nós. Temos de ser como aquele ferido. Não devemos ser como o samaritano. A maior falha humana é pensar que o homem deve fazer algo. O homem sempre quer ser seu próprio salvador. Ele sempre quer salvar os outros. Mas Deus não nos mandou ser o salvador. Deus diz que somos os que devem ser salvos.


Assim, a palavra do Senhor respondeu totalmente à pergunta do intérprete. Isso não significa que não se deve amar a Deus com todo o coração, toda a alma, toda a força e todo o entendimento. A questão é se é capaz ou não de fazer isso. Não, nós não podemos fazê-lo. Temos uma vida ferida. Realmente, nossa condição verdadeira é que estamos mortos. Nosso corpo está vivo, mas nosso espírito está morto. Precisamos da salvação. Não podemos ajudar a Deus. Nem podemos ajudar ao homem. Se pensamos que podemos fazer algo, não experimentaremos o perdão dos pecados. A obra da cruz e a obra do Espírito Santo não virão sobre nós.


Por isso, lembrem que Lucas 10:25-37 nunca nos diz que o homem é salvo por amar a Deus. Pelo contrário, é-nos dito que o samaritano compadeceu-se primeiro, antes que nós pudéssemos amar. É Ele quem ama primeiro, e então nós podemos amar. Antes que Ele nos ame, não podemos amar. É verdade que se algum homem não ama ao Senhor, ele é amaldiçoado. Podemos dizer isso. Em Lucas 7, o Senhor Jesus disse a Simão que a quem muito se perdoa, muito ama e a quem se perdoa pouco, pouco ama. O amor segue o perdão. Não é uma questão de que aquele que ama muito recebe muito perdão e aquele que ama pouco, recebe pouco. O quanto uma pessoa é perdoada, é o quanto ela ama. Um cristão ama ao Senhor porque Ele o salvou. Se você não consegue nem mesmo amar o Samaritano, então não sei o que dizer de você. Não há tal pessoa na terra. Não há uma pessoa na terra que não ame ao Senhor; todos devem amá-Lo ao menos um pouquinho. O Senhor disse que aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. Não diz que não há amor. Todos O amam em maior ou menor extensão. Contudo, a condição da salvação não é nosso amor. Se fui salvo porque amo ao Senhor, então qualquer pessoa pode ver que isso não é confiável. Dentro de dois ou três dias posso mudar muitas vezes. Sou alguém que foi agredido por salteadores. Eu estou prostrado ali. Nada posso fazer. Estou em fase terminal. Não amo ao Senhor de todo o meu coração e não amo ao meu próximo. Mas agora permito a Ele que me salve. Depois que me salvou, eu posso amá-Lo. Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro. É o amor de Deus em nós que produz o nosso amor por Ele. É totalmente impossível que nós por nós mesmos produzamos amor por Deus.






Jesus e Nicodemos



A Bíblia registra vários diálogos que Jesus fez. Essas trocas nos dão vislumbres fascinantes de como teria sido falar com ele. Em João 3, um líder judeu, Nicodemos, foi falar com Jesus à noite. Ele começou elogiando a Jesus (João 3:2). Será que Nicodemos pensou que Jesus o comoveria a alta posição entre seus discípulos? Em caso afirmativo, a resposta de Jesus deve ter sido devastadora: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3). Nem mesmo uma autoridade de destaque pode entrar no reino sem uma mudança radical.

No desenrolar da conversa, Jesus explicou o que queria dizer "nascer de novo". Ele disse: "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5).

Nascido da água. O único nascimento da água na Bíblia é o batismo. Romanos 6:4 explica que, após o sepultamento no batismo, ressuscitamos para levar uma nova vida. A relação entre João 3:5 e Romanos 6:4 é tão óbvia que nenhuma pessoa, sem ter sido previamente influenciada, pode negar que nascer da água seja uma referência ao batismo. Infelizmente, muitas pessoas têm teologias que negam ser o batismo essencial para a salvação; tentam fugir do que Jesus quis dizer, redefinindo o nascimento da água. Mas Jesus afirma que, para entrar no céu, o batismo se faz necessario.

Nascido do Espírito? Jesus explicou: "O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3:6). O nascimento do Espírito consiste numa transformação espiritual radical (veja Romanos 6). O ato físico do batismo, em si, não garante ingresso no reino. Ao batismo nas águas deve-se mesclar a transformação espiritual, ou seja, o renascimento do interior. Você nasceu de novo?

Autor: Gary Fisher

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Não Deixe 'Penina' Matar Seus Sonhos



“... até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu”.1 Samuel 2:5

Havia um homem chamado Elcana, este tinha duas mulheres, uma era Ana e a outra era Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não.

Ana tinha um sonho impossível ser mãe, mas o Senhor cerrou( Deus a impedia de ter filhos) a madre de Ana.1 samuel 1.5

Sua rival Penina excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre. 1 Samuel 1:6

Ana vivia atribulada de espírito, seu desejo de ser mãe era muito intenso. Ana todos os anos ia ao templo oferecer sacrifício ao Senhor, orava, clamava, buscava por um milagre; mas os anos se passavam e nada acontecia e sua rival escarnecia dela.

Um dia Ana com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.

E fez um voto, dizendo: “SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”. 1 Samuel 1:10-11

Passado algum tempo Deus realizou o sonho de Ana de ser mãe. Ela havia pedido um filho a Deus e Ele deu-lhe muito mais que um filho deu-lhe um profeta. O milagre foi além do que Ana pensou, ou pediu.

Mesmo passando humilhações, vergonha e dor Ana não deixou de ir ao templo, adorava ao Senhor mesmo na adversidade, quiseram matar os sonhos de Ana - Penina, a humilhava e escarnecia dela, Elcana disse-lhe: “Não te sou eu melhor do que dez filhos?” 1 Samuel 1:8; e até mesmo o sacerdote Eli E disse-lhe: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. 1 Samuel 1:14; cada um a sua maneira,foi ferramenta para desanimar e frustrar os sonhos daquela mulher, mas ela não desistiu, perseverou até conseguir realizar seu sonho.

