quinta-feira, 21 de julho de 2011

perseverança



Filipenses 3: 12- 17 " v. 12- “....mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui alcançado por Cristo Jesus."

INTRODUÇÃO

A Perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã. Acredito que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã. E, também acredito que o motivo de muitas derrotas, na vida de muitos cristãos e grandes homens de Deus é devido a abstinência desta admirável virtude que é a PERSEVERANÇA.

Qual a definição de perseverança?

Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar, Continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se, persistir, Conservar a sua força ou ação; continuar, perdurar, subsistir, persistir, Ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.
I. PORQUE PERSEVERAR ?

Jesus nos mostrou a importância de perseverar, para alcançar a salvação."Mas aquele que perseverar até o fim será salvo", Mt 24: 13. Sem a perseverança você não pode alcançar a salvação, afinal ela é um ato feito pelo Amor de Deus, por meio de Jesus Cristo

A Bíblia nos mostra muitos homens e mulheres que perseveraram e obtiveram a conquista da sua vitória, a realização dos seus sonhos. Nóe que perseverou, mesmo sendo criticado, humilhado, desprezado; contudo lutou na construção da arca e salvou-se juntamente com sua descendência.

Josué, perseverou em seguir ao Senhor, Js 24:15. O nome Josué no hebraico quer dizer: Jeová é Salvação e no grego significa Jesus. Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim, era um servo fiel e companheiro de Moisés. Ele foi designado por Deus como sucessor de Moisés, e através da perseverança ele estimulou o povo a destruir Jericó e também sorteou Canaã as tribos.

Rute, foi uma mulher que perseverou diante de Boaz, mantendo-se intacta em sua reputação até ser redimida e tomada por esposa, Rt 4: 13. E por galardão de sua nobre perseverança, o seu nome foi inserido na genealogia de Cristo Jesus, Mt 1:5 .

No Novo Testamento, Jesus o mestre da perseverança, nos ensina que devemos dar frutos com perseverança, Lc 8: 15 Jesus diz: ¨Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a Palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.”

O apóstolo Paulo constantemente levava uma só mensagem em seu coração : "os exortavam a que permanecessem na Graça de Deus", At 13: 43.

Porém, entre todos os homens da Bíblia que vemos como exemplo de perseverança. Tomamos o exemplo de Cristo que logo no começo de seu ministério foi tentado por satanás, a não prosseguir; mas venceu este obstáculo, Mt 4: 10,11.

E após ter vencido esta difícil provação, que era de seus conflitos pessoais, os demais ele conseguiu superar, sendo vencedor nas provações seguintes. Sejamos portanto, perseverantes em todo o trabalho que fizermos para Deus, em toda a nossa vida, II Cr 15: 7: “Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa.”

II. NÃO DEIXES DE PERSEVERAR

Tivemos alguns homens que desistiram de perseverar deixando-se levar pelo pecado e a perda da comunhão de Deus." Judas, Mt 27:4,5" Ananias e Safira, At 5:1-9" Himeneu e Alexandre, I Tm 1:19,20. Não podemos deixar de perseverar, porque a perseverança: " Nos conduz a salvação, Mt 24: 13" Nos torna santos, Cl 1: 22" Nos torna seguros, I Co 15: 58

III. AS MARAVILHAS DA PERSEVERANÇA

A perseverança trabalha na natureza, no temperamento, no comportamento do cristão, tornando-o resistente para vencer os obstáculos, II Pe 1:4.

