sexta-feira, 16 de julho de 2010

Daniel




Daniel orava três vezes ao dia

Cova dos leões

Somos felizes ao adorar a Deus

VERSO PARA MEMORIZAR(jd 2t 08 09):

“Daniel... orava, agradecendo ao seu Deus” Daniel 6.10. NVI

Texto(s) Chave e Referências

Daniel 6; Profetas e Reis; de Ellen G. White, CPB, págs. 539

OBJETIVOS

SABER que os amigos de Jesus conversam com Ele em

SENTIR—me segura de que Deus ouve suas orações.

RESPONDER partilhando em oração seus problemas e alegrias com Deus

A Mensagem

Adoramos a Deus quando oramos

Galeria de desenhos sobre Daniel

Galeria de fotos sobre Daniel

A Lição Bíblica de Relance


Os companheiros de trabalho de Daniel têm inveja dele. Eles trapaceiam o rei Dario fazendo-o ordenar que ninguém deveria orar a qualquer pessoa, mas só a ele. Se alguém o fizer, será lançado na cova dos leões. Embora alguns oficiais do rei estives se observando, Daniel continua orando três vezes ao dia. Por isso, os homens vão contar ao rei, e o rei é obrigado a lançar Daniel na cova dos leões. Daniel está determinado a ser fiel a Deus. E Deus envia Seus anjos para manterem Daniel em segurança. Finalmente, o rei reconhece o poder do Deus de Daniel.

O Tópico Desta Lição é Adoração.

Quando oramos e nos colocamos nas mãos de Deus, nós O estamos adorando. Daniel adorava a Deus e sabia que Deus estaria com ele.

Hora do Brainstorm (chacoalhando os pensamentos)

Quantas vezes por dia vocês oram a Deus?

Sabiam que Daniel orava pelo menos três vezes ao dia? De manhã, ao meio-dia e à noite. Deus gosta muito de ouvir nossas orações a qualquer momento do dia ou da noite.

Quando oramos, estamos adorando a Deus e dizendo que O amamos.

Por que os príncipes queriam que Daniel fosse jogado na cova dos leões?

Por que Daniel não orou secretamente ou não deixou de orar naquele dia para que ninguém o visse e o envolvesse em dificuldade?

Será que vocês seriam suficientemente corajosos para orar como Daniel fez?

Por quê?

O que vocês acham ajudou Daniel a ser corajoso?

A minha lealdade a Deus é tão visível como foi a de Daniel?

Sou coerente em minha vida de oração?

Resumo da história bíblica

Os companheiros de trabalho de Daniel têm inveja dele. Eles trapaceiam orei Dano fazendo-o ordenar que ninguém deveria orar a qualquer pessoa, mas só a ele. Se alguém o fizer, será lançado na cova dos leões. Embora alguns oficiais do rei estivesse observando, Daniel continua orando três vezes ao dia. Por isso, os homens vão contar ao rei, e o rei é obrigado a lançar Daniel na cova dos leões. Daniel está determinado a ser fiel a Deus. E Deus envia Seus anjos para manterem Daniel em segurança. Finalmente, o rei reconhece o poder do Deus de Daniel.

Esta história biblica neste estudo enfoca a Graça Comunidade Serviço Esta Lição Fala Sobre Adoração. Quando oramos e nos colocamos nas mãos de Deus, nós O estamos adorando. Daniel adorava a Deus e sabia que Deus estaria com ele.

Enriquecimento para voce, pais e professores

“Os inimigos do profeta contavam com o firme apego de Daniel ao princípio para o sucesso de seu plano. E eles não estavam errados na estimativa do seu caráter. Ele percebeu logo o maligno propósito que tiveram na elaboração do decreto, mas não mudou a sua conduta num mínimo que fosse. Por que deveria ele deixar de orar agora, quando mais necessário era orar?... Na hora da oração dirigiu-se para o seu aposento, e com as janelas abertas para o lado de Jerusalém, de acordo com o costume, fez as suas petições ao Deus do Céu. Ele não procurou ocultar o seu ato. Embora soubesse muito bem quais as conseqüências de sua fidelidade a Deus, seu espírito não vacilou.” — Profetas e Reis, pág. 540-542.
“A oração particular é muito importante. Em solidão, a mente mostra-se desnuda à inspeção dos olhos divinos e cada motivo é investigado. Oração particular! Quão preciosa!
É o coração comunicando-se com Deus!” Testemunhos Para a Igreja, vol. 2, pág. 1 89.
A minha lealdade a Deus é tão visível como foi a de Daniel? Sou coerente em minha vida de oração?


