sexta-feira, 30 de abril de 2010

A ação destruidora do ciúme, da ira e da inveja

Muitas vezes, ficamos aborrecidos quando não concordamos com algo e até nos exaltamos com as pessoas que não concordam conosco. Não importa quem seja. E, muitas vezes, isso nos leva a cometer o pecado da ira. Acabamos por falar coisas desagradáveis às pessoas que estão à nossa volta. Tornamo-nos insensatos, brutos, e ignorantes, quando não, violentos.

A ira é vista pela maioria das pessoas como uma válvula de escape para seus rancores, suas amarguras e angústias. Contudo, ele é o “passaporte” para se fazer besteiras, às vezes são tão graves que produzem marcas profundas. O descontrole por vezes é tanto que chega à violência desmedida, levando o irado a cometer atrocidades sem precedentes.

A ira pode ter seu lado positivo, mas poucos sabem canalizá-la para o lado benéfico, rumo à vitória.
Deus não quer que sejamos iracundos e rancorosos. Ele nos deu ferramentas para prosseguirmos rumo ao nosso sucesso. E a ira, canalizada adequadamente, é uma excelente ferramenta para nos impulsionar ao nosso objetivo.

Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai [...] não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Salmos 4.4; Efésios 4.26).
Do mesmo modo, o ciúme e a inveja podem nos levar a um caminho de fracasso, de dor e solidão. Saber lidar com isso é fundamental para alcançar a felicidade, para encontrar a paz e a alegria que todos buscamos.

Nossa vida é determinada pelas nossas escolhas que fazemos. Se escolhermos bem, iremos usufruir o bem. Se escolhermos mal, padeceremos por aquele mal. Não há como você plantar uma semente de abacate e colher um pé de alface. Não existe a possibilidade de nossa vida ser tranqüila e plena de paz se não procurarmos ser pessoas pacíficas. Uma casa em que seu líder é um iracundo, as pessoas que nela habitam tendem a se tornarem iracundas.
Se eu grito com todos, não receberei beijos e abraços, mas aspereza, como fruto do que semeei. Se agredir uma pessoa porque não sei me controlar, terei de pagar a conseqüência deste meu erro. Assim é a vida.

Mas o Senhor Jesus nos ensinou a ser pessoas pacíficas. Ensinou-nos que podemos dominar a ira. Podemos colocá-la, trazê-la para o nosso lado como uma ferramenta que nos ajudará a vencer as dificuldades da vida. Isso é uma escolha.

Se vou com a ira para o lado da violência contra as pessoas, escolhi ser um homem iracundo, do qual as pessoas só querem distância.

Se escolher tomar a ira para me revoltar contra as forças malignas que geram os problemas e, sem medo, superar as coisas ruins, as situações adversas, o pecado e tantas outras que nos apresentam todos os dias, terei em Deus a força para ser vitorioso.

Amado leitor, escolha ser feliz. Escolha ser vitorioso. Escolha a vida. Escolha Jesus. Ser pacífico não significa ser omisso, mas participante de tudo e de todas as coisas. Significa colocar a ira para trabalhar a seu favor, e não contra.

Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? [...] Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5.46,48).

Deus abençoe!

Está aflito?

Em Salmos 116: 10-14 está escrito: "Cri, por isso falei. Estive muito aflito. Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo."

Nós podemos ser diferentes externamente, a cor da nossa pele, o sotaque, mas os corações dos homens são iguais. Carregamos as mesmas incertezas, aflições, conflitos e vazios. O salmista, mesmo crendo, teve momentos de aflição. Aflição é aquilo que queima, são aqueles momentos de conflitos, aquelas situações de confusões na família, de saúde deteriorada ou de dívidas.

Nestas horas, quando a aflição é tão grande, as pessoas começam a achar que todos são mentirosos, como o salmista achou. Saiba que o homem pode mentir, mas Deus nunca mente. Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." Quem sabe você tem dificuldades de se entregar a Deus porque já sofreu decepções, muitas delas que fizeram você perder o ânimo, a coragem, a fé e a alegria.

O salmista diz: "Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?". Neste momento, ele percebe que está vivo e isso é magnífico. Eu tenho um colega pastor que quando abre o jornal, a primeira coisa que ele faz é ir ao obtuário (os anúncios fúnebres) e sempre diz: "Meu nome não está aqui, que maravilha". É isso, o fato de estarmos vivos já é um grande benefício de Deus.

Não fique choramingando pelos cantos, você está vivo. Deus nunca falha, nunca vai falhar. Olhe os benefícios que você tem, sua família, seu trabalho, sua saúde. O salmista diz:"Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo." Tomar o cálice da salvação é tomar Jesus o Salvador, viver com Ele. Aqueles votos que você já fez de viver uma vida rendida a Deus, de ser um melhor pai, um melhor filho, uma melhor mãe, são compromissos.

Comece a cumprir suas promessas, Deus cumpre tudo o que Ele prometeu. Quando Jesus tomou o cálice da salvação, era aquele cálice com vinho, Ele disse: "Este cálice é o meu sangue que é tomado por vós". Tomar o cálice é tomar Jesus, e tomar Jesus é se encher Dele. Invocar o nome de Jesus não é chamar por Ele, mas é honrar o nome Dele. Deixe Jesus ser o centro da sua vida, mudar a sua história. Jesus não é um personagem do passado ou do futuro. Ele é presente. Vá para uma igreja, sirva Jesus na presença de todo o povo. Que este texto seja o seu testemunho e a sua esperança.

Ainda Existe uma Cruz - Diante do Trono

Diante do Trono - Isaias 53

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cura-me Fernanda Brum

Porque Ele Vive

Ana Paula Valadão e Isaque

Aos olhos do pai - Ana Paula Valadão

Pastora Ana paula valadão isaias 6

Diante do Trono - Preciso de Ti

Águas Purificadoras.

Diante do Trono - Isaias 53

Diante do Trono - Esperança

Palavra de Esperança - Ana Paula Valadão

TU ÉS FIEL SENHOR

Rude Cruz

PORQUE ELE VIVE

Essa Paz que sinto em minha alma - Cristã Maranata

louvor da maranata

Saúde Espiritual - Igreja Cristã Maranata

Voltei pra ti, meu Pai