Logo, o cristão passa ter a mente de Cristo, I Co 2: 16 .A perseverança ajuda o cristão a vencer as provações e tribulações da vida espiritual, Rm 12:12 .A perseverança é sinal de vitória, II Tm 4:7. A perseverança produz vitória !!! O cristão perseverante não pode se separar de Cristo, Gl 5: 4 .
IV. A NECESSIDADE DA PERSEVERANÇA

Devemos perseverar porque a Bíblia nos diz em Mateus 24:13 - "Mas aquele que perseverar até o fim, será salvo".A Palavra de Deus também nos adverte em relação a apostasia, que significa: desviar-se da fé, desistir ... , não podemos parar, não podemos desistir, e sim, devemos seguir olhando para o alvo que é Cristo Jesus, I Tm 4:1-3; Mt 24:4-5. E satanás anda enganando, seduzindo o mundo, portanto não deixe-se levar pelas banalidades desta vida, pelas camuflagens do inimigo, pois este mundo está rodeado de falsas aparências, seja um vencedor e tenha discernimento do Espírito de Deus para identificar as ciladas do inimigo, Ap 12:9; I Jo 2:16,17.

CONCLUSÃO

Arte da perseverança está renúncia, na busca constante da consagração e comunhão com o Senhor nosso Deus. É preciso abrir mão de muitos desejos pessoais, é preciso sacrificar as suas intenções naturais, para seguir no perfeito caminho da vontade de nosso Senhor Jesus Cristo !!!

Êxodo 10:28 e 29

Introdução

Nos estudos sobre santificação na vida do servo pudemos conhecer as maneiras que o inimigo usa para se opor a Deus: magos, duendes, “Halloween”, filmes violentos, festas com comidas típicas, danças, músicas, mau uso de internet e tantas outras coisas para atrair as pessoas para o adorarem.

Muitos sinais e maravilhas Deus operou através da fidelidade na vida de Moisés. Um deles: Ouvir a voz de Deus falando com ele.

Ele alcançou um grande projeto de Deus, que ficou marcado na história até hoje: Tirar o povo de Israel do cativeiro do Egito e levá-lo para uma terra que Deus havia ordenado.

Agora vamos saber como Moisés nunca mais voltou ao Egito.

Nós já conhecemos a história de Moisés (ref. capítulos 1, 2, 3 de Êxodo). Sabemos que, quando ele nasceu, havia uma sentença de morte sobre todos os meninos. Sua mãe o escondeu por três meses e quando não podia escondê-lo mais, fez um cestinho, betumou-o por dentro e por fora e colocou Moisés entre os juncos dentro do rio. Mas vocês pensam que ela o abandonou? Não! Pediu para a irmã de Moisés, Mirian, ir seguindo o cestinho, vigiando em todo o tempo.

Que lição Deus quer nos ensinar?

Há lições importantes nesta aula:

Por três meses a mãe de Moisés o escondeu, mas quando não pôde escondê-lo mais, o colocou no rio em um cesto betumado por dentro e por fora.

Este tempo representa para nós, hoje, o tempo de vocês crianças, adolescentes e jovens. Hoje há uma mãe, a igreja, que ora, que jejua por vocês; há os ensinamentos na Escola Dominical todos os domingos; os cultos onde vocês escutam a Palavra, cantam louvores, aprendem a orar, a glorificar ao Senhor.

Deus tinha um plano para Moisés por isso guardou a sua vida.

Sabe quem achou o menino? A filha de Faraó.

Ela desceu para tomar banho no rio e viu aquele cestinho e pediu que a sua criada o pegasse para ela. E quando o abriu viu um menino que chorava. Reconheceu que era um bebê dos hebreus. Mirian, sem falar que aquele bebê era seu irmão, logo se ofereceu para encontrar uma ama que cuidasse do bebê até que ele desmamasse. A princesa concordou e Mirian chamou a sua mãe, Joquebede, para cuidar do seu próprio filho. Que alegria para aquela mãe!

Moisés então aprendeu as primeiras lições com a sua mãe, que lhe ensinou a ser um hebreu. Quando ele cresceu foi levado para a filha de Faraó, que o adotou e deu o nome para ele: Moisés – porque das águas foi tirado.