Professor, veja Atividades Preparatórias para chamar a atencão de sua classe para o assunto a ser estudado. Este item deve ser o primeiro a ser apresentado em sua sala:

A. Envelope de Oração

Você precisa de:

material de artesanato

envelope grande colorido

papel

• revistas velhas (opcional)

• tesouras (opcional)
Preparar o envelope antecipadamente. Quando as crianças chegarem à Escola Sabatina, pedir que façam desenhos de coisas que Deus tem lhes dado, pelas quais querem agradecer-Lhe (ou ajudá-las a recortar gravuras de revistas velhas),
Colocar os desenhos ou gravuras no envelope. Quando todas terminarem, pegar um desenho ou gravura de cada vez e pedir que as crianças falem sobre aquilo.

Analisando
Perguntar individualmente.

O que voc ê desenhou? Por que coisas gostaria de agradecer
a Deus? Corno podemos dizer Muito Obrigado a Jesus? Podemos dizer Muito Obrigado
a Jesus quando oramos: E por que queremos dizer Obrigado a Jesus? Porque Ele nos ama muito. Nós também amamos muito a Jesus! Queremos adorar a Jesus e dizer-Lhe Muito
Obrigado por todas as coisas boas que Ele faz por nós. Nossa história bíblica fala sobre um homem que orava a Deus tres vezes ao dia. A mensagem de hoje é:
Adoramos a Deus quando oramos

Três Vezes ao Dia
Façam os mesmos movimentos ou gestos que eu fizer. Estendam os braços para os lados. Cedo, de manhã, Deus nos ama. Que coisas podemos agradecer a Deus ao amanhecer? (Desjejum, sol, passarinhos cantando, novo dia, proteção da noite, etc.) Mover o braço direito estendido para cima como se acompanhasse o movimento do Sol no céu. Deus nos ama ao meio-dia também. Que coisas podemos agradecer a Deus ao meio-dia? (Almoço, recesso escolar, calor do dia, brilho do Sol, tempo para descansai; etc.) Mover o braço direito estendido até encostar no braço esquerdo, como o Sol ao fim do dia. Deus nos ama à noite também, quando chega a hora de ir dormir Que coisas podemos agradecer a Deus quando a noite chega? (Cama macia, famiia, bichinhos de pelúcia, proteção durante o dia, etc.) Agora, vamos dizer juntos: Muito obrigado, meu Deus, pela manhã, pelo meio-dia e pela noite.

Analisando
Conceder tempo para respostas.

Quantas vezes por dia voc ês oram a Deus? Sabiam que Daniel orava pelo menos três vezes ao dia? De manhã, ao meio-dia e à noite. Deus gosta muito de ouvir nossas ora «es a qualquer momento do dia ou da noite. Quando oramos, estamos adorando a Deus e dizendo que O amamos’. A mensagem de hoje é:
Adoramos a Deus quando oramos

n Orando de modo criativo
Orar para que as crianças sintam o desejo de conversar com Jesus todos os dias.

Lembre-se: Adoramos a Deus quando oramos

Cânticos sugestivos
Saudação: “No dia do Senhor”
Preparo para oração: “Vamos agora orar”
Cântico após a oração: “Ouve, Senhor”
Visitas: “Visitas”
Aniversariantes: “Quem fez aniversário”
“Parabéns”
Ofertas: “Para além do horizonte”
Louvor: “Orar sempre”
“Quem orou três vezes?”

Verso Para Decorar
Abrir a Bíblia em Daniel 6:10. Encontramos aqui, na Palavra de Deus, a Bíblia, nosso Verso para Decorar. Ler o verso em voz alta. “Daniel... orava, agradecendo ao seu Deus.”Daniel 6:10. Então, ensinar o Verso para Decorar como descrito abaixo:

“Daniel... orava, (mãos juntas e cabeça inclinada)
agradecendo (olhar para o alto e estender as mãos para cima)
ao seu Deus.” (apontar para o céu)
Daniel 6:10. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

Estudo da Bíblia
Abrir a Bíblia em Daniel 6 e apontar para o texto. É aqui que se encontra a história bíblica de hoje. Ler os versos escolhidos em voz alta, parafraseando se for necessário.
Dar tempo para respostas. Que tipo de pessoa era Daniel? Como os sábios resolveram apanhar Daniel? Que queriam eles que o rei assinasse? Daniel escolheu obedecer o rei ou a Deus? Que fez Daniel? O rei podia mudar a lei? Como o rei se sentiu? O que aconteceu a Daniel? Como Deus protegeu Daniel?

ADORAMOS A DEUS QUANDO ORAMOS.