Amados nós estamos cercados de “Peninas”, tentando frustar, matar os sonhos de muitas “Anas.” Não importa qual o tamanho do seu sonho, nem tão pouco se ele te parece impossivel, Deus é poderoso para realizá-los e te dar muito além do que tens pedido.

Acredite tua hora chegará, persevere, ore, como fez Ana. Não deixe de ir a igreja, não pare de trabalhar para o Senhor, o adore não importando a situação ou as circunstâncias, Louve, exalte e glorifique ao Deus Todo Poderoso, não saia da presença D’Ele, no tempo apropriado Ele colocará em teus braços teu sonhado “Samuel.”

Autor: Cida Augusto

domingo, 27 de novembro de 2011

Nascimento de Jesus


José e Maria viajam para Belém para serem contados conforme ordenava César Augusto, o imperador romano. Mas eles não conseguem um lugar para se hospedar porque a cidade está lotada de pessoas que vieram pelo mesmo motivo. Um dos hospedeiros permite que eles se alojem em seu estábulo. Jesus nasce ali e Maria O envolve em panos e O deita em uma manjedoura. Os anjos mostram aos pastores onde Jesus nasceu. os pastores vem adorar Jesus. Os magos seguem uma estrela muito brilhante para encontrar Jesus. Eles O adoram e Lhe dão valiosos presentes.


O Tópico desta lição é adoração. Adoração é nossa resposta a Deus quando O reconhecemos como a fonte de todas as coisas. Não é possível compreender totalmente o que significou para Jesus, O Deus do Universo e nosso Todo-poderoso Criador, deixar o Céu e vir à Terra como um bebê. Quando meditamos sobre este ato extremo e aceitamos tal amor por nós, nada podemos fazer senão adorá-Lo.

Enriquecimento

“O Rei da Glória muito Se humilhou ao revestir-se da humanidade. Rude e ingrato foi o Seu ambiente terrestre.Sua glória foi velada, para que a majestade de Sua aparência exterior não se tornasse objeto de atração. Esquivava-se a toda exibição exterior. ... Unicamente a beleza da verdade celeste devia atrair os que o seguissem.” – O Desejado de Todas as Nações, pág. 43.
“Os que celebraram o nascimento de Jesus foram apenas uns poucos homens que viajaram de muito longe para adorá-Lo. “E, entrando na casa, acharam o Menino com Maria, Sua mãe, e, prostrando-se, O adoraram. (Mateus 2:11.) Através da humilde aparência exterior de Jesus, reconheceram a presença da Divindade. Deram-Lhe o coração como a seu Salvador, apresentando então suas dádivas – ouro, incenso e mirra. – O Desejado de Todas as Nações, pág. 63.

A lição de relance:

Cezar Augusto decreta que seja feito um censo entre a população de seu império. Todo homem deve ir à sua cidade natal para ser registrado. Isso significa que José deve tomar Maria e ir à Belém. Enquanto eles estão ali, chega o tempo do nascimento do Bebê Jesus. Não há lugar para eles ficarem nos hotéis da cidade, por isso Maria dá a luz ao menino Jesus num estábulo. Ela O enrola em panos e O deita numa manjedoura. Os anjos mostram aos pastores onde Jesus nasceu. Os pastores vêm adorar Jesus. Os magos seguem uma estrela muito brilhante para encontrar Jesus. Ele O adoram e Lhe dão valiosos presentes.

Esta é uma lição sobre Adoração:

Adoração é nossa resposta a Deus quando O reconhecemos como a fonte de todas as coisas. Não é possível compreender totalmente o que significou para Jesus, o Deus do Universo e nosso Todo-poderoso Criador, deixar o Céu e vir à terra, como um bebê.

Quando meditamos sobre este ato extremo de amor e aceitamos tal amor por nós, nada podemos fazer senão adorá-Lo.

Enriquecimento:

"O Rei da Glória muito Se humilhou ao revestir-se da humanidade. Rude e ingrato foi o Seu ambiente terrestre. Sua glória foi velada, para que a majestade de Sua aparência exterior não se tornasse objeto de atração. Esquivava-Se a toda exibição exterior. ... Unicamente a beleza da verdade celeste devia atrair os que O seguissem." - O Desejado de Todas as Nações, pág 43

"Os que celebraram o nascimento de Jesus foram apenas uns poucos homens que viajaram de muito longe para adorá-Lo. "E, entrando na casa, acharam o Menino com Maria, Sua mãe, e prostrando-se, O adoraram. Mateus 2:11 Através da humilde aparência exterior de Jesus, reconheceram a presença da Divindade. Deram-Lhe o coração como a seu Salvador, apresentando então suas dádivas - ouro, incenso e mirra. " O Desejado de Todas as Nações, pág 63

“O Messias não apenas tinha vindo no templo indicado pela profecia de Daniel, mas também tinha vindo no momento histórico mais favorável. O mundo estava em paz e sob governo. As viagens por terra e mar eram relativamente seguras e possíveis. O grego era um idioma amplamente difundido... já havia uns duzentos anos. Muitos estavam insatisfeitos com suas crenças religiosas e anelavam conhecer a verdade quanto à vida e destino humanos. Os judeus estavam dispersos por todos os lugares e apesar da forma imperfeita com que o faziam, davam testemunho do Deus verdadeiro. De todas as partes do mundo vinham para celebrar as festas em Jerusalém, e ao retornar podiam levar a notícia da vinda do Messias. A Providencia não podia ter escolhido outro lugar nem outro tempo mais adequado para reinicia a pregação da mensagem evangélica ao mundo, que a Palestina durante este período da História.” (Comentário Bíblico

Desenho para colorir "Nascimento de Jesus"

sábado, 26 de novembro de 2011

O bom samaritano



Muitas pessoas, até mesmo as que se dizem cristãs, ou religiosas, costumam rotular certas pessoas, raças, pela sua condição social, como escória da sociedade e renegá-las a um plano inferior ou rejeitá-las totalmente à margem da sua sociedade.