Estudou, aprendeu as letras e as ciências do Egito, mas quando ficou adulto saiu para ver os hebreus trabalhando em duras cargas e viu quando um egípcio feria um de seus irmãos hebreus. Ele defendeu o hebreu e isto não foi bom para ele. Faraó ficou sabendo e procurou matá-lo. Fugindo para a terra de Midiã, lá teve uma experiência com Deus.

Deus falou para ele voltar, porque queria tirar o seu povo do Egito. Não foi fácil para Moisés voltar ao Egito, mas ele obedeceu, creu, e muitos sinais de maravilhas, lembrados até hoje, Deus operou na vida de Moisés.

Já estudamos alguns sinais, que foram as 10 pragas.

Vocês se lembram da praga das trevas? Havia uma escuridão total. Só nas casas dos hebreus havia luz. Foi naquele momento que Faraó disse para Moisés:

E disse-lhe Faraó: Vai-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que vires o meu rosto, morrerás.” E Moisés lhe responde: “Bem disseste; eu nunca mais verei o teu rosto.” Ex 10:28, 29.

Faraó queria dizer para Moisés: “Nunca mais chegue perto de mim, porque no dia em que chegar e olhar para mim você morrerá”.

E Moisés respondeu a Faraó: “Você falou certinho. Eu nunca mais verei o teu rosto, eu nunca mais volto ao Egito”.

  • Eu nunca mais volto para o mundo: voltar o pensamento para desejar as coisas do mundo – Moisés recusou o mundo.
  • Eu nunca mais quero as coisas do mundo: Falar mal das pessoas, brigar, desobedecer aos pais e professores; não querer estudar, não querer ir à escola, não querer ir à igreja.

Assim como o Senhor falou com Moisés Ele fala com a gente:

“Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel;” Ex 3:8.

Essa é a Terra Prometida que Deus preparou para o Seu povo.

AULA PARA OS ADOLESCENTES
TEXTOS FUNDAMENTAIS: Hebreus 11: 24–27/ Êxodo 10:28 e 29

1ª Aula

Introdução

Nos estudos sobre santificação na vida do servo pudemos conhecer as maneiras que o inimigo usa para se opor a Deus: Magos, duendes, “Halloween”, filmes violentos, festas com comidas típicas, danças, músicas, mau uso de internet e tantas outras coisas para atrair as pessoas para o adorarem.

Muitos sinais e maravilhas Deus operou, através da fidelidade na vida de Moisés. Um deles: Ouvir a voz de Deus falando com ele.

Ele alcançou um grande projeto de Deus, que ficou marcado na história até hoje: Tirar o povo de Israel do cativeiro do Egito e levá-lo para uma terra que Deus havia ordenado.

Agora teremos três aulas para conhecermos as 5 atitudes que levaram Moisés a essa vitória e que nos ensinarão a sermos vitoriosos diante dos nossos inimigos.

As Cinco Atitudes de Moisés são:

HEBREUS 11:24–27

v. 24- Pela fé Moisés, sendo já grande, RECUSOU ser chamado filho da filha de Faraó,

v. 25- ESCOLHENDO antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;

v. 26- Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

v. 27- Pela fé DEIXOU o Egito, NÃO TEMENDO a ira do rei; porque FICOU FIRME, como vendo o invisível.

Nesta PRIMEIRA AULA vamos estudar a primeira atitude de Moisés:

v. 24- Pela fé Moisés, sendo já grande, RECUSOU ser chamado filho da filha de Faraó.

Nós já conhecemos a história de Moisés. Sabemos que, quando ele nasceu, havia uma sentença de morte sobre todos os meninos. Sua mãe o escondeu por três meses e quando não podia escondê-lo mais, fez um cestinho e betumou-o por dentro e por fora e colocou Moisés entre os juncos dentro do rio. Mas vocês pensam que ela o abandonou? Não! Pediu para a irmã de Moisés, Mirian ir seguindo o cestinho vigiando em todo o tempo.

Deus tinha um plano na vida de Moisés, por isso guardou a sua vida.