LIÇÃO BLICA

Vivenciando a historia

• guardanapos de papel amarelo oumarrom

• linha, elástico ou clipespara papel

• desenho deuma janela (opcional)• Bíblia

Montagem do cenário: Certificar-se de que a cova dos leões improvisada é grande suficiente para todas as crianças se sentarem dentro dela. Desocupar uma área junto à janela onde as crianças possam sentar-se, ou fixar na parede o desenho de uma janela e pedir que as crianças se sentem perto dela.
Com antecedência, preparar jubas de leão de guardanapos de papel rasgados em tiras sem soltá-las totalmente. Prendê-las na parte superior com linha, elástico ou clipes. Fazer uma juba para cada criança. Para usá-las, colocar a parte superior sobre a palma de uma das mãos, prendendo-a com o polegar, e espalhando a juba sobre o dorso da mão como se fosse uma cabeleira. Colocar a palma da outra mão sobre a palma que prende a parte superior da juba e com os dedos dessa mão formar os dentes do leão. Abrir e fechar a mão para representar o abrir e fechar da boca do leão. Fazer urna demonstração às crianças para que elas consigam usar as jubas nas mãos no momento oportuno durante a lição.
Daniel era um dos ajudantes mais importantes do rei Dano. Alguns dos outros ajudantes Jardim ou príncipes não gostavam de Daniel. Eles cochichavam secretamente entre si [sussurrar]:
— Vamos observar Daniel cuidadosamente para ver se podemos envolvê-lo em dificuldade. Vamos pegá-lo fazendo alguma coisa errada.
— Tenho um novo plano! — anunciou um dos príncipes. Eles se juntaram, trocaram idéias, e então foram conversar com o rei.
— Vamos à sala do trono. [Levar as crianças para a sala do trono já preparada.]
— O, rei Dano, vive para sempre! — disseram os príncipes, inclinando-se demoradamente [inclinar-se]. — Achamos que seria uma boa idéia o rei fazer uma nova lei. Essa lei deve dizer que durante os próximos 30 dias todo o povo do seu reino deve fazer petições somente ao rei. — Então, os príncipes continuaram explicando que se alguém desobedecesse à lei do rei, devia ser jogado na cova dos leões.
O rei Dano sorriu. Ele gostou da idéia de ter o povo se inclinando perante ele. Essa lei parecia boa. Por isso, o rei disse:
Por favoi; escrevam isso. Será uma lei, e nossas leis não podem ser mudadas.
Ao saírem do palácio, os príncipes deram risada.
—. Agora, podemos pegar Daniel! Ele nunca faz petições a ninguém, só ao seu Deus.
— Eles conheciam Daniel muito bem. Sabiam que ele desobedeceria à ordem do rei. Tinham certeza que ele continuaria orando ao seu Deus.
Aonde vocês acham que eles foram quando saíram do palácio? Isso mesmo, à casa de Daniel. [Ir à janela ou desenho de janela.]
Quando Daniel chegou em casa, fez exatamente aquilo que costumava fazer. Algu ém pode me mostrar o que ele fez? [Pedir que as crianças se ajoelhem perto da janela ou desenho de janela.] A Bíblia diz [abrir a Bíblia e ler]: “Ali fez o que costumava fazer: Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus.” Daniel 6:10.
Logicamente, os príncipes encontraram Daniel orando ao seu Deus. Todos eles foram correndo de volta ao palácio e disseram ao rei [voltar à sala do trono]:
— Daniel não deu nenhuma atenção à lei que o rei fez. Ele continua orando ao seu Deus.
Quando o rei ouviu isso, ficou muito aborrecido. Só então compreendeu que os príncipes haviam sugerido que fizesse aquela lei apenas para acusarem Daniel. Mas o rei tinha assinado a lei. E ela precisava ser cumprida. Não podia ser mudada. O rei teria de colocar Daniel na cova dos leões.
Muito entristecido, o rei Dano caminhou com Daniel até a cova dos leões. Agora compreendia que fora enganado. Ele gostava de Daniel e não queria que ele fosse ferido. Antes de Daniel ser lançado na cova dos leões, o rei disse:
— Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre!
Eu não sei se o rei Dano acreditava que o Deus de Daniel poderia salvá-lo. Ele amava Daniel e gostaria muito que alguém o salvasse dos leões famintos.
Como vocês acham que Daniel se sentiu dentro da cova com os leões? Vamos entrar juntos na cova de leões que fizemos aqui? [Entrar na cova de leões com as crianç.as Pedir que todas fechem os olho&]
Est á escuro? E mesmo. Eu acho que a cova dos leões era escura. [As crianças podem então, abrir os olhos.] Havia uma pedra muito grande na entrada da cova, por isso, os leões não podiam sair de lá. Daniel também não podia escapar dali. Vocês podem pensar em alguma outra coisa a respeito da cova dos leões que vocês não apreciariam’? Provavelmente, cheirasse mal, não é?
Agora, vamos colocar algo como juba de leão nas mãos e vamos fazer de conta que nossas mãos são leões enquanto nós rugimos como leões. [Dar uma juba a cada criança e mostrar como usar.] Vocês podem rugir forte como leões grandes? Ou rugir como leões pequeninos? Podem rugir como leões famintos? Vocês acham que os leões rugiram naquela
noite? Podem ter rugido muito, mas não tocaram em Daniel. [Pedir que as crianças rujam,
mas não encostem umas nas outras.] Talvez os leões nem tivessem rugido naquela noite. Podem ter ficado quietinhos a noite inteira. Sabem por quê’? Jesus enviou um anjo à cova dos leões. Ele cuidou de Daniel. O anjo fechou a boca dos leões. [Se algumas crianças ainda estiverem rugindo, você pode dizer que era muito difícil rugir com a boca fechada. Por isso, é possível que tivessem ficado bem quietos.]
Ser á que Daniel orou naquela noite ali na cova dos leões? Eu tenho certeza que ele orou. Daniel sabia conversar com Deus, mas o rei não sabia. O rei Dano ficou preocupado a noite inteira. Nem conseguiu comer na hora do jantar. Não quis ouvir música. E não conseguiu dormir. Finalmente, quando o Sol começou a surgir no horizonte e começou a amanhecer, o rei trocou de roupa e correu até a cova dos leões.
— Daniel! Será que o seu Deus pôde livrá-lo dos leões? — o rei perguntou.
-. O, rei, vive para sempre! Meu Deus enviou o Seu anjo, que fechou a boca dos leões!
— Daniel respondeu.
O rei Dano ficou muito contente! Mandou que tirassem Daniel da cova dos leões. Todos olharam para Daniel. Talvez tivessem pedido que ele desse uma volta para verem se não tinha nenhum ferimento. [Pedir para as crianças darem uma volta.] Ele não tinha nenhum arranhão! Os leões nem encostaram nele! Era incrível! O rei ficou tão feliz que voltou ao palácio e escreveu uma carta a todas as pessoas do reino. Vocês querem saber o que dizia a carta?
“O Deus de Daniel é o Deus vivo! Ele livra e salva Seu povo. Deus livrou Daniet do poder dos leões.” Eu acho que aquele rei não só ficou sabendo que o Deus de Daniel era um grande Deus, mas também ficou sabendo que ele mesmo podia conversar com esse grande Deus.
Analisando
Conceder tempo para respostas. Por que os pr íncipes queriam que Daniel jisse jogado na cova dos leões? Por que Daniel não orou secretamente ou não deixou de orar naquele dia para que ninguém o visse e o envolvesse em dificuldade? Será que vocês seriam suficientemente corajosos para orar como Daniel fêz? Por quê? O que, acham vocês, ajudou Daniel a ser corajoso? Lembrem-se da no çsa mensagem...
Adoramos a Deus quando oramos