Com a invasão da Assíria no séc. VII a.C., muitas tribos de Israel foram levados para o cativeiro, dentre eles estavam os que habitavam a região chamada de Samaria. Então vários povos se misturaram aos que habitavam nessa região, introduzindo vários costumes abominados pelo povo judeu. Assim que, o judeu, considerava os samaritanos como povo de terceira categoria e até mesmo os chamava de cães, eram desprezados e marginalizados. O próprio Senhor Jesus, ao qual eles não tinham simpatia era chamado por eles de samaritano.

João 8:48 Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio?

Mas, Jesus vem para nos ensinar que Ele escolhe as coisas que não são para envergonhar as que são.

João 4:7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

João 4:9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

Dentre as lições que o Senhor ensinou aos seus discípulos e também aos escribas e fariseus está a parábola do bom samaritano. (Lucas 10:25-37)

Os escribas e fariseus procuravam um motivo para prender Jesus e colocavam-No à prova todo o tempo.

25 - E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? 27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Ele como Doutor da lei mostrou seu conhecimento religioso, mas Jesus veio nos ensinar que a religião, em si mesma, para nada serve.

28 - Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás. 29 - Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?

30 - Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.

Jesus, nos está dizendo que o homem aqui representado, era o Adão, e que ele caiu. Os salteadores, representam o inimigo de Deus, satanás, que veio para roubar, mentir e matar. Ele causou um grande ferimento no homem, o veneno mortal do pecado, o espírito do homem apagou-se, o homem foi separado de Deus por causa do pecado.
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, --pela graça sois salvos, (Efésios 2:4,5)

vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.(Gálatas 4:4,5)

31- Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. 32 - Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.

Jesus nos mostra através das figuras do sacerdote e do levita, que eram religiosos, que se não tivermos vida Nele, de nada servirá.

33-Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.

Deus, vendo a condição miserável em que o homem se encontrava, compadeceu-se dele. E descendo de Sua glória, enviou Seu Filho para nos salvar.

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:4-5)

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:5-11)

34 - E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.

O Senhor Jesus veio para nos salvar, ele trouxe Deus aos homens e pela Sua morte e ressurreição, levou o homem para Deus. Ele curou os nossos ferimentos, regenerou o nosso espírito, representados pelo vinho e azeite, tornando-os morada para o Espírito Santo de Deus.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor (Efésios 1:3-4)

35 - No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.

Ele pagou um alto preço por nós, derramando o seu precioso sangue (de cordeiro imaculado), por isso nós O amamos tanto, a nossa gratidão tem de ser infinita e o nosso louvor eterno. Ele morreu em nosso lugar.

E ele ainda nos promete muito mais quando voltar.

36 - Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?

37 - Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

Assim, ao invés de julgarmos alguém, vamos ajudá-lo a sair dessa condição miserável, não passando ao largo. Vamos ter o mesmo sentimento que o Senhor Jesus.

Sacrifícios de Gideão

Os Dois Sacrifícios de Gideão


TEXTO

Juizes – 6: 24 a 26
24. Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas. 25. E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. 26. E edifica ao SENHOR teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.

INTRODUÇÃO

Esta é uma passagem muito conhecida dos cristãos, uma passagem, da qual muitas mensagens fluíram e alimentaram o povo de Deus. Eu gosto muito de falar de coisa conhecidas, penso que nos ajudam a memorizar a mensagem.

Gideão era Judeu, filho de Joás, seu nome significa “derrubador”, e o nome de seu pai, “O Senhor nos ajudou”, assim Gideão que também foi um Juiz em Israel começa nossa mensagem, mas para que c cheguemos ao final, é que você conheça um pouco da história de um povo que levava em seu nome o verdadeiro Deus.

Israel era nos dias de Gideão, humilhada por um povo, os midianitas, que de tempo em tempo vinham e roubavam e saqueavam todo o Israel, juntamente com os amalequitas, levando sua comida e o seu gado, pois o Senhor havia dado Israel nas mãos dos midianitas (vr.1), e o medo dos Israelitas era tão grande que chegaram a cavar cavernas para se esconderem do inimigos, e com isso os filhos de Israel empobreceram diante de seus inimigos, então o povo começou a clamar a Deus, e clamando o povo, diz a bíblia que o Senhor enviou um profeta, para que falasse ao povo aquilo que estava no coração de Jeová.

Esta era a situação do povo de Israel diante da adversidade que eles enfrentavam, tais como fome, medo, pobreza e vergonha. Para isto gostaria que abrisse seu coração e se alimentasse da mensagem que virá agora.

Talvez neste momento você esteja sendo saqueado por seu inimigo, talvez neste momento sua família esteja sendo saqueada, ou sua empresa esteja na mesma situação, pois o fato de vivermos momentos difíceis não significa que Deus nos abandonou, pois sempre quando prego a palavra do Senhor digo uma frase que se tornou uma lição em minha vida, e quero que você escreva esta frase bem dentro de seu coração: “DEUS SÓ APROVA AQUELE QUE ELE PROVA”.

Então se você esta em uma situação de adversidade, lembre-se, você está sendo provado! Então não desonre a Deus, pois Ele confia em você.

Ainda que seu pecado o tenha levado a esta situação, como foi com Israel, Deus hoje está lhe enviando um profeta.

O INIMIGO PODE ESTAR PERTO!!!

Os midianitas eram parentes dos Israelitas, pois eram descendentes de Mídiã, um filho de Abraão e Quetura em seu segundo casamento. Eram um povo nômade que vivia ao leste do rio Jordão do mar Morto, ou seja, ficavam no lado oriental de Gileade, Moabe e sul de Edom para o noroeste da Arábia.

Os amalequitas eram uma tribo também nômade, localizada no Neguebe, na península do Sinai, eram descendentes de Amaleque, neto de Esaú (Gn 36: 12, 36). Os Midianitas e os Amalequitas formaram uma coalizão, para ferirem a Israel.