Sabe quem achou aquele cestinho? A filha de Faraó. Ela desceu para tomar banho no rio e viu aquele cestinho e pediu que a sua criada o pegasse para ela. E quando o abriu viu um menino que chorava. Reconheceu que era um bebê dos hebreus. Mirian, sem falar que aquele bebê era seu irmão, logo se ofereceu para encontrar uma ama que cuidasse do bebê até que ele desmamasse. A princesa concordou e Mirian chamou a sua mãe, Joquebede, para cuidar do seu próprio filho. Que alegria para aquela mãe!

Moisés, então aprendeu as primeiras lições com a sua mãe, que lhe ensinou a ser um hebreu. Quando ele cresceu, foi levado para a filha de Faraó, que o adotou e deu o nome para ele: Moisés – porque das águas foi tirado.

Estudou, aprendeu as letras e as ciências do Egito, mas quando ficou adulto saiu para ver os hebreus trabalhando em duras cargas e viu quando um egípcio feria um de seus irmãos hebreus. Ele defendeu o hebreu e isto não foi bom para ele. Faraó ficou sabendo e procurou matá-lo. Fugindo para a terra de Midiã, lá teve uma experiência com Deus.

Deus falou para ele voltar, porque queria tirar o seu povo do Egito. Não foi fácil para Moisés voltar ao Egito, mas ele obedeceu, creu, e muitos sinais de maravilhas, lembrados até hoje, Deus operou na vida de Moisés.

Já estudamos alguns sinais, que foram as 10 pragas.

Vocês se lembram da praga das trevas? Havia uma escuridão total. Só nas casas dos hebreus havia luz. Foi neste momento que Faraó disse para Moisés:

E disse-lhe Faraó: Vai-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que vires o meu rosto, morrerás.” E Moisés lhe responde: “Bem disseste; eu nunca mais verei o teu rosto.” Ex 10:28, 29.

Agora vamos ver uma coisa interessante:

  • Por três meses a mãe de Moisés o escondeu, mas quando não pôde escondê-lo mais, o colocou no rio em um cesto betumado por dentro e por fora.

Esse tempo representa para nós, hoje, o tempo de vocês, crianças, adolescentes e jovens. Hoje há uma mãe, a igreja, que ora, que jejua por vocês; há os ensinamentos na Escola Dominical todos os domingos; os cultos onde vocês escutam a Palavra, cantam louvores, aprendem a orar, a glorificar ao Senhor.

  • Por três vezes Moisés recebe uma sentença de morte e Deus o livra:

1- Quando nasceu – “Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida”. Ex 1: 22;

2- Quando deixou o Egito – “Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés.” Ex 2:15;

3- Quando estava prestes a deixar o Egito para sempre – “… No dia em que vires o meu rosto, morrerás.” Ex 10:28.

Em todas as vezes Deus livrou Moisés da morte, porque ele recusou ser chamado filho da filha de Faraó. Moisés recusou porque fez uma comparação de valores. O que comparou? O tesouros do mundo, os banquetes (muita comida, bebida, festas). Tinha tudo nas mãos para conquistar o mundo. Talvez fosse um dos prováveis substitutos de Faraó. Como recusar isso tudo? Ele recusou porque entendeu que os valores deste mundo são passageiros e que os valores do reino de Deus são eternos.

O mundo está sempre comemorando, atraindo as pessoas com suas festas, comidas típicas, danças em volta da fogueira, grandes eventos, grandes produções de filmes, curas, óleos santos, shows góspel, para atrair os jovens e os adolescentes.

O que a Palavra nos fala sobre o reino de Deus?

Em Romanos 14:17 há uma definição sobre as características do reino de Deus:

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.

Justiça – porque um justo, Jesus, morreu por nós e lavados no sangue de Jesus nos tornamos sacerdotes de Deus. E depois dessa morte de cruz, Deus nos ouve sempre que pedimos a ele em nome de Jesus.