Professor, veja idéia para seus alunos APLICAREM O ASSUNTO APRENDIDO ÀS PRÓPRIAS VIDAS

Oração — Onde, Que e Quando

você precisa de: quadro de giz ou branco, com giz ou marcadso


Pedir que as crianças entrem na “cova dos leões” da decoração da sala e se escondam ali. Vocês podem orar a Jesus onde estão? Deus pode ver vocês onde estão? Será que Ele pode ouvir vocês? Sim, Deus pode nos ver em qualquer lugar. Ele ouve nossas orações, não importa onde estejamos orando. Mas nós podemos ter um lugar especial para orar como Daniel tinha. Onde era o lugar especial de Daniel? Sim, ele orava no seu quarto, em frente da janela.
Pensem em diferentes lugares da sua casa onde podem orar ou tenham orado. Vou escrever o nome desses lugares aqui no quadro (ou cartolina). Agora, quero que vocês me digam algumas das coisas a respeito das quais conversam com Jesus quando oram. Escrever a lista no quadro.


Analisando

Dar tempo para respostas.
Vamos olhar para as respostas de voc ês e ver onde oram a Jesus. Ler as respostas escritas no quadro. Sobre o que vocês oram a .Jesus? Ler as respostas escritas no quadro. Quando vocês podem orar? ATão precisa sei- numa hora específica. Mas é bom começar o dia conversando com Jesus. Vocês se lembram quantas vezes por dia Daniel orava? Como vocês acham que Daniel se sentia quando orava em casa? E quando orou na cova dos leões? Como vocês se sentem quando oram? Vocês querem orar todos os dias como Daniel? Deus gosta muito de ouvir vocês orarem. Ele é seu amigo!
Vamos dizer juntos a mensagem de hoje mais uma vez:
Adoramos a Deus quando oramos


Professor, veja idéia para seus alunos PARTILHAREM O ASSUNTO APRENDIDO com os semelhantes:

Sachê

você precisa de:

bolinhas de algodão

círculos de tecido e tule

fita estreita

essencia ou perfume

cartão para endereçar com mensagem


Qual é o cheiro ou perfume que vocês mais gostam? Cheiro de pão fresco, ou perfume de rosas, por exemplo, é muito bom. Existem muitas coisas que têm aroma ou cheiro agradável. Vocês sabiam que a Bíblia diz que nossas orações são como o cheiro agradável de “incenso”? (Ver Apocalipse 5:8.) Vocês gostam quando a mamãe, papai ou vovó coloca um pouco de perfume em vocês? E gostoso sentir o cheiro agradável das coisas, não é? Tenho certeza de que Jesus fica muito feliz quando ouve nossas orações; pois elas são como perfume para Ele. Agora, vamos preparar um sachê. Esse sachê nos ajudará a lembrar de orar pois nossa oração é como aroma ou cheiro agradável a Deus

Colocar um pouco de perfume em bolinhas de algodão e dar uma para cada criança. Cortar círculos de tecido e tule e ajudar as crianças a fazerem um sachê. Amarrar com fitinha colorida e colocar cartãozinho.

Analisando

Conceder tempo para respostas.

Como Jesus Se sente quando oramos a Ele?

Que podemos falar a Jesus quando oramos?

Onde podemos conversar com Jesus em oração?

Quando vocês podem conversar com Jesus?

Quando forem para casa, procurem partilhar com alguém o seu sachê. Vocês devem dar o sachê a um amigo, vizinho ou membro da familia e contar-lhe que nossas orações são como perfume para Deus. Ele aprecia muito nossas orações e vocês podem dizer a essa pessoa que adoramos a Deus quando oramos. Vocês podem ajudar a pessoa a encontrar um lugar para ela orar e colocar ali o sachê. Lembrem-se... Adoramos a Deus quando oramos

Daniel nos deu um exemplo a seguir. Vamos tentar? Peça ajuda a Deus e Ele te ouvirá. Ótimo dia. Com amor, Tia Célia











Professor, veja Atividades Preparatórias para chamar a atencão de sua classe para o assunto a ser estudado. Este item deve ser o primeiro a ser apresentado em sua sala:

A. Envelope de Oração

Você precisa de:

material de artesanato

envelope grande colorido

papel

• revistas velhas (opcional)

• tesouras (opcional)
Preparar o envelope antecipadamente. Quando as crianças chegarem à Escola Sabatina, pedir que façam desenhos de coisas que Deus tem lhes dado, pelas quais querem agradecer-Lhe (ou ajudá-las a recortar gravuras de revistas velhas),
Colocar os desenhos ou gravuras no envelope. Quando todas terminarem, pegar um desenho ou gravura de cada vez e pedir que as crianças falem sobre aquilo.

Analisando
Perguntar individualmente.

O que voc ê desenhou? Por que coisas gostaria de agradecer
a Deus? Corno podemos dizer Muito Obrigado a Jesus? Podemos dizer Muito Obrigado
a Jesus quando oramos: E por que queremos dizer Obrigado a Jesus? Porque Ele nos ama muito. Nós também amamos muito a Jesus! Queremos adorar a Jesus e dizer-Lhe Muito
Obrigado por todas as coisas boas que Ele faz por nós. Nossa história bíblica fala sobre um homem que orava a Deus tres vezes ao dia. A mensagem de hoje é:
Adoramos a Deus quando oramos

Três Vezes ao Dia
Façam os mesmos movimentos ou gestos que eu fizer. Estendam os braços para os lados. Cedo, de manhã, Deus nos ama. Que coisas podemos agradecer a Deus ao amanhecer? (Desjejum, sol, passarinhos cantando, novo dia, proteção da noite, etc.) Mover o braço direito estendido para cima como se acompanhasse o movimento do Sol no céu. Deus nos ama ao meio-dia também. Que coisas podemos agradecer a Deus ao meio-dia? (Almoço, recesso escolar, calor do dia, brilho do Sol, tempo para descansai; etc.) Mover o braço direito estendido até encostar no braço esquerdo, como o Sol ao fim do dia. Deus nos ama à noite também, quando chega a hora de ir dormir Que coisas podemos agradecer a Deus quando a noite chega? (Cama macia, famiia, bichinhos de pelúcia, proteção durante o dia, etc.) Agora, vamos dizer juntos: Muito obrigado, meu Deus, pela manhã, pelo meio-dia e pela noite.

Analisando
Conceder tempo para respostas.