Sabe o que aprendo aqui? É que muitas vezes, ou na maioria das vezes, nossos inimigos estão perto de nós, pois ninguém que esta longe pode nos atingir com uma “pedrada”, mais aqueles que estão por perto, estes são os que mais nos machucam, talvez por conhecerem um pouco mais de nós mesmos. Por isso tome cuidado com aqueles que estão perto de ti, pois parecem ser seus amigos, mas mesmo tendo um parentesco, não são confiáveis.

Outra coisa excepcionalmente incrível é que para trazer Israel novamente para o caminho de Deus, Ele, Jeová, usará sempre alguém que esteja perto de você, pois Deus tem pressa que voltemos aos seus braços.

QUANDO VEM A ADVERSIDADE.

A bíblia nos revela que Deus entregou Israel nas mãos dos midianitas, mas isso não significa que Ele fosse mau, pois na verdade o que levou Israel a ser humilhada por seus inimigos foi o pecado, e o pior dos pecados em minha opinião, é a idolatria, pois este pecado mostra que Israel era um povo ingrato, mostra que se esqueceram das coisas que Jeová havia feito no meio deles.

Quando o povo de Israel sai do Egito, Deus fala para que Moisés ajunte o povo, e diga para os pais contarem para seus filhos, e os filhos contarem para os filhos de seus filhos, e que se passasse de geração em geração as maravilhas que Ele, o Senhor havia feito no meio de seu povo (Ex 10:02). Então isto era um mandamento, que hoje esquecemos de cumprir.

A idolatria havia feito o povo de Israel se afastar de Deus, e isso despertou um sentimento no coração de Jeová (Ex 34:14), o sentimento de ciúme, pois a bíblia fala em muitos relatos que nosso Deus é um Deus Zeloso, o que também pode ser entendido como aquele que sente ciúmes por aquilo que ama.

Como o povo havia se esquecido de Deus, e sempre que pecamos damos legalidade para que a adversidade venha em nossas vidas, assim foi com a nação de Israel, ao se curvarem diante de imagens, deuses pagãos.

O profeta Isaías nos diz que nossos pecados fazem separação entre nós e nosso Deus, e assim nós não o vejamos e Ele não nos ouve (Is 59:2), assim vieram os inimigos e saquearam, humilharam e amedrontaram todo Israel, que por sete anos sofreram. Este relato serve para que nós fiquemos atentos em nossas vidas e assim não permitirmos que as adversidades se levantem contra nossas vidas e soframos nós e nossos familiares.

Sabemos que nossa luta não é contra a carne ou sangue, mas contra satanás e seus demônios (Ef 6:12), então devemos lutar para sermos agradáveis aos olhos de Deus, pois sabemos que nosso acusador está sempre pronto a nos acusar diante de Deus, para assim conseguir uma legalidade e nos atingir com uma tempestade (leia a mensagem TEMPESTADES ESPIRITUAIS).

Mas Israel descobriu que ainda havia um Deus amoroso que está sempre prestes a acudir seus filhos. E nos diz a bíblia que após se passarem sete anos, Israel clamou ao Eterno, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, e que clamando Israel, Jeová mandou um profeta, que alertou o povo quanto ao pecado de se esquecerem de Deus, e se curvado diante de imagens, e de terem se esquecidos dos milagres que Ele havia feito no meio do povo, exemplo: A saída do povo do meio do Egito.

A CHEGADA DA VITÓRIA

Quando o povo clama ao Eterno, Deus então envia o profeta, para que saibamos que ainda há profetas na face da terra, que ainda pregam a verdade, doa a quem doer, pois no velho testamento havia três pessoas que lideravam o povo, os Reis, os Sacerdotes e os Profetas, os Reis lideravam o povo politicamente, os Sacerdotes tinham a incumbência de ouvir as lamúrias do povo e leva-las a Deus (sacrifícios), mas os profetas eram diferentes, eles ouviam o coração de Deus e transmitiam ao povo as palavras de Deus, por isso profeta é aquele que fala a mando de Jeová.

O nome do profeta eu não sei, mas de uma coisa sei que ele falou o que estava no coração de Deus. Saiba de uma coisa meu querido irmão, Deus está falando contigo agora, e saiba também que Deus nada fará sem antes ter revelado aos seus profetas (Am 3:7), então somente depois de haver revelado a seu profeta, virá o livramento. Então sua vitória está depois da boca do profeta, por isso continue ler esta mensagem, pois Jeová ainda lhe tem algo a revelar.

OS DOIS SACRIFÍCIOS DE GIDEÃO

Notem que nos versículos em epígrafe, Gideão faz um sacrifício ao Senhor, mas no versículo seguinte o Senhor, na mesma noite, lhe pede outro sacrifício. Então perguntei ao meu Senhor. Por que pediste outro sacrifício a teu escolhido? O primeiro não valeu? Estava de alguma forma algo errado, que tenha magoado Senhor? Então vejamos o que Jeová quer nos falar, OS DOIS SACRIFÍCIOS DE GIDEÃO.

1º) O PRIMEIRO SACRIFÍCIO DE GIDEÃO – vr. 24

No primeiro sacrifício, Gideão fez um sacrifício a sua altura e não a altura de Deus, pois teve pressa e sabido é que a pressa é inimiga da perfeição, e meu Deus é prefeito em tudo que faz. Quantas vezes agimos assim, pastores que não preparam mensagem, não ouvem de Deus qual será o recado para o povo, e quantos ainda fazem a obra de Deus relaxadamente (Jr 48:10). Estamos servindo a Deus do nosso modo e não ao modo de Deus, e não é assim que se faz.

Gideão em sua pressa fez ali um altar, não se preocupando qual seriam os critérios de Deus, pois agindo assim Gideão quebrou o protocolo e sua atitude não teve valor diante de Deus, pois com certeza o nosso Deus tem critérios e está tudo escrito. Hoje estamos deixando de ler as Sagradas Escrituras, agindo a nosso modo, por isso muitos dizem, que Deus não os ouve, e não é verdade.