Paz – porque há um povo que não vive egoísticamente, mas vive para um bem comum, porque somos igreja Corpo de Cristo.

Alegria – É o Espírito Santo que nos dirige, nos consola, nos ensina, nos coloca no caminho em todos os momentos.

Nossa resposta para o mundo é: “Bem disseste; eu nunca mais verei o teu rosto.”, porque recusamos o mundo para vivermos uma vida eterna com Jesus.

Posted in Perguntas da Sema

domingo, 17 de julho de 2011

CUIDADO COM O FALSO IRMÃO


“Aquele que aborrece dissimula com os seus lábios, mas no seu interior encobre o engano.”
Provérbios 26.24

Há pessoas que se desviam e, por isso, começam a aborrecer o Espírito do Senhor. Porém, como não têm coragem de confessar o erro, vivem dissimulando. Mesmo com a consciência a acusá-las dia e noite, elas se deixam enganar pela vergonha que sentiriam se abrissem a boca. No entanto, com essa atitude, não percebem que a sua condição no mundo espiritual é a pior possível, pois vivem de engano em engano, ocultando a sua terrível traição.
Quem se desvia do Caminho é conhecido pela maneira como fala, pois não parece haver erro nele. Essa pessoa julga os outros e condena qualquer um que tenha errado, até menos do que ele, mas acredita que, se continuar a dissimular a sua trágica maneira de viver, o seu erro, um dia, será esquecido. O que ela não sabe, porém, é que essa atitude é resultado de um coração tomado pelo espírito do engano. Que vida miserável ela tem!
O sinal de que alguém é salvo fica evidente quando ele erra, mas logo procura quem ele ofendeu e se acerta com o ofendido. O perdido jamais faria isso. Para ele, basta dizer que não cometeu mal algum. Devemos pedir perdão a quem ofendermos.
Já os que teimarem no engano serão colocados na cadeia eterna de onde jamais sairão.
O coração de quem não anda com o Senhor está sempre cheio de engano. Não é possível confiar nesse tipo de pessoa, pois ela mente descaradamente e jamais admitirá que errou. Ela faz isso porque o espírito do diabo, que a levou à transgressão, não quer perdê-la por nada. Chegará o dia em que o Espírito do Senhor deixará de contender com ela (Gn 6.3).
Não acredite em alguém que vive dissimulando, mesmo que ele se dirija a você com alguma súplica, porque é capaz de se mostrar como um “anjo”, quando, na verdade, em seu coração há sete demônios (Pv 26.25). Não seja fiador desse indivíduo, mas, direta ou indiretamente, faça com que ele veja que errou, pois, se continuar desse modo, chegará o dia em que se perderá para sempre.
Quem não segue os preceitos divinos pode dissimular seu erro com “a melhor ilusão”, porém, quando se encontrar no meio do povo santo, seu procedimento será revelado. Se servirmos a Deus como é devido, poderemos fazer muito por essa pessoa. Contudo, se andarmos na carne, o Espírito Santo não nos poderá usar para abrir seus olhos, e, com isso, seremos culpados da perdição dessa vida.
Viva sempre em Espírito, e você nunca será enganado por quem se tem corrompido. Como o Senhor está operando em nós, até um olhar servirá de mensagem para tal pessoa. A Palavra diz que, na congregação em que Deus opera, os segredos do coração de quem está nas trevas são revelados (Pv 26.26). Como seria bom se tivéssemos tal congregação nos dias de hoje, onde os perdidos confessariam seus erros, admitindo que Deus está entre nós!

tirado do blog luz da palavra

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O rei desobediente (Saul)2

Enfatize aos pequenos que as primeiras impressões podem ser enganosas, principalmente quando a imagem criada pela pessoa é contraditada por suas qualidade e habilidades. Saul possuía a imagem ideal de um rei, mas seu caráter possui tendências más. Não era integro, era desobediente.