Quantas vezes por dia voc ês oram a Deus? Sabiam que Daniel orava pelo menos três vezes ao dia? De manhã, ao meio-dia e à noite. Deus gosta muito de ouvir nossas ora «es a qualquer momento do dia ou da noite. Quando oramos, estamos adorando a Deus e dizendo que O amamos’. A mensagem de hoje é:
Adoramos a Deus quando oramos


n Orando de modo criativo
Orar para que as crianças sintam o desejo de conversar com Jesus todos os dias.

Lembre-se: Adoramos a Deus quando oramos


Cânticos sugestivos
Saudação: “No dia do Senhor”
Preparo para oração: “Vamos agora orar”
Cântico após a oração: “Ouve, Senhor”
Visitas: “Visitas”
Aniversariantes: “Quem fez aniversário”
“Parabéns”
Ofertas: “Para além do horizonte”
Louvor: “Orar sempre”
“Quem orou três vezes?”


Verso Para Decorar
Abrir a Bíblia em Daniel 6:10. Encontramos aqui, na Palavra de Deus, a Bíblia, nosso Verso para Decorar. Ler o verso em voz alta. “Daniel... orava, agradecendo ao seu Deus.”Daniel 6:10. Então, ensinar o Verso para Decorar como descrito abaixo:

“Daniel... orava, (mãos juntas e cabeça inclinada)
agradecendo (olhar para o alto e estender as mãos para cima)
ao seu Deus.” (apontar para o céu)
Daniel 6:10. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)


mEstudo da Bíblia
Abrir a Bíblia em Daniel 6 e apontar para o texto. É aqui que se encontra a história bíblica de hoje. Ler os versos escolhidos em voz alta, parafraseando se for necessário.
Dar tempo para respostas. Que tipo de pessoa era Daniel? Como os sábios resolveram apanhar Daniel? Que queriam eles que o rei assinasse? Daniel escolheu obedecer o rei ou a Deus? Que fez Daniel? O rei podia mudar a lei? Como o rei se sentiu? O que aconteceu a Daniel? Como Deus protegeu Daniel?

ADORAMOS A DEUS QUANDO ORAMOS.