Ao não ouvir aos critérios de Deus, gideão pega alguns pedaços de pedras, que estavam jogadas naquele lugar, pedras que estavam cobertas por lodos. Não é assim que edificamos um altar ao Senhor, um altar se levanta com pedras limpas, lavadas. Veja que todas as vezes que Deus vai se relacionar com seu povo no Velho Testamento, ele se relaciona através de um altar, e nós somos hoje as habitações de Deus na terra (I Co 3:16).

Após ter pegado pedras sujas e erradas, Gideão busca a lenha, mas uma lenha feita de gravetos, molhados, madeira vulgar. Isso não te lembra nada em sua vida. Queremos que Deus responda a um sacrifício “chulé”. A lenha na bíblia representa a oração, o jejum, pois sabemos que sem lenha o fogo se apaga.

Depois de juntar uma lenha “fuleira”, Gideão vai buscar um animal para ser sacrificado, e acha também por ali, talvez uma raposa, ou quem sabe um coelho, e mata e sacrifica. Às vezes achamos que estamos “abafando”, e nos esquecemos que nosso Deus não aceita suborno (II Cr 19:7), não devemos dar a Deus o que é de César, mas dar a Deus o que é de Deus.

A verdade é que quando fazemos este tipo de sacrifício a Deus acabamos por expulsar a presença de Deus de nosso meio, olhemos para nossos sacrifícios e que eles não sejam como o sacrifício de Gideão, mas que nós possamos dar ouvidos a voz macia de Jeová, que sempre nos ensina como devemos nos portar diante dEle.

2º) O SEGUNDO SACRIFÍCIO DE GIDEÃO – vr. 25 e 26

No segundo sacrifício tudo é diferente, pois ao ver que Gideão tinha feito tudo errado o Senhor fala com ele e diz como se deve fazer um verdadeiro sacrifício ao Deus Eterno e imortal, Senhor dos céus e da terra.

Como o povo havia se desviado do caminho do Senhor, era costume que se separasse um bezerro recém nascido e que por sete anos se engordasse este animal, que se tornando um boi fosse o mais belo, o mais forte, o mais gordo, e assim no dia marcado se sacrificasse a Baal. Muitas vezes o nosso melhor não tem sido para Deus, passamos o ano inteiro economizando dinheiro para a tão famosa viagem, ou o tão sonhado carro, não que isso seja errado, mas para Deus damos as raposas, os coelhos. Deus não pediu o que era de Baal, até porque Ele é dono de todas as coisas. Ele apenas queria aquilo que fosse o melhor em sua casa.

O Senhor manda que Gideão derrube o altar de Baal, e fazendo isso Gideão tomasse posse das melhore e maiores pedras, que havia. Aqui eu aprendo que no altar do Senhor as pedras são limpas, grandes e de destaque, esse é o lugar de Deus em nossas vidas, lugar de destaque, mas nós insistimos em levantar altares com pedregulhos e não com pedras.

O Senhor também manda que Gideão corte o bosque que estava em volta do altar de Baal. Era costume que se cultivasse madeira de lei em volta do altar dos deuses pagãos, como carvalhos, acácia, cedro. Você já experimentou fazer isso, deixar nu o “pseudo” deus de sua vida. Há! Você esta falando que não tem outro deus em sua vida? Então eu vou refrescar sua memória, anota aí, “seu dinheiro, seu carro, seu time de futebol”, e quantas vezes nós pastores deixamos nossas famílias em casa, com filhos doentes para irmos pregar a palavra de Deus.

Por último o Senhor diz a Gideão, edifica um altar AO SENHOR, no cume deste lugar forte, num lugar conveniente. Irmão! Você realmente já leu isso? O lugar do altar é lugar onde todos possam ver que você é uma pessoa de realmente de Deus. Pois hoje ta cheio de “crente agente secreto” por aí, pessoas convivem em uma empresa, colégio, condomínio e ninguém descobrem que são evangélicos. Gideão teve que fazer um altar onde todos daquela cidade pudessem ver que ali havia um altar ao Deus de Abraão, de Isaque e Jacó, por isso mostre quem você realmente é, não viva um evangelho barato se mostrando um crente barato.

Veja que Gideão edificou um altar ali, mas o Senhor lhe disse que o lugar do altar deve ser um lugar forte e conveniente.

CONCLUSÃO

Creio que você realmente aprendeu, veja que nosso jeito de fazer é errado, e não agrada a Deus, pois o primeiro sacrifício de Gideão foi fora do foco da visão de Deus, mas o que realmente me alegara é que quando você clamar, Deus enviará um profeta, e eu hoje sou o profeta que Deus enviou para te mostra como se deve sacrificar ao Deus Eterno.

O segundo sacrifício de Gideão foi aquele realizado segundo a vontade de Deus. Sei que a partir de hoje, se seguires estes passos, Deus abrirá o céu sobre ti, e logo estará testemunhando a grande libertação de sua vida, a grande benção virá. E se puder me ligue para contar.

Hoje, ou melhor, daqui em diante você não poderá mais reclamar pela falta da voz de Deus, pois é meu desejo que todas as vezes que você fizer um sacrifício “fuleiro” para Deus, que Ele te lembre desta mensagem, e que te cobre de fazer o que é correto.

Autor: Pr. Alexandre Augusto

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Janela da Obediência



Esta semana eu li um artigo que me chamou muita atenção, e me deixou feliz, por conhecer mais de Deus, e de seu poder.

O artigo intitulava a surpreendente arca, escrito pelo Dr. Farid Abou-Rahme . fizerem uma pesquisa, para descobrir, qual as melhores dimensões para um corpo ( barco ), resistir as condições estremas do mar. Mas, para a surpresa de todos, o professor (que não era cristão) disse: “Eu não deveria dizer-lhes isto, mas as melhores dimensões encontram-se na Bíblia". São as dimensões da arca de Noé. Aquele navio não podia afundar. A pergunta é: “Quem ensinou Noé a projetar um navio que não podia afundar".