Saul poderia ter realizado grandes feitos para Deus e em prol de seu povo, porém seu reinado foi pautado de fracassos resultantes de sua desobediência ao mandado de Deus. Ele possuía aparência, coragem e atitude, se ele colocasse seu coração a obedecer a Palavra de Deus, até mesmo seus defeitos e fraquezas poderiam ser suplantados pelo poder do amor divino. Mas suas más escolhas, teimosia e desobediência o afastaram do Deus Todo-Poderoso

Enfatize aos pequenos que a teimosia e a desobediência aos pais e a Deus só resultam em fracassos e tristeza. Deus quer sempre o nosso bem, devemos ouvir Sua Palavra.

Deus abençoe grandemente seu ministério.

Texto Bíblico:1 Sm 14.47-52; 15.1-35.

Objetivo

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que a desobediência a Deus conduz ao fracasso.

Exercitando a memória

“Feliz aquele que teme a Deus, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos” (Sl 112.1 – NTLH).

Temer é: Dedicar profundo respeito e obediência a (Dic. Houaiss)

O contrário de temer é: afrontar, destemer

Muitas bênçãos estão disponíveis aqueles que temem e com prazer obedecem aos mandamentos de Deus: a honra, a prosperidade a segurança, estar livre do medo. Todos os que desejam viver seguros e alegres deve reverenciar e alegremente obedecer a Deus.

Crescendo no conhecimento

Quem mesmo foi escolhido como rei na lição passada? Isso mesmo: Saul.

Saul logo que se foi ungido rei de Israel, reuniu um exército derrotou muitos inimigos de seu povo; os amonitas, moabitas, edomitas, etc.

O povo estava contente com o rei, era bonito, era alto, corajoso. Tinha uma linda esposa chamada Ainoã, e tinha três filhos homens: Jônatas, Isvi e Malquisua. A sua filha mais velha chamava-se Merabe, e a mais nova, Mical. E nas guerras contava com seu primo Abner e com soldados corajosos. Saul tinha tudo para ser um grande rei, mas seu coração era teimoso. Não gostava de obedecer.

Certa vez, após uma guerra, o povo fez um grande ajuntamento para festejar. Samuel então falou a todo o povo e a Saul:

__ O SENHOR Deus vos ouviu e lhes deu um rei segundo a vossa petição. Temam o SENHOR e sirvam a ELE fielmente, com todo o coração. Lembrem das grandes coisas que ELE fez por vocês. Mas, se vocês continuarem a fazer o mal, certamente tanto vocês como o seu rei serão destruídos.

Mas Saul pareceu que não ouviu as palavras de Samuel. Alguns dias depois, em um outro ajuntamento do povo, Samuel se atrasou devido a sua muita idade e Saul resolveu ele mesmo oferecer sacrifícios a Deus em lugar de Samuel que era o sacerdote.

Quando Samuel chegou e viu o que Saul havia feito disse:

— O que você fez foi uma loucura! Você não obedeceu à ordem do SENHOR, nosso Deus. Se tivesse obedecido, ELE teria deixado que você e os seus descendentes governassem o povo de Israel para sempre. Mas agora você não continuará a governar. Você desobedeceu ao SENHOR, e por isso ele vai encontrar um homem do tipo que ELE quer e o fará chefe deste povo.

Aí Samuel saiu de Gilgal e foi embora.

Passando alguns meses, Samuel foi novamente a Gilgal e disse a Saul:

— O SENHOR Deus me mandou ungir você para ser rei de Israel, o povo dele. Agora escute isto que o SENHOR Todo-Poderoso diz. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos.

Talvez vocês estejam se perguntando: por que Deus ordenou essa destruição?

Os amalequitas era uma nação composta de guerrilheiros, como os terroristas. Atacavam as nações vizinhas e se apossavam de seus pertences e ainda escravizavam as pessoas. Deus sabia que nenhum povo viveria em paz na terra enquanto os amalequitas existissem, pois já haviam matado muitas pessoas e destruídos muitos povos.