LIÇÃO BLICA

Vivenciando a historia

• guardanapos de papel amarelo oumarrom

• linha, elástico ou clipespara papel

• desenho deuma janela (opcional)• Bíblia

Montagem do cenário: Certificar-se de que a cova dos leões improvisada é grande suficiente para todas as crianças se sentarem dentro dela. Desocupar uma área junto à janela onde as crianças possam sentar-se, ou fixar na parede o desenho de uma janela e pedir que as crianças se sentem perto dela.
Com antecedência, preparar jubas de leão de guardanapos de papel rasgados em tiras sem soltá-las totalmente. Prendê-las na parte superior com linha, elástico ou clipes. Fazer uma juba para cada criança. Para usá-las, colocar a parte superior sobre a palma de uma das mãos, prendendo-a com o polegar, e espalhando a juba sobre o dorso da mão como se fosse uma cabeleira. Colocar a palma da outra mão sobre a palma que prende a parte superior da juba e com os dedos dessa mão formar os dentes do leão. Abrir e fechar a mão para representar o abrir e fechar da boca do leão. Fazer urna demonstração às crianças para que elas consigam usar as jubas nas mãos no momento oportuno durante a lição.
Daniel era um dos ajudantes mais importantes do rei Dano. Alguns dos outros ajudantes Jardim ou príncipes não gostavam de Daniel. Eles cochichavam secretamente entre si [sussurrar]:
— Vamos observar Daniel cuidadosamente para ver se podemos envolvê-lo em dificuldade. Vamos pegá-lo fazendo alguma coisa errada.
— Tenho um novo plano! anunciou um dos príncipes. Eles se juntaram, trocaram idéias, e então foram conversar com o rei.
— Vamos à sala do trono. [Levar as crianças para a sala do trono já preparada.]
— O, rei Dano, vive para sempre! — disseram os príncipes, inclinando-se demoradamente [inclinar-se]. — Achamos que seria uma boa idéia o rei fazer uma nova lei. Essa lei deve dizer que durante os próximos 30 dias todo o povo do seu reino deve fazer petições somente ao rei. — Então, os príncipes continuaram explicando que se alguém desobedecesse à lei do rei, devia ser jogado na cova dos leões.
O rei Dano sorriu. Ele gostou da idéia de ter o povo se inclinando perante ele. Essa lei parecia boa. Por isso, o rei disse:
Por favoi; escrevam isso. Será uma lei, e nossas leis não podem ser mudadas.
Ao saírem do palácio, os príncipes deram risada.
—. Agora, podemos pegar Daniel! Ele nunca faz petições a ninguém, só ao seu Deus.
— Eles conheciam Daniel muito bem. Sabiam que ele desobedeceria à ordem do rei. Tinham certeza que ele continuaria orando ao seu Deus.
Aonde vocês acham que eles foram quando saíram do palácio? Isso mesmo, à casa de Daniel. [Ir à janela ou desenho de janela.]
Quando Daniel chegou em casa, fez exatamente aquilo que costumava fazer. Algu ém pode me mostrar o que ele fez? [Pedir que as crianças se ajoelhem perto da janela ou desenho de janela.] A Bíblia diz [abrir a Bíblia e ler]: “Ali fez o que costumava fazer: Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus.” Daniel 6:10.
Logicamente, os príncipes encontraram Daniel orando ao seu Deus. Todos eles foram correndo de volta ao palácio e disseram ao rei [voltar à sala do trono]:
— Daniel não deu nenhuma atenção à lei que o rei fez. Ele continua orando ao seu Deus.
Quando o rei ouviu isso, ficou muito aborrecido. Só então compreendeu que os príncipes haviam sugerido que fizesse aquela lei apenas para acusarem Daniel. Mas o rei tinha assinado a lei. E ela precisava ser cumprida. Não podia ser mudada. O rei teria de colocar Daniel na cova dos leões.
Muito entristecido, o rei Dano caminhou com Daniel até a cova dos leões. Agora compreendia que fora enganado. Ele gostava de Daniel e não queria que ele fosse ferido. Antes de Daniel ser lançado na cova dos leões, o rei disse:
— Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre!
Eu não sei se o rei Dano acreditava que o Deus de Daniel poderia salvá-lo. Ele amava Daniel e gostaria muito que alguém o salvasse dos leões famintos.
Como vocês acham que Daniel se sentiu dentro da cova com os leões? Vamos entrar juntos na cova de leões que fizemos aqui? [Entrar na cova de leões com as crianç.as Pedir que todas fechem os olho&]
Est á escuro? E mesmo. Eu acho que a cova dos leões era escura. [As crianças podem então, abrir os olhos.] Havia uma pedra muito grande na entrada da cova, por isso, os leões não podiam sair de lá. Daniel também não podia escapar dali. Vocês podem pensar em alguma outra coisa a respeito da cova dos leões que vocês não apreciariam’? Provavelmente, cheirasse mal, não é?
Agora, vamos colocar algo como juba de leão nas mãos e vamos fazer de conta que nossas mãos são leões enquanto nós rugimos como leões. [Dar uma juba a cada criança e mostrar como usar.] Vocês podem rugir forte como leões grandes? Ou rugir como leões pequeninos? Podem rugir como leões famintos? Vocês acham que os leões rugiram naquela
noite? Podem ter rugido muito, mas não tocaram em Daniel. [Pedir que as crianças rujam,
mas não encostem umas nas outras.] Talvez os leões nem tivessem rugido naquela noite. Podem ter ficado quietinhos a noite inteira. Sabem por quê’? Jesus enviou um anjo à cova dos leões. Ele cuidou de Daniel. O anjo fechou a boca dos leões. [Se algumas crianças ainda estiverem rugindo, você pode dizer que era muito difícil rugir com a boca fechada. Por isso, é possível que tivessem ficado bem quietos.]
Ser á que Daniel orou naquela noite ali na cova dos leões? Eu tenho certeza que ele orou. Daniel sabia conversar com Deus, mas o rei não sabia. O rei Dano ficou preocupado a noite inteira. Nem conseguiu comer na hora do jantar. Não quis ouvir música. E não conseguiu dormir. Finalmente, quando o Sol começou a surgir no horizonte e começou a amanhecer, o rei trocou de roupa e correu até a cova dos leões.
— Daniel! Será que o seu Deus pôde livrá-lo dos leões? — o rei perguntou.
-. O, rei, vive para sempre! Meu Deus enviou o Seu anjo, que fechou a boca dos leões!
— Daniel respondeu.
O rei Dano ficou muito contente! Mandou que tirassem Daniel da cova dos leões. Todos olharam para Daniel. Talvez tivessem pedido que ele desse uma volta para verem se não tinha nenhum ferimento. [Pedir para as crianças darem uma volta.] Ele não tinha nenhum arranhão! Os leões nem encostaram nele! Era incrível! O rei ficou tão feliz que voltou ao palácio e escreveu uma carta a todas as pessoas do reino. Vocês querem saber o que dizia a carta?
“O Deus de Daniel é o Deus vivo! Ele livra e salva Seu povo. Deus livrou Daniet do poder dos leões.” Eu acho que aquele rei não só ficou sabendo que o Deus de Daniel era um grande Deus, mas também ficou sabendo que ele mesmo podia conversar com esse grande Deus.
Analisando
Conceder tempo para respostas. Por que os pr íncipes queriam que Daniel jisse jogado na cova dos leões? Por que Daniel não orou secretamente ou não deixou de orar naquele dia para que ninguém o visse e o envolvesse em dificuldade? Será que vocês seriam suficientemente corajosos para orar como Daniel fêz? Por quê? O que, acham vocês, ajudou Daniel a ser corajoso? Lembrem-se da no çsa mensagem...
Adoramos a Deus quando oramos