Deus disse a Noé que fizesse uma arca: “Faze para ti uma arca de madeira de gofer: farás compartimentos na arca, e a betumarás por dentro e por fora com betume. E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares baixos, segundos e terceiros” (Gênesis 6:14-16).

As dimensões da arca foram analisadas por especialistas em engenharia hidráulica. O Dr. Henry Morris, que foi presidente de departamentos de engenharia civil nas melhores universidades americanas, depois de analisar cuidadosamente estas dimensões, concluiu que era quase impossível que a arca afundasse.

Nisso nós cristãos, temos que dar glórias a Deus, por termos um Deus tão poderoso ao nosso lado.

Mas o que me chamou atenção na arca, foi o seu tamanho, a suas dimensões. Eu fiz uma pesquisa sobre as dimensões da arca e veja o resultado:

a medida completa da arca; 150 metros de comprimento, 25 metros de largura e 15 metros de altura. Deus mandou fazer a arca com 3 andares, cada andar dividido em compartimentos. Então, deu o total de 56.000 metros cúbicos mais ou menos. Era igual a 560 carros de trem. Cada carro de trem cabe 240 ovelhas, então a arca podia caber mais de 125.000 ovelhas. É calculado que a arca tinha na faixa de 75.000 animais. Parece que a ovelha é o tamanho médio dos animais, por isso sabemos que tinha bastante espaço na arca para todos os animais.

Você deve estar perguntando, pastor Reginaldo, o que tem a ver, tudo isso com a janela da obediência?

Já vou explicar: O tamanho da arca é gigantesco, o que me intriga é: PORQUE DEUS MANDOU COLOCAR, SÓ UMA JANELA NA ARCA? Gênesis 6:16 – Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima.

Pense comigo: com tantos animais na arca, com o passar dos dias, o mau cheiro seria insuportável, a arca precisaria de muita ventilação, e Deus ordenou que se colocasse uma só janela. Todas as casas hoje tem mais de uma janela, para entrar ventilação.

Então porque será que Noé, colocou somente uma janela na arca. É neste ponto que eu quero chegar. Esta janela eu chamo ela, JANELA DA OBEDIÊNCIA, a ordem que Deus para Noé, era de colocar uma só janela na arca. E se Noé resolvesse por conta própia colocar mais de uma janela. Noé poderia dizer: Deus não vai se importar, vai dar mais ventilação no ambiente, não vai fazer diferença nenhuma, Deus não vai nem notar. Eu creio que a arca não flutuaria , ela afundaria.

Muitas vezes ocorre isto conosco, obedecemos as Deus nas coisas grandes e desobedecemos nas pequenas . Deus disse que a madeira teria que ser de Gofer, teria que betumar a arca por dentro e por fora, colocar uma só porta, até ai tudo bem , mas quem se preocuparia com uma janela.

Eu te respondo: Deus quer nossa obediência total, até nas mínimas coisas.
O segredo pra ser abençoado é fazer, como a mãe de Jesus falou aos serventes na festa das bodas de cana: João 2:5 fazei tudo o que Ele vos disser, ou seja obediência total, até nas mínimas coisas.

“FAZER EXATAMENTE O QUE DEUS MANDAR”

Existe algumas passagens da Bíblia que ao lermos achamos sem importância, que não tem valor algum.

Em Êxodo quando Deus disse a Moisés para ele construir o tabernáculo. São tantos detalhes, coisas mínimas: pega uma cortina dá tantas voltas, pinta de tal cor e isso e aquilo, um colchete, um alfinete, uma dobra a mais uma a menos. Será que para Deus isso não tinha importância?. Tinha e muita porque era ordem de Deus, e o Senhor quer obediência nas mínimas coisas.

A ORDEM ERA UMA SÓ JANELA NA ARCA, ELA ERA A JANELA DA OBEDIÊNCIA

Será que a arca flutuaria se fosse colocado duas , ou mais janelas na arca?

Será que a glória de Deus iria descer sobre o tabernáculo, se Moises não fizesse, exatamente o que Deus lhe ordenará.

Êxodo (25:40) "Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte."

Êxodo (26:30) "Levantarás o tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado no monte

Êxodo(27:8) "Oco e de tábuas o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão."

Êxodo (31:6) "Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã; e dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado"

Êxodo (31:11) "e o óleo da unção e o incenso aromático para o santuário; eles farão tudo segundo tenho ordenado."

Depois de tudo feito conforme as ordens de Deus, A Sua Glória encheu o tabernáculo. Êxodo 40:34-35 – ENTÃO A NUVEM COBRIU A TENDA DA CONGREGAÇÃO, E A GLÓRIA DO SENHOR ENCHEU O TABERNÁCULO: DE MANEIRA QUE MOISÉS NÃO PODIA ENTRAR NA TENDA DA CONGREGAÇÃO, PORQUANTO A NUVEM FICAVA SOBRE ELA, E A GLÓRIA ENCHIA O TABERNÁCULO.

Que Deus os abençoe

Autor: Reginaldo Alves

sábado, 12 de novembro de 2011

Vencendo o Gigante


1 Samuel 17.4


"E um gigante saiu do arraial dos filisteus, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo." (1 Sm 17:4)

Golias era um homem fora dos padrões normais da humanidade, tinha exatamente 2,884 m. Nossas lutas podem ser comparadas a esse gigante, sendo tão grandes ou até maiores que este. Esses gigantes entram em nossas vidas através do pecado. Como isso pode ser verdade? Não somos nos cristãos filhos de Deus? O nosso pecado, foi não deixar que Deus agisse em favor de nossas vidas, foi a nossa infidelidade, com o Deus vivo.