Então Saul convocou o seu exército e em Telaim fez uma contagem dos seus soldados. Havia duzentos mil soldados do povo de Israel e dez mil de Judá. Aí Saul e todos os seus soldados foram para a cidade de Amaleque e ficaram esperando escondidos no leito seco de um rio.

Saul preveniu os queneus:

— Saiam do meio dos amalequitas para que eu não os mate junto com eles, pois vocês foram bondosos com os israelitas quando eles vieram do Egito.

Então os queneus saíram. E Saul derrotou os amalequitas, desde Havilá até Sur, a leste do Egito. Prendeu Agague, o rei dos amalequitas, porém matou todo o povo. Saul e os seus soldados não mataram Agague; também não mataram as melhores ovelhas, os melhores touros, bezerros e carneiros e tudo o mais que era bom. Mas destruíram tudo o que era imprestável e sem valor.

O SENHOR Deus falou com Samuel:

— Eu estou arrependido de ter feito Saul rei, pois ele me abandonou e desobedeceu às minhas ordens.

Samuel ficou triste com isso e a noite inteira orou em voz bem alta a Deus, o SENHOR, em favor de Saul. Na manhã seguinte, bem cedo, ele saiu para procurar Saul. Soube que ele tinha ido para a cidade de Carmelo, onde havia construído um monumento em honra de si mesmo, e que depois tinha seguido para Gilgal. Samuel encontrou Saul, e este o cumprimentou, dizendo:

— Que o SENHOR Deus o abençoe, Samuel! Eu obedeci às ordens do SENHOR.

E Samuel perguntou:

— Então por que é que estou ouvindo o mugido de gado e o berro de ovelhas?

Saul respondeu:

— Os meus soldados os tomaram dos amalequitas. Pegaram as melhores ovelhas e o melhor gado para oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você. E destruímos completamente o resto.

Que vergonha crianças, Saul além de desobedecer a Deus ainda mentia para Samuel. Saul enganava a si próprio. As pessoas que mentem afastam-se de Deus e perde a credibilidade com as pessoas, pois ninguém acredita mais nelas.

— Espere! —interrompeu Samuel. - Eu vou lhe contar o que o SENHOR Deus me disse na noite passada. — Fale! - disse Saul.

E Samuel continuou:

— Você pode pensar que é uma pessoa sem importância, mas é o líder das tribos de Israel. O SENHOR Deus o ungiu como rei do povo de Israel e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas, essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles. Então por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada?

— Mas eu obedeci a Deus, o SENHOR! - respondeu Saul. — Saí como ELE me ordenou, trouxe o rei Agague e matei todos os amalequitas. Porém os meus soldados não mataram o melhor gado e as melhores ovelhas, que estavam condenados à destruição. Em vez disso, eles os trouxeram aqui para Gilgal a fim de os oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você.

Samuel respondeu:

— O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. A revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

— Eu pequei! - respondeu Saul. —Desobedeci às ordens de Deus, o SENHOR, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam. Mas agora, Samuel, eu peço que perdoe o meu pecado e volte comigo para que eu possa adorar o SENHOR.

— Eu não voltarei com você! - respondeu Samuel. — Você rejeitou as ordens de Deus, o SENHOR, e por isso ele também o rejeitou como rei de Israel.

Então Samuel virou-se para sair. Mas Saul o segurou pela barra da capa, e ela se rasgou.

E Samuel disse:

— Hoje Deus rasgou das suas mãos o Reino de Israel e o deu a alguém que é melhor do que você.

Com grande tristeza Samuel foi embora, não voltando mais a ver Saul, que prosseguiu em sua teimosia e desobediência a Deus.