Professor, veja idéia para seus alunos APLICAREM O ASSUNTO APRENDIDO ÀS PRÓPRIAS VIDAS

Oração — Onde, Que e Quando

você precisa de: quadro de giz ou branco, com giz ou marcadso


Pedir que as crianças entrem na “cova dos leões” da decoração da sala e se escondam ali. Vocês podem orar a Jesus onde estão? Deus pode ver vocês onde estão? Será que Ele pode ouvir vocês? Sim, Deus pode nos ver em qualquer lugar. Ele ouve nossas orações, não importa onde estejamos orando. Mas nós podemos ter um lugar especial para orar como Daniel tinha. Onde era o lugar especial de Daniel? Sim, ele orava no seu quarto, em frente da janela.
Pensem em diferentes lugares da sua casa onde podem orar ou tenham orado. Vou escrever o nome desses lugares aqui no quadro (ou cartolina). Agora, quero que vocês me digam algumas das coisas a respeito das quais conversam com Jesus quando oram. Escrever a lista no quadro.


Analisando

Dar tempo para respostas.
Vamos olhar para as respostas de voc ês e ver onde oram a Jesus. Ler as respostas escritas no quadro. Sobre o que vocês oram a .Jesus? Ler as respostas escritas no quadro. Quando vocês podem orar? ATão precisa sei- numa hora específica. Mas é bom começar o dia conversando com Jesus. Vocês se lembram quantas vezes por dia Daniel orava? Como vocês acham que Daniel se sentia quando orava em casa? E quando orou na cova dos leões? Como vocês se sentem quando oram? Vocês querem orar todos os dias como Daniel? Deus gosta muito de ouvir vocês orarem. Ele é seu amigo!
Vamos dizer juntos a mensagem de hoje mais uma vez:
Adoramos a Deus quando oramos



m Professor, veja idéia para seus alunos PARTILHAREM O ASSUNTO APRENDIDO com os semelhantes:

Sachê

você precisa de:

bolinhas de algodão

círculos de tecido e tule

fita estreita

essencia ou perfume

cartão para endereçar com mensagem


Qual é o cheiro ou perfume que vocês mais gostam? Cheiro de pão fresco, ou perfume de rosas, por exemplo, é muito bom. Existem muitas coisas que têm aroma ou cheiro agradável. Vocês sabiam que a Bíblia diz que nossas orações são como o cheiro agradável de “incenso”? (Ver Apocalipse 5:8.) Vocês gostam quando a mamãe, papai ou vovó coloca um pouco de perfume em vocês? E gostoso sentir o cheiro agradável das coisas, não é? Tenho certeza de que Jesus fica muito feliz quando ouve nossas orações; pois elas são como perfume para Ele. Agora, vamos preparar um sachê. Esse sachê nos ajudará a lembrar de orar pois nossa oração é como aroma ou cheiro agradável a Deus

Colocar um pouco de perfume em bolinhas de algodão e dar uma para cada criança. Cortar círculos de tecido e tule e ajudar as crianças a fazerem um sachê. Amarrar com fitinha colorida e colocar cartãozinho.

Analisando

Conceder tempo para respostas.

Como Jesus Se sente quando oramos a Ele?

Que podemos falar a Jesus quando oramos?

Onde podemos conversar com Jesus em oração?

Quando vocês podem conversar com Jesus?

Quando forem para casa, procurem partilhar com alguém o seu sachê. Vocês devem dar o sachê a um amigo, vizinho ou membro da familia e contar-lhe que nossas orações são como perfume para Deus. Ele aprecia muito nossas orações e vocês podem dizer a essa pessoa que adoramos a Deus quando oramos. Vocês podem ajudar a pessoa a encontrar um lugar para ela orar e colocar ali o sachê. Lembrem-se... Adoramos a Deus quando oramos


Daniel nos deu um exemplo a seguir. Vamos tentar? Peça ajuda a Deus e Ele te ouvirá. Ótimo dia. Com amor, Tia Célia

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Postura de Ana



O Assunto de Hoje é Oração.

Lembrancinha sobre Oração





Oi gente!
Estas são algumas sugestões que podem ser usadas para lembrancinhas de aulinhas que falem sobre oração.
Este é um marcador de livro...

Já esta é toda feita de E.V.A.



A Oração de Josué

Vamos falar sobre Josué.


A Criação do Mundo.

Esta aulinha é sobre a Criação.
A Maravilhosa criação de Deus.

José

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jonas