Saul que era o Rei de Israel, tinha agido por conta própria em outra situação em que os filisteus sitiavam Israel, Deus tinha deixado uma ordem, porém ele não esperou o momento certo, e foi rejeitado por Deus, como rei (1 Sm 13 : 5 - 14). Portanto, ele deu legalidade para que esta situação se instalasse em Israel. Semelhantes somos nós, que com a nossa infidelidade damos legalidade para que os gigantes entrem em nossas vidas e nos escravizem, 1 Sm 17:9.

"O filisteu chegava pela manhã e à tarde; e se apresentou durante quarenta dias." (1 Sm 17 : 16)

O gigante quer nos intimidar, nos fazendo temer e recuar. A intimidação nos leva a escravidão, mas o povo eleito do Senhor não foi deve ser escravizado por gigantes ou qualquer outra coisa, pois o Senhor nos resgatou com Seu precioso sangue para de fato sermos livres, Deus quer que sejamos libertos, Ele veio para libertar os cativos.

Como então podemos nos livrar do gigante?

"E Davi disse a Saul: Ninguém perca a coragem por causa dele; teu servo irá, e lutará contra este filisteu. Mas Saul disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu porque tu és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.". (1 Sm 17 : 32 - 33)

"E Davi disse: O Senhor que me salvou do leão e do urso, me salvará deste filisteu. Então Saul disse a Davi: Vai, e o Senhor esteja contigo." (1 Sm 17:37)

Davi, que era um homem segundo o coração de Deus, era também dotado de uma ousadia sobrenatural, quando ele se ofereceu para lutar e derrotar Golias, Saul olhava para o natural, Davi era jovem, moço, entretanto, Davi olhava para o sobrenatural, para o Senhor dos Exércitos. Deus gosta de pessoas ousadas por isso Davi foi eleito por Ele. Somos eleitos por Deus quando permitimos que Jesus entre em nossas vidas, portanto, devemos crer que nenhum gigante nos abaterá, ou escravizará, devemos ser ousados tal qual Davi, que aos olhos humanos era incapaz de vencer Golias.

"Quando o filisteu olhou e viu Davi, ele o desprezou, porque era um rapaz, ruivo, e de belo aspecto." (1 Sm 17:42)

"Mas disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, com lança e com escudo mas eu venho contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos Exércitos de Israel, a quem afrontaste. Hoje o Senhor te entregará na minha mão; eu te vencerei, e vou tirar sua cabeça; hoje darei os cadáveres do arraial dos filisteus às aves do céu e as feras da terra; para que toda a terra fique sabendo que Israel tem um Deus; E toda essa assembléia saberá que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor e a batalha, ele vos entregará em nossas mãos." (1 Sm 17:45-47)

Davi não temeu e não duvidou, que Deus estivesse como ele. E ainda, mais, declarou a vitória de seu povo, este mesmo povo que temia a Golias e os filisteus. Quando um gigante age em nossas vidas, não conseguimos crer, e muito menos declarar a nossa vitória sobre ele por causa da nossa falta de ousadia. A Palavra do Senhor diz ainda que Davi venceu Golias sem uma espada (1 Sm17:50b), porque Davi não venceu Golias pela própria força, mas pela força do Senhor dos Exércitos. Não é pela nossa força, pois somos frágeis e incapazes de vencer, mas pela força de Deus, nossa rocha e salvação.

Depois que Davi matou Golias, todo o Israel se levantou contra os filisteus e os venceu (1 Sm 17 : 52). E como Davi declarou aconteceu, Deus honrou a sua fé. A ousadia de Davi era tanta que depois disso, apareceram mais quatro gigantes filisteus, e todos ele foram mortos, pelas mãos de Israel (2 Sm 21 : 15 - 22). Ou seja, quando temos ousadia, ela contagia também quem está a nossa volta, passamos então a ser um exército ousado do Senhor. Você quer vencer seu(s) gigante(s)? Quer fazer parte desse exército? Creia primeiramente no Senhor dos Exércitos, e seja ousado.

Que Deus possa falar em teu coração.

Autor: Claudiomar Souza

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O olhar de Jesus e o Olhar dos Homens



É notável a diferença entre o olhar de Jesus e o olhar dos homens. Nascidos em pecado, estes habituam-se desde cedo ao pessimismo, ao desprezo e à desconfiança. Ajustam o foco sobre as fraquezas, defeitos, explorando detidamente o lado mesquinho e hipócrita das pessoas. Jesus Cristo, a expressão viva do amor de Deus, não segue este padrão, quando examinamos sua maneira de olhar nas páginas do Evangelho.

Por exemplo: Quando Jesus viu Simão Pedro pela primeira vez, não criticou suas fraquezas, nem profetizou que o negaria - embora soubesse de tudo isso. Em lugar de uma taquara (significado do nome Simão) Cristo viu uma rocha - Cefas. É assim que Deus nos vê. Quando nos aproximamos dele, não aponta o dedo para nossas fraquezas para que murchemos e desanimemos. O olhar de Jesus procura por aquilo que há de bom em nosso interior, ainda que seja uma partícula boa em um milhão de defeitos. Se você procurar por Ele, vai ser bem recebido.

Quando Jesus viu o baixinho Zaqueu no alto da figueira, não zombou dele perante a multidão. Poderia ter dito: Eis aí, o chefe dos coletores de impostos mais corrupto de Jericó. Não, ele não fez isto. Todos diriam assim, mas Jesus olhava com amor. Foi por isso que disse: Zaqueu, desce depressa, pois hoje vou jantar em tua casa". Apenas um olhar e algumas palavras foram suficientes para produzir a mudança mais inesperada na vida do chefe dos publicanos de Jericó.

Quando Jesus viu o coxo junto ao Tanque de Bestesda, ele não viu um aleijado. Ele viu um homem que depois de 38 anos doente ainda tinha esperança de ser curado. Todos viam um coxo maluco, mas Cristo enxergava um homem andando normalmente, levando embora um leito sobre as costas.Quando Jesus olhou para a mulher adúltera diante daquele grupo de apedrejadores, ele não viu uma prostituta, mas uma jovem que precisava apenas de uma oportunidade para se levantar e nunca mais pecar.