Aplicação da Lição

Professor (a) enfatize aos pequenos que aquele foi um dia muito triste para Samuel e para todo o povo. O rei havia deliberadamente desobedecido a Deus mais de uma vez. Todos os que são filhos de deus, precisa ser obediente. Quando somos tentados a desobedecer a Deus, seja em qual for a circunstancia, lembremos de Saul – tenhamos cuidado. Oremos para que o SENHOR nos dê força e vontade de obedecer-lhe sempre

O rei desobediente (Saul)

Leitura Bíblica: 1 Samuel 14.47-52; 15.1-35
Objetivo: Explicar porque Saul foi desobediente a Deus.

Enfatize que Deus valoriza muito a atitude da OBEDIÊNCIA.
O maior exemplo que temos é Jesus, que em obediência e amor, deu sua vida para nos salvar.
Os Juniores devem obedecer seus pais, com amor e respeito. Esse é um mandamento de Deus para todos nós.
Mandamento com uma promessa: para ter uma vida longa e próspera.
Os alunos devem abrir suas Bíblias e marcar o versículo de Efésios 6.1-3.

Saul foi o primeiro rei de Israel. Saul poderia ter sido um excelente rei, mas infelizmente a sua carreira foi marcada por atitudes rebeldes e ações desobedientes. Não que ele não pudesse fazer as coisas certas; ele não fazia as coisas certas. Saul é um exemplo que não pode ser seguido. A obediência é essencial para uma vida cristã bem-sucedida.

Deus também requer obediência de seus servinhos. Pode ser difícil ensinar sobre obediência em um mundo que tende a rejeitar a noção da verdade absoluta, há coisas certas e erradas em todos os lugares e para todas as pessoas. Mas felizmente o fato de que as ações certas e erradas têm consequências óbvias é algo que facilita sua tarefa. Por exemplo, a mentira com frequência, leva à traição e à quebra de relacionamentos. O vangloriar-se pode incitar a inveja. Por outro lado, viver no caminho de Deus leva à verdade, ao respeito, à generosidade, à benignidade, ao amor e a um ótimo relacionamento com Deus.

Converse com as crianças que Deus não nos diz para fazer as coisas de determinada maneira a fim de nos controlar, ou para nos deixar infelizes. Ele faz isso porque sabe como tornar a vida melhor: “Porque eu bem sei os pensamentos que pendo de vós, diz o Senhor: pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais”, (Jr 29.11). Professor ajude as crianças a perceberem a razão das regras e quem está por trás delas, Deus.

Sabemos que seguir o caminho de Deus nos leva ao melhor tipo de vida que há, esse tipo de vida não é necessariamente o mais fácil. Aqui na terra, podemos ter problemas ao agir de maneira correta. Afinal pessoas já foram assassinadas por obedecerem a Deus. Comente com as crianças que o verdadeiro sucesso nesta vida é agradar a Deus e obter a vida eterna.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

*DOZE CONSELHOS* PARA TER UM INFARTO FELIZ *!!!*



*Dr. Ernesto Artur - Cardiologista**

Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma
enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de
alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

**1 Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e
familiares são secundárias.**

**2 Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.**

**3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa
e trabalhe até tarde.**

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

**5 Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias,
conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários,
encontros, reuniões, simpósios etc.** **

**6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo
contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar
negócios ou fazer reuniões importantes..** **

**7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou
tênis. Afinal, tempo é dinheiro** **

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.

**9 Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se
nada está errado.. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.**

**10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de
estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te
deixar tinindo.**

**11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e
sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.**

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração,
meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para
crédulos e tolos sensíveis.

**Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens. **
**Duvido que voce não tenha um belo infarto se seguir os conselhos acima!!!*


**IMPORTANTE: OS ATAQUES DE CORAÇÃO*

*Uma nota importante sobre os ataques cardíacos..
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço
esquerdo(direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no
queixo, assim como náuseas e suores abundantes.
**
**Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque
cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam,
não se levantaram... Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.**

**Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as
com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga
''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá
e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no
tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE
!!!!
**
Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail, o enviar
a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida ! *

*REPASSE, NÃO DOI NADA!!!!!!!! *