Quando Jesus mandou retirar a pedra do túmulo de Lázaro, ele não enxergava um cadáver mal-cheiroso, mas via um velho amigo caminhando diante de uma família de pessoas críticas.Jesus vê uma rocha onde todos veem uma taquara. Jesus vê um convertido sincero enquanto todos enxergam um fiscal corrupto sem possibilidades de recuperação. Jesus vê um homem correndo e saltando, enquanto os conhecidos enxergam um coxo inútil e teimoso. Jesus não atira pedras em quem está caído. Jesus enxerga vida, onde todos já desistiram ou taparam o nariz por causa do mau cheiro. Jesus Cristo não vira as costas para quem bate à sua porta.

Esta fixação em procurar os defeitos e descobrir os erros das pessoas para depois dizer para todo mundo; esta ânsia de difamar, de derribar para produzir no criticado um sentimento de pequenez, de frustração, de desânimo revela, na verdade, algo interessante sobre a pessoa do crítico. Mostra sua necessidade premente de manipular as faltas alheias para dispersar o foco sobre si mesmo. Usa a crítica como capa para cobrir a própria nudez. Era porisso que o diabo só enxergava maldade no caráter do patriarca Jó.

Em tempos em que é tão fácil descer a "lenha" na vida de nossos irmãos, não custa perguntar: de que maneira estamos vendo a vida deles. Se apenas conseguirmos enxergar defeitos, e nada mais que isto, temos um problema grave problema de miopia espiritual.

O olhar de Jesus é misericordioso, para aqueles que buscam seu socorro. Se nossas virtudes resumissem apenas a uma única gota d'água no fundo de um copo vazio, Ele volveria seus olhos para ela e nos diria: Me alegra que isto esteja em teu coração. Este é o olhar de Jesus.

Autor: João Cruzué

Ter o Coração de Marta, Mas a Atitude de Maria



Texto base: “38 - E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. 39 - E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. 40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. 41 - E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, 42 - mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lucas 10:38-42 RC)

1. Introdução

Nesta aldeiazinha pequena, Jesus entra. E ali acontece o registro de uma bela história. Os momentos passados por Jesus na casa de Marta, nos proporcionam belas reflexões pessoais, acerca de nosso relacionamento com Deus.

Convido-lhe a iniciar esta reflexão…..

2. Entendendo o coração de marta

2.1 - Marta é retratada nesta história como alguém que “andava distraída em muitos serviços….”.

O problema de Marta não era ter trabalho demais para fazer, mas permitir que o trabalho a distraísse, tomando todo o seu tempo, afastando-a de algo mais importante para aquele instante: a comunhão e relacionamento com Deus.

Em algumas ocasiões, onde encontro pessoas com problemas sérios, pergunto: “como anda a sua vida devocional? Você tem procurado se relacionar mais com Deus? Tem encontrado tempo pra ele, no seu dia a dia?”. Uma grande parte destas pessoas diz: Há muito tempo não oro nem leio a Bíblia, ou ainda “não tenho tempo pra essa história de religião, e de Igreja”. Outros justificam dizendo: “Tenho pouco tempo para Deus, sou muito atarefado”.

No século XVII, a falta de tempo já era um problema para muitos. Frei Antônio das Chagas, em uma de suas poesias assim retrata:

“Deus pedirá conta do meu tempo. E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta. Mas, como dar, sem tempo, tanta conta. Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo? Para dar minha conta feita a tempo, O tempo me foi dado, e não fiz conta; Não quis, sobrando tempo, fazer conta. Hoje, quero acertar conta, e não há tempo.

Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta, Não gasteis vosso tempo em passatempo. Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta! Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo, Quando o tempo chegar, de prestar conta, chorarão, como eu, o não ter tempo…”

Muitos estão sofrendo angústias, porque nunca encontram tempo para cultivar uma comunhão mais intensa com Deus. Muitos tem dedicado todo o seu tempo aos seus próprios projetos de vida, esquecendo-se dos projetos de Deus para suas vidas.

É bom lembrar que “A vida é curta demais para que façamos tudo o que queremos, mas é longa o bastante para que façamos tudo o que Deus quer que façamos”.

2.2 - Marta é diagnosticada por Jesus: “Jesus, lhe diz: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária…..” v.41

Chamo este diagnóstico de Jesus para Marta de Ativismo. Marta era do tipo hospedeira, dinâmica e ativista. Porém o ativista peca pela pressa, vive sob a pressão do tempo e submisso a “tirania do urgente”. Numa sociedade competitiva e consumista, o ativismo é uma doença cultural que pode resultar em ansiedade, depressão, stress, falta de tempo, de meditação, e impaciência pra escutar.

Em seu intenso ativismo, Marta não percebeu que a ansiedade começou a chegar em sua vida. Jesus então lhe adverte: Estas ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só coisa é necessária”.

Era necessário a Marta, a atitude de Maria.

3. Entendendo a Atitude de Maria.

3.1 - Maria: Uma mulher com vontade de ouvir a Deus: “….assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.”

Maria é retratada como alguém que tem prazer em escutar. Assentada aos pés de Jesus, era fortalecida espiritualmente por Deus.

Escutar a Deus, pode ser a atitude mais importante neste instante de sua vida. Talvez você esteja vivendo um momento, em que é necessário, como Maria, escutar o que Deus tem a dizer.

O salmo 50:7 expressa o desejo de Deus: “Escuta, povo meu, e eu falarei…”.

4. Conclusão

Maria se destaca nesta por história, como uma mulher que soube escolher a melhor parte. Jesus enfatiza: “…escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”

Alguém já disse, que uma grande história começa com as escolhas certas. Enquanto Marta se desgastava com as coisas efêmeras da vida, Maria esperava no Senhor. Lembrando o que diz Isaías 40:31: “….os que esperam no Senhor renovam as suas forças”. E essa boa parte não nos será tirada. Que Deus nos abençoe e que saibamos como Maria, sempre escolher a melhor parte: o reino de Deus.